Ontem, durante o jogo com o Boavista fiquei estupefacto com a atitude da maioria dos adeptos do Benfica: assobiar João Vieira Pinto.
João Pinto não merecia tal tratamento.
Recordo o tempo em que a equipa do Benfica era João Pinto e mais 10. Até dava pena vêr um jogador como ele completamente desacompanhado a tentar levar às costas uma equipa de coxos.
Dos momentos mais emocionantes que vivi no futebol foi o célebre 3-6 em Alvalade de que João Pinto foi um dos principais protagonistas com três golos memoráveis. Inesquecível e impressionante a exibição do então "menino bonito" da Luz.
Que culpa tem João Pinto de ter sido expulso do clube, pelo incompetente e currupto João Vale e Azevedo?
No momento da substituição, debaixo daquele coro de assobios, vieram-me à memória os saltos de alegria que aquele pequeno jogador me proporcionou quando ainda era adolescente, e com um misto de vergonha e raiva, levantei-me e bati palmas com toda à força que tive.
Ao meu lado, alguns adeptos que outrora assobiavam, vendo-me a aplaudir e como que caindo na realidade começaram também a aplaudir. Mas já foi tarde para contagiar todos os outros que assobiavam.
Tive vergonha daquela ingratidão para com João Pinto.
Por isso apetece-me dizer: obrigado por todas as alegrias que me deste, e desculpa porque.... eles não sabem o que fazem.
Benfica campeão 93/94 após vitória por 6-3 em Alvalade
Apraz-me registar este comentário do LM em relação ao JVP (ex-Menino de Ouro).
ResponderEliminarLamento que a cáfila não tenha seguido o seu exemplo.
E também lamento que, independentemente das alegrias que o JVP lhe deu, não tenha defendido da mesma forma o Ronaldo (sim sei que não lhe deu alegrias mas e a isenção, que diabo)...
PS - o Anonymous do post anterior não é este camelo mas sim outro...
Não percebo o que é que uma coisa tem a ver com a outra.
ResponderEliminarUma coisa, é a saída ordeira e digna dum ex-senhor do futebol que ainda tem muito para dar.
Outra, é a saída ressaibiada, mal-criada e gestualmente ofensiva, dum grande valor futebolístico, evidenciado tiques de menino mimado.
Génio não se opõe a humildade, muito menos a boa-educação.
o que está em causa não é, evidentemente, o comportamento de um ou outro jogador mas sim, o comportamento da cáfila para com ambos... E neste particular, é perfeitamente comparável!
ResponderEliminarNão é comparável, uma vez que foi o próprio Ronaldo que criou condições para que tal acontecesse.
ResponderEliminarDou um exemplo entre muitos durante o jogo: quando aos 5 minutos da primeira parte, reclama com o árbitro, de uma forma exagerada, despropositada e arrogante, uma suposta falta a meio campo, é expectável que a reacção do público não seja a melhor.
Como disse no post anterior, Ronaldo jogou desde o príncipio contra os adeptos do Benfica, e não contra a equipa de futebol do Benfica.
O mesmo não se passou com JVP.
Quanto a gestos, qual o mais grave? O do Ronaldo ou o do Nuno Gomes em Braga?
ResponderEliminarA do Nuno Gomes é uma ensinuação que ele terá de provar. A do Cristiano Ronaldo é uma malcriadisse, ou por outra, uma ordinarice.
ResponderEliminarComo JVP disse ontem na RTPN. Cristiano não aguentou a pressão, e demontrou falta de maturidade.
Note-se que JVP viveu a mesma situação, com a agravante de haver uma ligação sentimental entre ele e o clube.