quarta-feira, 28 de março de 2007

Porquê o Vermelho?

Há uma crónica de um ex-árbitro no JN de hoje muito interessante. José Leirós responde a um leitor que lhe colocou uma questão: Porque é que no Sporting-Nacional o árbitro não deveria ter marcado um penalti (suposta falta do GR sobre o Liedson) e porque é que no jogo Porto-Chelsea o Essien deveria ter sido expulso?

Nestas duas jogadas existe um denominador comum: Os jogadores alvo da análise tocam na bola, não evitando depois o contacto físico. Isto é, tanto o Diego como o Essien tocam na bola, mas depois atingem os seus adversários. José Leirós distingue os dois casos da seguinte forma:

1 - No primeiro caso, o GR ao tocar primeiro na bola fez com que o Penalti fosse mal assinalado.

2 - Se no primeiro lance não é considerada falta, como é que na falta do Essien sobre o Quaresma (o Essien também toca na bola) pode-se pedir um vermelho? Segundo o ex-árbitro, o vermelho deveria ter sido exibido porque à luz da Lei 12 "faltas e comportamento antidesportivo", um jogador deve ser expuldo quando "se torna culpado de um acto de brutalidade" e segundo a decisão 4 do international FA Board, "um tacle que ponha em perigo a integridade física a um adversário deve ser sancionado como brutalidade". Diz ainda que "brutalidade é a má fé e a força desproporcional". Sendo assim, um jogador que, na disputa da bola, entre sobre um adversário pela frente, de lado ou por trás, com força excessiva e pondo em perigo a sua integridade física, comete brutalidade. Logo deve ser expulso.

O FootBicancas também faz serviço público e por isso é que gostamos de informar devidamente os nossos leitores. Gostamos ainda de informar os nossos leitores que provavelmente o Katsouranis deveria ter sido expulso. Ou isto que está em baixo não é brutalidade e força desproporcional? Just Asking...

Errata: No vídeo diz que o tempo de paragem seria de 3 meses. Na verdade já vai em 5!!

1 comentário:

  1. Caro vitor,

    O que faz o medo!

    Para quem á dois meses já tinha as faixas de campeão em casa, agora só fala no Anderson!

    Ainda me lembro do post colocado no inicio do ano, com um CHARLATÃO que dizia que o Porto seria campeão!

    O Porto até pode ser campeão, mas que estão assustados isso estão!!!

    Boa sorte para a Liga dos Campeões!!!

    ResponderEliminar