quinta-feira, 1 de março de 2007

SCP: 2 - Académica: 1, Por Rui Martins

Missão cumprida

Durante 15 minutos a Académica estendeu a passeira vermelha ao Sporting e este não se fez de rogado, aproveitou para marcar dois bons golos, o Liedson resolveu, e ainda desperdiçou mais duas boas oportunidades pelo Bueno, que voltou a ser muito mexido lá na frente, e por um cabeceamento do Nani.

Com o Moutinho superiormente a comandar o meio campo, o Sporting foi marcando o ritmo do jogo e nunca deixou a Académica por o pé em ramo verde, e deixou os estudantes atrapalhados com a eficácia e velocidade dos primeiros 20 minutos dos primeiro tempo. Após isto o Sporting abrandou o ritmo controlou o jogo e até ao intervalo a Académica foi quase inexistente.

Com o intervalo, a Académica fez duas substituições e esgotou as alterações ainda durante a primeira parte o Litos saiu lesionado. As alterações surtiram efeito e os estudantes apareceram melhor na segunda parte, com o Felipe Teixeira a comandar a tuna, equilibraram o jogo e criaram alguns calafrios à defesa do Sporting. Uma entrada dura do Vítor Vinha sobre o Moutinho valeu-lhe o vermelho directo, e deitou por terra a estratégia da Académica. Roberto Brum, ainda atirou um míssil ao poste direito do Ricardo.

Após os 60 minutos a equipa da Académica a jogar só com 10, ficou partida. O Sporting com mais espaço em campo aproveitava para ensaiar uns contra ataques e esteve perto de marcar, por Liedson que passou pelo Pedro Roma mas no momento certo e à boca da baliza apareceu o Alexandre que negou um golo certo ao levezinho. Com o decorrer do tempo, o Paulo Bento fez entrar o Farnerud, Romagnoli e Pereirinha que estando mais frescos, punham a Académica na linha, e encetavam bons contra-ataques mas não surtiram efeitos práticos... a bola não entrou mais.

A Académica não desistia e bombeava bolas para a frente, o Sporting sentia o jogo ganho e com mais um não fazia grande pressão, deixava o tempo correr. Mesmo ao cair do pano um livre sobre o lado direito do ataque da Académica, a bola colocada na área e Dame marcou de cabeça.

Sem qualquer tipo de discussão, acho eu, a vitória do Sporting é justa. Dou nota positiva ao Sporting que fez um bom jogo e criou várias oportunidades de golo, embora também consentisse algumas ao adversário.

Gostava de destacar o Moutinho, joga sempre em alta rotação, o Liedson que insiste em marcar, o Bueno que corre muito, mais tarde ou mais cedo volta a marcar, e o reforço de Inverno, o Pereirinha, pelo lado do Sporting. Pelo lado da Académica, o Filipe Teixeira apareceu bem na segunda parte.

Quem é o Sr. que se segue?

1 comentário:

  1. Gostei muito da Académica na segunda parte. Mesmo com dez, a Briosa fez um bom jogo. Para mim, se o resultado fosse a prolongamento, não seria nada estranho face às oportunidades de um e outro lado.

    Realmente o Moutinho é extraordinário. O homem parece que tem pilhas duracel! Para o ano vem para o Porto!

    ResponderEliminar