sexta-feira, 30 de março de 2007

Colunista COnvidado Residente, por JMMA

O DERBI DOS MEUS SONHOS

Já que, no futebol, tantas vezes se confunde o que é com o que gostaríamos que fosse, faço aqui uma descrição «sóbria» (muito sóbria, como vão ver) do derbi dos meus sonhos. Uma espécie de jogo do «oxalá» sabendo todavia que a verdade jogam-na as estrelas, e eu não lhes quero usurpar a glória. Para mim é assim:

Benfica bate Porto em toda a linha…
Em jogo jogado, em jogo corrido, em jogo fintado, em jogo chutado, em jogo gozado e, evidentemente… em gooooolos marcados.

Vamos por partes, como nos desenhos das vacas pendurados nos talhos.

§ Começa o jogo – Pontapé de saída pelo FCP, intercepção imediata do Benfica com lançamento de primeira para Miccoli. Isolado, frente à baliza, o italiano teve tempo para tudo: afaga a redondinha com a sola da bota como se estivesse a barrá-la com Tulicreme e, naquele jeito baixote de Napoleão do futebol, faz a chicha descrever o «arco do triunfo» anichando-se no sítio certo. Vai buscar. 12 Segundos de jogo: 1-0!

§ Entre os 23 e os 25 – Dois minutos, duas jogadas de glória, mais dois golos magistrais! O guarda-redes não teve nem tempo para pestanejar. Junto à linha, Jesualdo, com as mãos nos bolsos e os olhos no céu, aperta a medalhinha da Imaculada que traz sempre consigo.

§ A 5’ do intervalo – Dois jogadores do FC Porto (não digo quais) são expulsos por terem chorado após fintas jocosas dos adversários.

§ 18’ da segunda parte – Nulo Gomes assina golo fabuloso. Centro cruzado da direita. Na meia-lua da área portista, o avançado do Benfica atira-se à peixe. Mas voou antes do tempo: quando se apercebeu de que a bola chegaria atrasada, em pleno voo, dobrou as pernas para cima e, piscando o olho ao guarda-redes, rematou com os calcanhares. Com pontaria de Guilherme Tell como é seu costume (!), tufa, mesmo ao cantinho!

§ A partir deste lance, não houve mais golos. Reduzido a escombros, o FCP remeteu-se à táctica do morcego. Os 11 jogadores - aliás, agora já só 9 - todos pendurados na barra da baliza em aflição defensiva.

§ 88’ – Invasão de campo. Tanguinha em V à Borat, o único dos haveres que lhe ficou depois da intimação para saldar as dívidas ao Casino, Reinaldo Teles irrompe pelas quatro linhas. Visivelmente transtornado, corre para o árbitro e saca-lhe o «Mon cherry» que lhe tinha oferecido antes do jogo.

Apito final: Benfica 4-Porto 0

À saída, numa atitude exemplar de solidariedade desportiva, os Diabos Vermelhos confortam os mais inconformados da tribo portista, transportando-os ao colo e acomodando-os com cuidados maternais no autocarro dos Super Dragões. Uma vez sentados, confortam-nos ainda com palmadinhas nas costas e, aos que fazem beicinho, oferecem-lhes chupa-chupas com o retrato do Helton a deixar fugir um peru em Stamford Bridge. Outros portistas mais arrelampados são fraternalmente conduzidos a um dos pavilhões do Estádio. Para se descontraírem dos horrores vividos, antes de regressarem à base, é-lhes proporcionada uma sessão de suaves massagens a cargo da malta do hóquei devidamente munida do respectivo instrumental. Para total conforto, é-lhes por fim oferecido o visionamento do filme animado «Por Água Abaixo», última obra-prima da Dreamworks, em que Roddy, um rato equipado de azul e branco… Vão ver que é giro.

Eu, até acordar, estive no Cervejário.

5 comentários:

  1. Jogo do Titulo ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  2. Conferência de imprensa do Jesualdo.

    Que o arbitro seja CORAJOSO!!!

    Caro Jesualdo esteja descansado, que vamos levar o Srº Pedro Proença ao Elefante Branco no Sábado á noite, e depois colocamos no balneário CHOCOLATES e CAFÉ COM LEITE para o intervalo, e no final do jogo meia duzia de CAROLINAS para as respectivas massagens.

    Não nos esquecemos que á dois anos, no jogo com o Sporting foi marcado um penalti por este Srº, que dizem ser benfiquista que não existiu, e o Sporting acabou por ganhar o jogo.

    Domingo ás 20:15 lá estaremos para o grande jogo, que ganhe o melhor e que o melhor seja o BENFICA!!!

    NL

    ResponderEliminar
  3. Felgas,

    há telemóveis para dar ao pessoal?

    ResponderEliminar
  4. hum.....haverá ofertas de tlm SE...o SLB for campeão!

    ResponderEliminar
  5. Felgas,

    vais ficar com tlm em casa para os próximos 250 anos!

    ResponderEliminar