quarta-feira, 3 de outubro de 2007

D. Kiev: 1 - SCP: 2, por Joaquim Claro

Porque é que tentamos racionalizar a paixão?

Hoje assisti a uma das piores exibições (em termos “estéticos”...) do Sporting, desde que o Paulo Bento assumiu o comando da equipa!

Um bom jogo a nível táctico!

A sorte também não foi madrasta.

Resultado... o Sporting conseguiu três pontos, em terreno alheio, para a Champions...

Entrada em campo com o esquema habitual de 4-4-2. Exactamente os mesmos 11 de Sábado passado.
Primeira metade muito complicada por duas razões, o 3-5-2 (ou 3-4-3) não é habitual no adversário e demorou a ser “percebido” como deveriam ser feitas as compensações defensivas, a baixa de forma do nosso meio-campo (Moutinho e Veloso).
Os ucranianos perceberam esta nossa dificuldade e caíram em cima. Aos 14’’ estão a perder graças ao próprio guarda-redes que , na sequência de um canto, “encolhe-se” quando vê o Tonel e soca a bola contra este...
Posto isto, voltámos ao mesmo, i. é, meio-campo perdido e os ucranianos sempre a rondarem a nossa área.
“Tantas vezes o cântaro vai há fonte até que...”, perto dos 30’’, com a equipa a assistir a uma troca de bola do adversário surge o golo do Dínamo. Contei oito a nove passes seguidos dos ucranianos! Há uma grande diferença entre pressão/marcação e “figura de corpo presente”... Esta jogada é paradigmática da baixa de forma dos nossos jogadores mais capazes de compensarem defensivamente o meio-campo, Veloso e Moutinho.
Depois do golo adversário e devido ás condicionantes atrás expostas, o jogo “partiu” por completo, com lances de algum perigo em ambas as balizas. Assim, por volta dos 30’’, numa jogada aparentemente inócua, o Ronny resolve investir pela esquerda e cruza, o guarda-redes adversário volta a “asneirar”, uma vez que alivia a bola para a entrada da área, onde aparece o bola a chutar e a marcar (sim, leram bem, foi o Polga!!!!!!!!).
Até ao fim da primeira parte e como reflexo do jogo até então, mais um lance de perigo junto a cada baliza.

Ao intervalo o Paulo Bento aproveitou para chamar a atenção para este “desequilibro” demonstrado (losango Vs 3-5-2) e a postura da equipa alterou-se.
Passou a existir uma melhor ocupação dos espaços, mais atenção na marcação e, quando esta em nossa posse, mais circulação de bola.
Desta forma, obrigámos o treinador do Dínamo a “mexer” logo aos 50’’, trocando um ala direito mais defensivo (mas que jogou muito bem) por outro mais ofensivo.
Até perto dos 70’’, conseguimos baixar o ritmo e só me lembro de duas jogadas perigosas do Dínamo:
- uma jogada de perigo interceptada pelo Polga.
- uma espantosa defesa do Stojkovic rente à relva (foi impressionante a rapidez com que “baixo” masi de 190 cm) após um mau atraso do Veloso. Neste lance, nota também para o excelente trabalho defensivo do Polga.
Por volta dos 70’’ e porque a nossa “falta de pernas” era mais do que evidente, o Paulo Bento troca o Vukcevic pelo Izmailov (troca directa). Como não se revelou suficiente, passados 6’’ ou 7’’ minutos, troca o Romagnoli pelo Paredes. Esta última revelou-se uma excelente decisão, não pela troca em si mas pela alteração táctica (Yanick passou para ala direito, Moutinho para o centro mas em missão de sacrifício pois cabia-lhe apoiar o “Levezinho” que ficou sozinho na frente. Resumindo e baralhando, passámos do habitual 4-4-2 para 4-5-1 e assim voltámos a equilibrara a meio-campo.
Até ao final, só mais um lance de perigo efectivo com um tal de Diogo Rincon a atirar por cima.


Notas finais:
- O Polga marcou!!!!!
- Esta “descompensação” na zona mais importante do terreno de jogo, implica naturalmente uma descompensação em toda a equipa – as bolas não chegam nas melhores condições aos homens da frente pois, de quem depende o último passe (Romagnoli e Vukcevic) desgastasse (fisicamente) em tarefas para as quais não estão talhados. A defesa tem trabalho em dobro ou triplo.
- O plantel do Sporting é curto!
- Os três pontos conseguidos em casa do actual campeão ucraniano podem/devem dar alento
- O Polga marcou!!!!!

1 comentário:

  1. Foi um jogo estranho para Liga dos Campeões, principalmente na primeira parte. As oportunidades eram umas atras das outras com erros consecutivos das defesas. Seja como for gostava que hoje Benfica e Porto repetissem este triunfo do Sporting, mas acho que a probabilidade de isso acontecer não (simultaneamente) não é grande!

    ResponderEliminar