quarta-feira, 16 de julho de 2008

O NOSSO TREINADOR


Carlos Queiroz foi hoje apresentado como o novo treinador da nossa selecção. Trata-se de uma escolha mais ou menos unânime, tendo também o meu apoio.

A escolha não era fácil porque haviam muitos candidatos, mas nem todos com o perfil para orientar a actual selecção. A actual selecção tem vários craques (ou pelo menos com a mania que o são) e portanto impunha-se um líder capaz de lidar com as feras e as aves raras que moram por lá. Neste capítulo, um treinador com o perfil de líder tal como foi Scolari era sempre bem vindo. Confesso que ainda não consegui aferir se Queiroz tem ou não tem este perfil, até porque actualmente estava protegido pelo Sir Alex Fergunson e a sua passagem pelo Real Madrid não foi lá muito positiva. Na sua experiência por Madrid, teremos que lhe dar o benefício da dúvida, pois esteve em Madrid numa altura onde nada funcionava, a não ser a venda de camisolas.

Depois, para além de ser preciso um líder (ou sargentão), seria necessário alguém que percebesse de futebol. Em tese, Queiroz preenche perfeitamente este atributo, uma vez que é um estudioso e acompanhou muitos anos um mestre de futebol (Sir Alex Fergunson), com resultados muito positivos e com o reconhecimento de todo o staff do Man United.

Se na liderança espero que Queiroz seja pelo menos igual ao Scolari, já no último ponto sei que Queiroz baterá aos pontos o agora treinador do Chelsea. Queiroz percebe de futebol, enquanto que o Scolari entretinha os jogadores, na sua palestra, falando do número de pessoas que estavam a acompanhar a selecção.

Assim, toda a sorte do Mundo a Queiroz e venham de lá os títulos que até agora nunca ganhamos!


12 comentários:

  1. Caro Peliteiro,

    "O Nosso" salvo seja...

    Meu não é, de certeza! Qualquer um que esteja ao serviço da FPF está ao serviço da corrupção, arranjinhos, artimanhas, compadrios...

    Por isso, com pena minha (porque até o acho um excelente técnico, embora para nº 2...) desejo-lhe todos os insucessos.

    Que Portugal perca sempre!

    ResponderEliminar
  2. É pá, mas será possivel que esta , desculpem-me a expressão, "besta" escreva coisas como " Que Portugal perca sempre !" !!!!???!!!

    Eu acho que o "anónimo poeta" como seleccionador teria sido a melhor escolha.

    Ele há com cada um !!!!

    ResponderEliminar
  3. Só desejo que seja melho que o Scolari, uma vez que este foi o melhor até à data!

    Joaquim Claro

    ResponderEliminar
  4. E aqui estamos nós já a opinar, Queiroz sim, Queiroz não, Queiroz talvez.

    Quanto a mim, antes de entrar nessa, quero recordar uma posição de princípio, que afirmei neste blogue em 6/7. Ninguém se manifestou, mas tenho para mim que assim é que elas se fazem. Isto é, quem não tem escrúpulos para uma coisa provavelmente (e provadamente) também não tem para as outras.

    Passo a transcrever:

    «Há duas semanas [início do Euro], Madail afirmou à fé de Deus que iria deixar a presidência da FPF. Pois se assim é (oxalá Deus o tenha ouvido), a que título se permite agora esse idiota contratar o novo seleccionador?

    «Pode fazê-lo? Pelos vistos, até pode. Mas se pode, não devia. Obviamente que não devia. Toda a gente está farta de saber que qualquer direcção em fim de mandato, democraticamente, deve coibir-se de tomar decisões cujas consequências recaiam sobre as direcções seguintes. Essa a razão por que, ns últimos meses de mandato, os Presidentes da República vêem reduzidos alguns dos seus poderes constituicionais mais importantes. O mesmo sucede com os Governos, que, quando demissionários, passam automaticamente a governo de gestão.

    «Só o senhor Madaíl (que tão distraído é em relação a outras coisas) neste caso, não entende assim. Vai-se embora daqui a uns meses, mas não prescinde de ser ele a ditar o futuro da selecção até 2012.

    «Cá por mim, senhor Madail, digo-lhe muito sinceramente:

    - se quer surpreender-nos, não contrate ninguém. Descontrate-se a si. Saia e deixe a porta aberta. Pode ser que o rio entre por aí dentro e limpe o estábulo duma vez por todas.»

    Nota:
    O princípio enunciado nada tem a ver com o nome do treinador. Foi afirmado antes deste ser conhecido, e continua válido depois de o ter sido. Por definição, os princípios são assim.

    ResponderEliminar
  5. Não sou um ferveroso adepto de Queiroz.

    Reconheço-lhe algumas capacidades, mas denoto-lhe outras tantas fraquezas.

    Como diz o outro, fala muito mas não me alegra.

    Estarei na expectativa.

    ResponderEliminar
  6. Scolari era bom orador. Bastava ver aqueles videos sobre o Euro. Falva de orgulho, de vontade, de querer, de brio, de esperança. Mas não falva de futebol... não falava de marcações, de jogadas, da cobrança de livres e de cantos, de como rematar, como correr, para onde e quando....
    Queiroz també é bom orador e sabe de futebol. O unico receio é que seja um teórico. Daí ser um bom nº 2 no Man Unt. É bom a preparar as equipas, a treina-las, a ensinar. Se a isso souber motivar sem que eles (os jogadores) não bocejem nas palestras acho que sim que é boa escolha.

    ResponderEliminar
  7. Ò Alberto,

    Não somos livres de expressar as nossas ideias?? Supostamente o 25 de Abril já lá vai, amigo...

    E isso de ditaduras é lá para o lado das Antas...

    ResponderEliminar
  8. JMMA,

    Perfeitamente de acordo com todo o seu post.

    Já agora, Madaíl devia ir e levar todos com ele (Ex. "Mugabe" de Gondomar - Gonçalves Pereira - João Leal, Valentim Loureiro, etc. etc. etc.)

    A contratação de Queiroz não passa de uma aposta na continuidade ou seja, mais um lacaio do sistema para manter as coisas como estão...

    PS: Perguntava ao "dono" do blog se são aceites comentários nos tons em que vimos num comentário mais acima

    ResponderEliminar
  9. Anónimo,

    Não temos por hábito apagar comentários (salvo raras excepções), mas concordo que às vezes existem comentários infelizes. É de facto lamentável ter comentários de alguém que torce sempre pela derrota de Portugal.

    ResponderEliminar
  10. Caro Vítor,

    Obrigado pelo apoio (à corrupção).

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Espero que Queiroz tenha mais sucesso aqui do que aqueles locais por onde tem passado, Emirados incluido.

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente só agora posso "responder" ao Anónimo Poeta.

    Somos livres de expressar as nossas ideias, desde que as mesmas tenham fundamento e sustentação, e não sejam fúteis como são as suas. Dizer "Que Portugal perca sempre" é de alguém que ...sei lá, até me falta adjectivo.

    Os únicos comentários de ditadura que leio neste Blog são os seus, que valem tanto como quem os escreve ....

    Pode ser que um dia a calçada esteja escorregadia.

    ResponderEliminar