segunda-feira, 27 de agosto de 2007

FCP: 1 - SCP: 0

Nada mau. Em duas jornadas, o Porto já tem 3 pontos de avanço para o Sporting e 4 para o Benfica! Mais ainda quando os adversários destas duas primeiras jornadas derrotaram o Porto na época passada.

Embora o Sporting tenha entrado melhor no jogo, o que é certo é que passados os primeiros cinco minutos o Porto conseguiu tomar as rédeas do jogo e passou a jogar em busca da vitória. Desta vez o 4-3-3 do Porto foi melhor do que o 4-4-2 do Sporting, fazendo do Porto a equipa mais perigosa em campo. Com Quaresma e com Tarik encostados nos flancos, o Porto conseguiu ser sempre mais perigoso, criando por isso mais oportunidades de golo. Por esta altura temia por um desfecho idêntico ao da Supertaça, tanto para mais que os pontos de intercepção começavam a aparecer, como foi mais uma bola enviada ao ferro.

Na segunda parte, o Sporting voltou a entrar melhor, mas aos poucos o Porto lá conseguia equilibrar a contenda. Até que lá aparece o lance que acabaria por decidir o jogo. Sem ver as imagens na TV, não tenho grandes dúvidas. O Polga atrasa a bola e o guarda redes leonino agarra a bola com as mãos. Ora, diz a lei que neste caso deve ser marcado um livre indirecto. Para sustentar a minha opinião, partilho convosco a imagem com que fiquei na altura: no momento em que o Polga faz o corte, há um defesa (julgo que o Tonel) que deixa passar a bola para o guarda redes. Logo, parece-me que toda a gente entendeu aquilo como um atraso menos o Sérvio. Quem foi um grande nabo foi o GR. Diz o bom senso, que em caso de dúvida a bola tem que ir sempre para as couves, como se diz cá em cima. Num lance pouco normal como este, há que enaltecer a forma como o livre foi marcado. Acho que ninguém contava com um remate do Meireles. Todos (incluindo eu) pensavam num remate do Quaresma ou do Bruno Alves.

A ganhar, o Porto tentou jogar mais em contenção, mas não o conseguiu com grande sucesso só por culpa do Sporting, que reagiu muito bem. O Paulo mostrou mais uma vez que é treinador e arriscou tudo ao jogar com apenas 3 defesas, a fazer lembrar Adriaanse. Nesta altura o Porto perdia o meio campo, aproveitando o Sporting para encostar o Porto às cordas. Independentemente do mérito do Sporting, julgo que o Jesualdo demorou muito a reagir. A substituição que fez (troca do Lisandro pelo Bolatti) veio atrasada dez minutos. E dez minutos numa altura critica do jogo é muito tempo.

Vitória justa para a equipa que nos 90 minutos mais procurou a vitória.

35 comentários:

  1. A "pressão" foi "suave" mas fez-se sentir!

    Afinal o "Amigo Paulo" sabia do que falava...

    ResponderEliminar
  2. Um golo esperto penalizou uma falta idiota. O empate estava melhor para as duas únicas equipes portuguesas com nível europeu.

    Amermac

    ResponderEliminar
  3. Para esclarecer dúvida leiam a Lei 12 das "Leis de Jogo".

    O atraso não é deliberado, logo não há (devia haver...) lugar á marcação de livre indirecto!!

    ResponderEliminar
  4. A visão de um benfiquista insuspeito:

    O àrbitro teria sido corajoso se não assinalasse o livre indirecto. O GR foi estúpido, fazendo juz à sua cara de esquizofrénico.

    O Porto não ganhava o jogo se não tivesse aquele meio-penalti, e o sporting nunca perdia se não tivesse sofrido aquele meio-penalti.

    Perceberam?

    ResponderEliminar
  5. Não concordo com a justiça do resultado! Lamento a infelicidade/estupidez do Guarda-Redes do SCP... e o facto do Bosingwa apenas ter visto o cartão amarelo aos 90 minutos de jogo. Isto depois de ter distribuído sarrafada da grossa quase todo o jogo... o Moutinho que o diga!Aliás, as coteveladas do Fucile e do Pedro Emanuel (vejam a cara que o Jesualdo fez quando o Derlei caíu!!) também passaram impunes!

    Bom. Não fico satisfeito com o resultado, acho que poderíamos (no mínimo) ter empatado. A exibição do meu SCP dá para confiar! A ver vamos...

    Luís

    ResponderEliminar
  6. Um Post como outros tantos!

    O Porto ganhou não se fala do Arbitro!

    O Porto perde a culpa é do arbitro!

    O Porto empata a culpa é do LFV!

    O Vitor está a ficar como o Jesualdo!

    Cego não é o que não vê, mas sim o que não quer ver!

    Continua que vais no bom caminho!

    ResponderEliminar
  7. Excelente vitória da única equipa que fez por merecê-la.

    O Sporting não jogou nada... como já não tinha jogado no último jogo entre ambas as equipas, só que desta vez, o árbitro não vos safou!

    A questão do passe é como a questão da intensidade das faltas... ninguém mandou o GR apanhar a bola! Aliás há imagens em que se nota perfeitamente o P.B. a dizer "Chuta, chuta!".

    Penso que o Porto matou de vez o "mito" da super-equipa que alguns querem fazer crer que é o Sporting.

    É uma equipa normal, que defende muito bem mas que só sabe atacar contra equipas pequenas. Há jogadores sobre-valorizados no Sporting... aliás, basta ser da "escolinha" ter menos de 20 anos e já é quase o melhor do mundo... Ronaldos e Quaresmas não aparecem todos os dias!

    Bom resultado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Tenho que discordar do último comentário do Pedorido.

    Se concordo que o SCP nada jogou na Supertaça, também acho que o FCP não jogou o suficiente para ganhar ontem.
    O jogo foi bem dividido, tendo o SCP conseguido demonstrar que não é em nada inferior ao FCP... como os resultados dos últimos anos afinal o demontram. Quando esteve a perder, chegou mesmo a perturbar bastante o adversário, tendo este de recorrer a muitas faltas, quase todas assinaladas, é verdade, mas sem qualquer consequência disciplinar. Alguns exemplos são as entradas de Bosingwa, sobre Moutinho e Derlei, Pedro Emanuel sobre Derlei e Fucile sobre Moutinho, ambas cotoveladas (... aliás prática que começa a ser tão recorrente como as simulações do "levezinho").

    Em relação ao comentário da Super-Equipa, interpreto-a como uma provocação que soa mais a elogiou. Por isso lembro as palavras de um outro participante: "Parece que se lembraram que há mais vida na Segunda Circular!".

    É bom que se lembrem de nós!
    Eu deixo aqui uma outra provocação: pelo que vi ontem, o meu SCP vai ficar COM TODA A CERTEZA à frente do FCP na tabela classificativa no final desta época... e garanto-vos que não é a olhá-la ao contrário!

    E venham mais miúdos de 20 anos como os de ontem.

    Um abraço a todos.

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  9. Caro Luís Santos,

    Não quis dizer com o meu comentário que o Porto cilindrou o Sporting.
    Nada disso.
    Aliás, quem viu o jogo reparou que foi muito equilibrado como tem sido nos últimos anos.

    Simplesmente acho que o Sporting não é a equipa que os jornais "vendem".

    É, de facto, uma boa equipa mas não é excelente.
    Está bastante mais fraca do que na época passada, no meu entender.

    A finalizar queria só sublinhar um aspecto do seu comentário: o Sporting é que tem que demonstrar que não é inferior ao FCP, não o contrário! :P

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. meus amigos,se o spoting jogou muito o que fez o porto?na 1ª parte fez um remate á baliza,normal para quem quer ganhar o jogo e é melhor equipa?nao me parece

    segunda parte,jogo equilibrao,oportunidades para os dois lados,mas ca breca,o porto jogou mais 45mints

    o porto tem melhores jogadores e é mais equipa, o sporting so sabe defender, e mal porque quando o porto acelerou,viu-se o que foi,como os casos do tarik,quaresma na barra.e o perigo do sporting?um lande do derlei em k o helton nao agarra?so isso?quem dominou o meio campo?

    mas mesmo assim axo k o porto jogou mal,podia ter feito mais,mas campeoes ota vez

    ResponderEliminar
  11. Em 17 de Agosto, num jornal de grande circulação, alguém escrevia:

    "A troca na baliza do Sporting foi um achado. Ficou mais bem servido e ainda lucrou 1 milhão de euros...»

    Chamam-lhe 'analista'.

    ResponderEliminar
  12. Pedorido, acho curiosa à tua argumentação do lance da polémica.

    O facto do GR ter sido estúpido por não antecipar a estupidez do árbitro, não invalida o erro grosseiro do juiz.

    E essa do Paulo Bento gritar "chuta, chuta", deve ser interpretada de igual forma quando o Jesualdo até fechou os olhos, depois da entrada de Bosingwa sobre o João Moutinho (ou não viste?).

    Será que de uma vez por todas não conseguem ser imparciais.

    Estive a ver o lance novamente e, por muito que se esforcem na argumentação, claramente não existe um atraso DELIBERADO do Polga.

    isto para não falar na clara expulsão do Quaresma (nem era preciso ter coragem), e na falta de coragem para expulsar o Bosingwa e o Pedro Emanuel (neste caso vou ficar à espera do sumaríssimo).

    ResponderEliminar
  13. Já agora, aqui ficam as análises do Jorge Coroado:

    -
    O jogador do Sporting que pontapeou a bola, fê-lo em recurso, disputando-a e retirando-a da frente de um adversário, e não efectuou um passe deliberado, como previsto na decisão 3 da Lei XII. Nessas circunstâncias, o guarda-redes podia segurar a bola com a mão. A intranquilidade e insegurança do árbitro determinou pontapé livre indirecto indevido.


    33'
    -
    Quaresma chegou atrasado ao lance e, verificando isso, adoptou o critério de "passa a bola, não o homem", apresentando deliberadamente a sola em conduta violenta e atingindo Miguel Veloso na curva do pé. O cartão que se impunha não era o amarelo, antes sim, o vermelho.

    38'
    -
    A entrada de Bosingwa sobre Moutinho foi temerária e imprudente, colocando em perigo a integridade do adversário. Porém, não violenta. Assim, impunha-se a exibição do cartão amarelo. Se bem que o árbitro, porque numa falta mais grave exibiu um cartão daquela cor, não podia em rigor fazê-lo nesta infracção.

    42'
    -
    Pedro Emanuel saltou, lateralizando o movimento e, com o braço direito, procurou o adversário. Não foi um movimento de impulsão ou de ocupação de espaço, antes mesmo deliberado ao adversário. Noutras "guerras", com generais cumpridores e não diplomatas, o cartão vermelho teria sido exibido.

    Espero que façam um esforço para serem imparciais. Desafiem-se a vós próprios...

    ResponderEliminar
  14. Meu caro a grande amigo Vitor,

    Deixo aqui um breve comentário de alguém que ouviu o árbitro do jogo ,numa rádio com alguma audiência no nosso país, dizer que :

    - a côr do cartão ao Quaresma não foi a correcta ( ainda bem que não se partiram pernas)
    - a côr do cartão ao Bosingwa peca por tardia


    repito que as palavras não são minhas

    Posto isto , o nosso amigo Paulo quando falava de pressão ...se calhar ...até sabia do que estava a falar

    Aquele abraço

    PS - não há dúvidas que o FCP tem uma grande equipa, mas se querem divulgar a modalidade de Kickboxing que o façam no local correcto...no ringue

    ResponderEliminar
  15. E o Jorge Coroado é imparcial??

    Há mais árbitros a fazer a análise que tem opiniões contrárias. Zé não te vi ir buscar opiniões dos árbitros no jogo da Supertaça. Só te vi colocar o primeiro golão do ano. Imparcialidades destas está o mundo cheio. Eu sei que a azia é grande mas contra factos não há argumentos: O Porto foi melhor, como o tinha sido na Supertaça.
    Mai nada!

    Engraçado que este suposto erro vai dar para falar a semana toda. Na supertaça, com erros mais graves, não vi um décimo. Mas está bem.

    Depois da ver na TV continuo a dizer o mesmo. Desculpem lá não concordar.

    Abraço tripeiro!

    ResponderEliminar
  16. Meu caro amigo....

    Eu acho que não me fiz entender.Foi o Proença que admitiu que errou, não foi o Coroado, ou qualquer outro comentador. Foi o próprio, o que não sofre pressões suaves.
    Mas a verdade é só uma...O Porto somou 3 pontos e o Sporting 0.
    Mais nada

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  17. Vitor,

    Já disse que "Cego não é o que não vê, mas sim o que não quer ver".

    Luis,

    Podias colocar os comentários dos Irmãos Calheiros, Martins dos Santos ou Augusto Duarte!

    Foste logo escolher o Jorge Coroado que é do Belenenses!

    Vamos aguadar pelos SUMARISSIMOS!

    ResponderEliminar
  18. Aqui fica um pedido de um simples leitor do vosso blog ( que acho fantástico :-)):

    Activem o contador de erros contra e a favor dos clubes...

    Se na época passada houve "desistências" porque os erros até não beneficiavam tanto o FCP ( critérios!!!!) como se pensava, este ano está a começar bem ....bem "suave" a contagem :-)

    Abraços

    ResponderEliminar
  19. Isso Alberto, pede o contador!
    pode ser que, ao contrário do ano passado, este ano o Porto seja mesmo beneficiado (assim espero)e dessa forma seja possível levar o contador até final.

    Ao anónimo que não sei quem é, mas que tem grande sentido de humor, não me lembro de o ver por cá com esse humor quando no ano passado o mesmo árbitro de ontem validou um golo em fora de jogo ao Benfica com o FCP em plena luz e em pleno jogo que supostamente colocaria o slb em primeiro lugar...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  20. Ai peço o contador peço :-), mas espero que no final as contas fiquem equilibradas para todos os lados ....

    Não se esqueçam de incluir a côr dos cartões mostrados e por mostrar...por esse critério, e segundo o que alguns comentadores dizem, por altura do "brinde" do guarda redes do SCP , que não deve ter couves no país dele (porque senão a bola tinha ido lá parar), o FCP estaria com 9 !!!!! Estou para ver quem terá a coragem deste ano expulsar Quaresma e companhias ??!!!... Quem sabe os mesmos que mostram os amarelos ao Liedson antes dos grandes jogos ( confesso que o gajo tem pontaria).

    Lá diz o "papagaio" Cá Calharás ..isto se passarem a portagem de Alverca :-):-)

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  21. Vitor,

    O anonimo, diz que este mesmo arbitro marcou um penalti em plena Luz a favor do Sporting, há três anos atrás, que não existiu, e na semana em todos disseram que o homem era do Benfica.

    Se vamos falar no passado para justificar o Presente!

    Atenção aos telhados de vidro!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  22. Caro Pedorido

    Se houve equipa que conseguiu destruir um "mito" foi a do Sporting ao demonstrar que o FCP é perfeitamente "batível" seja em casa própria, em casa do adversário ou em terreno neutro!

    E já agora uma palavra para o Jesualdo de quem ainda ninguém falou...
    O meu sentimento por ele já passou por algumas fases bem distintas:

    1- Indiferença (quando estava como adjunto no SLB e ninguém dava por ele);
    2 - Admiração (quando no Braga fez o trabalho que todos reconhecem);
    3 - Irritação (quando começou a discursar no FCP como se fosse o melhor do mundo e todos "cabalassem" contra ele. REPAREM que não disse "irritação" por ter ingressado no FCP, nem por ter ganho no FCP... mas sim por ter entrado na linha do discurso medíocre...;
    4 - Pena! Pois é... depois ter ouvido as suas últimas intervenções, em especial a entrevista que concedeu no final do campeonato (um hino à burrice!!!) e o "flash interview" na Sport TV, não me restam dúvidas! O homem sofre mesmo de um qualquer síndroma que apenas se deve apanhar nas francesinhas ou nos cacetes das portagens de Lisboa. Já ninguém o leva a sério! Prevejo mesmo que veja a ter uma época medíocre no FCP.... aguardem para ver se não tenho razão!!! Este será o seu último ano no Dragão!
    Reparem que não é fácil dizer isto quando está o homem está em primeiro e acaba de ganhar a um dos candidatos ao título... É porque acredito mesmo que é verdade!!

    Paz à sua alma... se ainda a tiver!!

    ;-)

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  23. Ó Luís, o Coroado?????

    Por amor de Deus... É a mesma coisa que ter o Bin Laden a analizar a situação social e económica dos EUA!!

    Se viste e reviste o lance do "atraso" deves ter reparado que o Tonel INTENCIONALMENTE deixa passar a bola para o GR!
    O passe pode não ter sido intencional, mas o gesto do Tonel É! And I rest my case...

    ResponderEliminar
  24. Os Deuses devem estar Loucos!

    Então agora o que conta não é a Intencionalidade do passe, mas sim a do Colega que deixa passar a bola.

    Peço um favor aos Administradores do Blog, cancelem este Post, se não ainda chegamos á Mãe do Afonso Henriques, será que ela teve intenção de fazer pessoas assim!

    ResponderEliminar
  25. - se o Polga fosse do FCP, a esta hora estava o Pedorido e o Vitor, a argumentar ao contrário.

    Se até o próprio árbitro já disse que errou...

    E outra reflexão que deixo aqui. Por que é que será, que até agora só ouvi portistas a dizer que foi atraso?

    Lance-vos um desafio. Imaginem o Bruno Alves a fazer este atraso. Será que não defendiam o contrário?

    ResponderEliminar
  26. Quanto ao Jesualdo, já expressei aqui por mais de uma vez a minha opinião.

    "Fraco aquele que é, como os outros querem que seja"

    ResponderEliminar
  27. Atenção que o árbitro não diz que errou nesse lance. Leiam melhor as suas afirmações. Disse que podia ter errado nos cartões.

    A justificação para que o denominador comum na defesa do árbitro sejam os portistas, é que todos os outros estavam a torcer por uma derrota ou um empate do FCP, ou seja, os SCP e os SLB respectivamente.

    Essa do exercicio está boa. Tenta fazer o mesmo exercicio.

    ResponderEliminar
  28. Oh Bítor, sabes aquela de um Pai que vai ao juramento de bandeira do filho e no final diz: "filho és o maior!! estava o pelotão todo com o passo trocado, só tu é que o levavas certo..."?

    ResponderEliminar
  29. Não, não... ele errou porque é corrupto e porque a "máfia do norte" não dorme!

    Provavelmente foi comprado com dois abacaxis, um cacho de uvas, meia dúzia de pêssegos e talvez um saco de Flocos de Neve.

    Também lhe pagaram e à família uma passagem aérea para a Rinchoa para ficar num T0+1, obviamente, às custas do FCP.

    Isto porque é impensável um qualquer digno clube perder com o FCP sem que haja suspeição (sobre o segundo).

    ResponderEliminar
  30. Anónimo disse...
    "Oh Bítor, sabes aquela de um Pai que vai ao juramento de bandeira do filho e no final diz: "filho és o maior!! estava o pelotão todo com o passo trocado, só tu é que o levavas certo..."?
    E outro Anónimo disse :
    "Lance-vos um desafio. Imaginem o Bruno Alves a fazer este atraso. Será que não defendiam o contrário? "

    E agora digo eu : Nada melhor para animar o povo que adepto de futebol !!!!! Mas não exagerem. Dona Teresa, mãe do Afonso, não tem culpa que um português diga "chuta.. chuta....chuta...." e um sérvio compreenda "agarra... agarra... agarra..."
    Amermac

    ResponderEliminar
  31. Aforismo de Francis Bacon:

    «O homem foi dotado de imaginação para o compensar do que não é, e de sentido de humor para o compensar do que é.»

    ResponderEliminar
  32. Caríssimos,

    Permitam que reitere a ideia geral do que defendo:

    Considero agora que o SCP foi claramente prejudicado, quer no julgamento efectuado pelo árbitro no lance que originou o golo, quer pela má avaliação na sanção disciplinar que (não) deu a alguns jogadores do FCP. A saber: Quaresma e Pedro Emanuel (vermelho), Fucile e Bosingwa (amarelo... menciono o último pela tardia amostragem do mesmo).

    Em relação ao resto:
    Claro que são os "outros" (leia-se adeptos do SCP e SLB) que não estão de acordo com as oipiniões do árbitro! É pelo mesmo motivo que nenhum adepto do FCP reconhece que o seu clube foi benificiado, ou que nenhum deles ainda reconheceu os cartões que ficaram por mostrar! Já agora, é também pelo mesmo motivo que perdem e dizem depois que o adversário não mereceu ganhar (porque não está em forma, porque só sabe defender, porque não rematou à baliza, porque estavam lá os postes... ANEDÓTICO!!!). Estou especificamente a falar do jogo da Supertaça que os adeptos do FCP nunca pensaram vir a perder, e que eu nunca entendi as desculpas que deram quando o perderam.

    Ganharam agora no Domingo passado, e pronto, as desculpas (mesmo que para os outros!) já não existem! Foi tudo tão óbvio: A exibição, o banho de bola, o atraso para o Guarda-Redes... etc...!

    Com os 3 pontos na mão a cegueira apodera-se da malta!
    Lances duvidosos? Cartões? O quê? Que barbaridades são essas? Quantos são? Quantos são?

    Sem os 3 pontos... a malta anda com Hubble na mão!

    O resultado de Domingo... esse... podería ser outro.. ou não... mas que importa agora?

    Um abraço

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  33. È assim mesmo Luís Santos:

    «Pimenta no rabinho dos outros é refresco»

    Abraço

    ResponderEliminar
  34. Pois é...

    Já alguém dizia:
    "O que levais no regaço?"
    "São rosas Sr., são Rosas!!!"

    ;-)

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  35. tanta polemica agora?e nao se fala da supertaça,foi um trofeu para os lagartos porque o porto, como voces falam foi prejudicado,dessa ninguem fala...

    e ja agora,tantas e tantas desculpas para que?tentarem esconder que o porto é melhor?que o porto tem melhores jogadores? ja parecem o benfica a esconder as coisas mais importantes,nos somos melhores e fomo-lo nos 2 jogos desta epoca


    enquanto voces discutem esses tipos de problemas nos vamos somando pontos....

    eles falam,falam e nao os vejo a fazer nada....


    o benfica ja é o maior,ja ta na liga dos campeoes,tambem podera, com o melhor plantel dos ultimos 10 anos

    ResponderEliminar