quarta-feira, 21 de março de 2007

Colunista Convidado Residente, por JMMA


Mais Luz

Deve ser da Primavera. De repente parece que o País redescobriu a esperança.

Tirando algumas regiões de céu azul circunscritas a norte do Cabo Mondego, a sul iam longe os dias radiosos do Verão e a confiança nas vitórias prometidas. Dir-se-ia que toda a humidade do Inverno nos caía nos ombros, que todos os ventos adversos, que todos os espectros do desalento se empenhavam em criar à nossa volta uma atmosfera de angústia e que nada havia a fazer.

Como por magia, num instante, um golo heróico, e foi o júbilo. Júbilo verde e rubro, que o mesmo é dizer de quase toda a bandeira. O entusiasmo rubro percebe-se, mas o verde… Deve ser da Primavera.

Sim, porque o Sporting, ganhando, ao fim e ao cabo não ganhou nada. Venceu o pânico de perder, só isso. Se para o sportinguista de mente sã, que eu saiba, não há nada pior do que a vitória do Benfica neste (ou noutro qualquer) campeonato, sujeitar a massa adepta ao supremo azar de ver a equipa superar-se precisamente quando o único beneficiado é o seu arquival – sinceramente, chamem-lhe tragédia grega, chamem-lhe vitória de Pirro, mas… porquê então o empolgamento leão pelos amanhãs radiosos?


Deve ser da Primavera, só pode. Da Primavera que se anuncia por aí, nas criancinhas a plantar árvores, nos sonhadores a dizer poesia, nas aves (de rapina) que, cada vez mais, cobrem os céus com prenúncios de novos voos e novos cantos… Mas também a Primavera se anuncia nas alergias, por intolerância à Luz, que este fim-de-semana atacaram em forma. Sobretudo acima do Cabo Mondego.

Excelente anúncio da Primavera foi o Concerto Promenade, a que se assistiu na segunda-feira à noite nos Jardins da Reboleira, neste caso a cargo da Orquestra Luziana de Lisboa, com um extraordinário solo ‘de lira’ (quer dizer delirante) «par le Petit interprète» Armando Teixeira, o Pitbull (conhecem?).

E, assim, ficou montado o cenário para que o Dia das Mentiras marque a época futebolística. Já é galo!

É facto cientificamente garantido que a Primavera está aí. Já se percebeu, também, que o Porto está desfeito e que provavelmente nem Quaresma conseguirá tornar sólido o que cada dia parece mais gasoso. Compreende-se, pois, que cada vez mais pessoas já andem desvairadas a antecipar a época balnear. Mas é sempre uma incógnita se os meses anteriores ao Verão, neste caso Abril e Maio, vão ser ou não bons para ir à praia.

Vejo, é verdade, os encarnados a jogar com ‘entusiasmo’, palavra que na sua origem significa ter os deuses dentro de si. É bom ter os deuses dentro de si pois só isso já é meio caminho andado para ter os deuses por si.

Há mais Luz.

Querem ver que está aí Primavera…

5 comentários:

  1. "tragédia grega" vai ser perder com o Porto na Luz...

    ResponderEliminar
  2. Caro JMMA...
    Eu acho que este empolgamento todo ainda vai dar asneira... vai... vai!!!
    Quanto mais alto se sobe... maior é a queda!!
    Em relação ao que o SCP ganhou? Muito simples: reduziu em 3 pontos a distância ao lider (algo que há já várias jornadas não acontecia) e ganhou ao FCP na sua própria casa, algo que já não conseguia vai já para 10 anos! Já ganhar na Luz... francamente... isso é bem mais fácil e frequente!!! Basta olhar para os resultads dos últimos anos.. e quem sabe até deste!!
    A alegria de dar pontos ao adversário directo na corrida ao 2º lugar vai em breve ser também o V. destino! Não tenha ilusões que este está entregue ao FCP!

    Um abraço e... gosto de ver a Primavera a chegar tão de rompante na Luz em trevas... aonde regressará em breve...senão porque necessitaria de Luz senão fosse para iluminar a escuridão dos V. resultados???!!!

    JF

    ResponderEliminar
  3. Pois sim, meus caros, têm razão. Por isso é que dizia: «É sempre uma incógnita se os meses anteriores ao Verão, neste caso Abril e MAio, vão ser ou não bons para ir à praia».

    Querem ver a garrafa pela parte vazia. Pois sim, tenho que concordar que, de facto, a inimiga mais fiel do adepto é a
    desilusão. Às vezes ausenta-se mas podemos estar certos de que volta, de que não nos esquece nem nos deixa esquecê-la. É assim, seja na 2ª Circular ou na Via de Cintura Interna.

    De qualquer modo, é inegável que hoje há mais Luz.

    Os meus amigos importam-se que eu saborei a chegada da Primavera?

    Agradeço os comentários.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. a facilidade de ganhar na luz é inversamente proporcional à facilidade de "bombear" Alvalade com 2 "bolinhas" a zero....

    ...foi tão fácil que até meteu dó....

    ResponderEliminar
  5. ...Igualmente coisa rara nos tempos que correm...! Lá nisso a sua matemática é implacável... tem razão amigo, Felgas!
    Basta olhar para trás nos últimos 5/6 anos para ver (entre Taça e Campeonato) onde tem sido fácil "despachar" 2 ou 3! A facilidade com que o SCP tem ganho na Luz é mesmo inversamente proporcional com que o SLB o faz em Alvalade...
    Como diria alguém que coheço.... o amigo põe-se a jeito....

    JF

    ResponderEliminar