segunda-feira, 5 de março de 2007

Leiria: 0 - SCP: 0, por Joaquim Claro

O SCP foi ROUBADO!!

Arrisco-me a avançar que este foi um roubo com juros...

Apesar do nulo no marcador foi um jogo muito agradável de seguir, mais por “culpa” da atitude determinada da equipa do SCP do que graças à exibição do Leiria (atenção que é 5º no Campeonato, a dois pontos do Braga...) .

O SCP dominou toda a primeira parte (o Ricardo fez uma defesa (?!?!) num livre batido pelo Rossato) e criou algumas oportunidades de golo. A equipa estruturada como de costume (com o Abel a lateral direito – exibição agradável e o Paredes a trinco – gostei do desempenho apesar da natural falta de ritmo) pressionou a União e dominou por completo. Aos 20’’ o Bandeirinha (sim, o termo, por mais eufemismos que inventem, é este mesmo), num lance entre o Rossato e o Liedson, “descobriu” um cartão vermelho para este último. Se o cartão ao Liedson é por agressão, o amarelo para o Rossato é porquê?!? Por ter sido vítima de agressão?!?! O LFV é que tinha razão – “os Italianos que venham para cá fazer uma formação avançada...”.

Mesmo com dez unidades, o SCP continuou a dominar a partida, muito por culpa das exibições de, Polga (excelente!!), Paredes (é verdade que já não exibe a forma física do tempos do Porto mas continua a conseguir fazer excelente ocupação do espaço defensivo, basta contar o número de remates conseguido pelo Leiria à baliza do SCP, enquanto esteve em campo!), Moutinho (já não tenho adjectivos...) e Bueno (que nesta partida “prescindiu” do seu estilo atabalhoado e foi um “Mouro de Trabalho” na frente de ataque).

Na segunda parte o Paulo Bento mexeu na equipa, trocando Romagnoli (das melhores exibições desde que está no Sporting) pelo Pereirinha, a ideia foi a de tentar pressionar mais pelas alas.
O SCP continuou a dominar e a criar as melhores oportunidades mas os remates ou saiam à figura do Fernando (bom guarda-redes, não é por acaso que o Bruno Vale foi “encostado”), ou por cima da baliza.

Esperei mais da equipa do Leiria. Mas também é verdade que uma equipa só joga aquilo que a outra deixa...

PS – tendo presente outras expulsões e consequentes jogos de castigo aplicados, aguardo com alguma ansiedade para ver qual é a taxa de spread que nos vai ser aplicada...

12 comentários:

  1. É caso para dizer: Já foste!

    Eu recordo-me da expulsão do Quaresma e o spread aplicado foi 2! É o mesmo que dizer que não joga com o FCP :) Bem fixe!

    ResponderEliminar
  2. Caro Joaquim,

    Sinceramente não concordo com a Vossa (sportinguistas em geral) análise ao lance polémico do Liedson.

    Os jogadores embrulham-se na área (embrulham-se é o termo correcto), e quando caem o Liedson dá uma patada no Rossato. Agressão limpinha.

    Num jogo determinante com era este, ainda não vi ninguém do lado do Sporting a criticar esta conduta incorrecta do brasileiro.

    Relativamente ao cartão amarelo ao Rossato, segundo o relatório do árbitro (Antena 1), foi mostrado por protestos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/3/07 14:24

    As imagens do U. Leiria-Sporting, da Sport TV, não mostram Rossato a pedir cartão para Liedson, explicação entretanto avançada para o amarelo ao jogador leiriense.

    Pelo contrário, as imagens permitem afirmar que essa tese é altamente improvável.

    Num primeiro momento, Rossato sente o pé de Liedson e cai. Levanta-se e logo a seguir, depois de o árbitro ter interrompido o jogo, cai de novo e rebola sobre si próprio.

    Enquanto isso, Paulo Costa dirige-se a João Santos, o auxiliar. As câmaras centram-se nos dois árbitros e em Liedson, que está por aí. Rossato só reaparece um pouco mais tarde, desta vez deitado. Por essa altura já Liedson tinha visto o vermelho, pelo que nada havia a reclamar. De resto, nesse momento o esquerdino está sentado, na pequena área. Só depois deixa o relvado, sendo assistido junto à publicidade estática.

    Rossato também não faz gestos, nem sequer se nota que tenha dirigido palavras a elementos da equipa de arbitragem ou adversários.

    Uns minutos mais tarde, o Sporting ataca pela esquerda, sobre o meio-campo, e Paulo Costa olha para a zona dos bancos, onde Rossato se prepara para entrar. A bola sai, o jogo pára, o árbitro dirige-se para a lateral e mostra o amarelo a Rossato. Ou seja, também não foi por ter reentrado sem autorização que o brasileiro viu o cartão.

    Na prática, continua por apurar o que motivou a acção disciplinar de Paulo Costa. Algo que, eventualmente, só será compreendido depois de conhecido o relatório do árbitro do Porto.

    O Sporting já pediu o documento, que será enviado pela Liga ainda esta semana. Os «leões» decidirão depois se o protesto é mesmo para avançar.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/3/07 00:10

    E o Nuno Gomes, quando agrafou o Moutinho? Quantos levou?

    ResponderEliminar
  5. Isso não foi agressão. Foi jogo perigoso...

    Nada de misturas

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/3/07 10:44

    Caros "bloggers" bicancas....

    Estou em total desacordo com as opiniões aqui vinculadas. Para mim, o cartão vermelho devería ter sido mostrado aos dois, uma vez que sou adepto da versão de que o Liedson tentou a agressão e o Rossato fez o mesmo durante o "embrulho"... situação também já por diversas vezes analisada.

    Para terminar, quero dizer que acredito firmemente que o título será conquistado pelo FCP (que, a continuar assim, ficará muito bem entregue pois tem sido a equipa mais regular) e que vamos terminar em segundo!

    Um abraço a todos!

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/3/07 10:52

    ... ainda em relação ao lance com o Nuno Gomes...

    É de facto jogo perigoso e não agressão, concordo... No entanto, também na punição de jogo periogoso existem outras penas mais severas que apenas a atribuição de 1 jogo. Afinal, a agressão tentada do Lieson sobre o Rossato, mesmo que totalmente conseguida, não pôs a integridade física do adversário tão em risco como a do Nuno Gomes. O João Moutinho podería ter sofrido uma lesão bem grave na sua ainda jovem carreira... e penso que este devería ser um assunto ao cuidado da comissão discipinar, sob pena de se permitir qualquer jogo perigoso, seja com que intensidade for, e puni-lo apenas com 1 jogo! Afinal, são os jogadores que devem ser protegidos...

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  8. Uma tentativa de agressão. Essa está boa!

    Se bem me recordo, no relatório do arbitro no jogo leiria-porto, consta "jogo violento" e não agressão. Levou dois jogos. É como já disse num post anterior: os castigos são dados tendo em conta a cor e o emblema da camisola.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/3/07 13:15

    Para mim o Nuno Gomes cometeu uma agressão, ele não teve qualquer intenção de jogar a bola, porque na posição em que estava e da maneira como o fez sabia que nunca poderia chegar à bola. Jogo perigoso foi o que fez o Katsouranis sobre o Anderson... e nem cartão levou.

    ResponderEliminar
  10. E o Liedson, ninguém fala do Liedson. Em vez de criticarem o árbitro porque é que não criticam o Liedson que parece que tem cérebro de periquito.

    Há dois anos, antes do SCP ir jogar à luz, já a bola estava fora das 4 linhas, este amigo deu semelhante pontapé na Bola que esta foi parar à bancada.

    Resultado: 5º cartão amarelo, de fora do jogo da Luz.

    O Liedon de vez em quando RESOLVE ao contrário

    ResponderEliminar
  11. E se querem a minha opinião, até gostava que ele levasse só um jogo, que é para não terem desculpas no Dragão...

    O mais natural é perderem, com Liedson ou sem Liedson.

    ResponderEliminar