quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Colunista Convidado Residente, por JMMA

MATRECOS É QUE É

Começo por felicitar (a sério) as novas colaborações de pendor leonino, trazidas ultimamente ao Footbicancas (Fb). Vindas numa altura em que o Sporting parece estar a perder lastro, mais são de apreciar.

É justo, sim senhor, o Fb dedicar espaço aos clubes pequenos. Acho, porém, que descer a pique na escala de valor dos clubes ‘permitidos’ deve ser visto com cuidado. Se vamos por esse caminho, quem nos diz que um dia destes não temos para aí o Atlético e o Varzim ao barulho, a fazer lembrar chatices.

Diversificar, sim, mas não a qualquer custo. Em caso de crise de assunto, avance a arbitragem que dá sempre pano para mangas. Embora eu ache aqui para nós que a ‘fashion’ dos árbitros ultimamente até mudou um pouco. Não vos parece que os sopradores de apito, em vez de Valentino que já ninguém aguentava, passaram a vestir Tenente? Disse Tenente, costureiro; não disse Major, santo mártir que tanto fez pelos superiores interesses do futebol (axadrezado) e agora nem o deixam descansar por causa do xadrez. Oh, ingratidão!

Mas ‘afastada a arbitragem’ (salvo seja), ainda assim o que não falta são assuntos por onde diversificar. O Eurosport, por exemplo, oferece um manancial riquíssimo de modalidades a tratar: golfe, desportos na neve, BTT, sumo e até - por que não - aqueles concursos de brutamontes a puxar camiões, serrar troncos, e outras artes de lenhador. Verdade, já viram a pica que dava o Fb apresentar crónicas regulares sobre os encontros daquela espécie de ‘bowling’ em que põem a deslizar umas ‘marmitas’ com pega e o resto da equipa vai à frente delas aos guinchos, a limpar freneticamente o percurso com umas vassouras. Ainda não percebi bem a função desportiva das vassouras, mas está bem…

Claro que na Eurosport é tudo holandês, dinamarquês, alemão, sueco e que o Fb tem o seu ADN impresso no futebol. Mas se vamos por aí, também tenho uma sugestão: abrir no Fb uma secção de matrecos.

Tem federação e tudo, sabiam? Federação Nacional de Matraquilhos; realizou recentemente em Vila Nova de Famalicão (atenção Vítor) o Open de Matrecos, a segunda prova do calendário federativo, com a participação de – imagine-se! – 150 jogadores! Qual bowling, quais setas ao alvo, qual wrestling, qual snooker, qual sumo! Matrecos é que é. Os senhores do Eurosport é que ainda não nos descobriram. Por isso, no Fb:

Uma secção dedicada aos matrecos, já!

E como o berço da nova modalidade está no norte, proponho que seja o Vítor o responsável especial da nova secção. Acreditem, há razões sérias para o Fb investir o seu melhor nesta área.

- A primeira é que, decididamente, estamos perante a emergência de um dos nossos desportos mais promissores. Com efeito, tratando-se de uma modalidade em que o atleta joga com as mãos e parado, os matrecos permitem jogar bom futebol a quem não tem jeito de pés, qualquer que seja a dimensão da barriga. Assim sendo, tem tudo para ser o novo desporto nacional, onde rapidamente podemos desfrutar da posição de líderes incontestados do ranking mundial, com abadas monumentais superiores às do hóquei em patins.

- Segunda e mais decisiva razão para o Fb apoiar a promoção dos matrecos: Ajudar Madaíl a assumir no quadro da UEFA o pelouro da modalidade, única esperança que o homem tem de poder ser útil nas suas funções [b]uefeiras, actualmente resumidas a uma especialidade exótica chamada ‘cachaços no Gil’.

Vai um joguinho?

2 comentários:

  1. Sim senhor, vejo que está atento. Já sabia deste torneio que por acaso realiza-se na minha terra.

    É bem verdade, nada como um jogo de matrecos para um coxo como eu. É que não há rotura de ligamentos que impeça uma jogatana de matrecos!

    Devo ainda dizer que os bicancas eram campeões de matrecos nos bons tempos do ISCTE! Se calhar, vamos voltar a investir neste desporto que sempre dá para jogar e beber cerveja ao mesmo tempo!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/3/07 18:37

    Eu também ainda cheguei a dar uns toques, e sobretudo a gastar umas coroas naquelas ranhuras famintas.

    E não só. No calor do entusiasmo foi-me à vida um sobretudo novo deixado ao Deus-dará no salão de jogos. Por auto-castigo nunca mais tive outro.

    Como se vê, a matéria dava pano para mangas.

    Blogue eclético é o Fb!

    ResponderEliminar