segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Áurea

O Porto conseguiu a sétima vitória consecutiva antes do interregno, motivado pelos jogos da selecção. Esta paragem traduz o término do primeiro quarto de campeonato e pode dizer-se que melhor não podia estar a correr. De facto, o Bicampeão nacional está a conseguir um registo nunca visto. Pelo menos, para os lados do Dragão, não é visto há 68 anos. Mais impressionante é o facto do Porto ser líder há 675 dias!

São números de respeito, mas nem por isso o treinador portista consegue a unanimidade de opiniões positivas entre os sócios e adeptos. Continuam a haver portistas que não querem o Jesualdo no banco de suplentes nem pintado a oiro. Outros, embora discordando de algumas das suas decisões, reconhecem o mérito do homem.

Para representar o primeiro grupo, tenho como exemplo meu pai. Confesso que, ou no nosso T0 do Dragão (jogos em casa) ou no sofá de minha casa (jogos fora de portas), alimento com este inveterado portista algumas acesas discussões. Para ele, o Jesualdo não faz mais do que a obrigação, considerando a qualidade do plantel. Para ele, o Jesualdo é nabo porque teima em colocar em campo o Tarik em detrimento do Adriano ou de “outro nabo qualquer”, como o próprio diz. Ou então, e igualmente para ele, o professor é muito passivo para ser treinador do Porto. Preferia um treinador que fosse mais activo no banco e que mandasse os jogadores abaixo de Braga, sempre que estes se distraíssem com as gajas boas de Ermesinde, que andam pelas bancadas do Dragão.

Eu, estou mais do lado do segundo grupo. Embora concorde com o meu pai em alguns pontos, o que é certo é que o Jesualdo tem atrás dele os números supra. Já o disse em outras situações: acho que o Jesualdo foi a melhor escolha, depois do Adriaanse se ter escapulido. Mais, o campeonato conquistado no ano passado foi a prova inequívoca disto mesmo. Acredito que o professor não estará entre os melhores treinadores do mundo, mas é um treinador que se está a mostrar muito certinho e era precisamente disso que o Porto precisava, depois de ter um louco Holandês entre portas. É ainda um treinador que, embora medroso, sabe arrumar uma equipa.

Em suma, julgo que não podem ser os pormenores de meter este ou aquele, que devem suportar a nossa opinião. O que é certo é que ele foi campeão e está também a ter um início de época fulgurante. E disso os adeptos portistas não se podem esquecer. É o caso típico de um treinador sem áurea, isto é, por mais títulos que venha a ter, terá sempre um grupo de adeptos que não vão gostar dele. Mas meu amigo, nem todos podem ter a áurea de alguns treinadores Brasileiros, que nada ganham, mas que todos o idolatram!

3 comentários:

  1. Ignorando a provocação final, Jesualdo tem algumas parecenças com o Fernando Santos.

    Ou seja, são treinadores que não conseguem vender a sua imagem.

    Fernando Santos não consegue, nem tenta.

    Jesualdo, não consegue e aqui e ali vai tentando. Mas quando tenta, é tão forçado, tão forçado, que soa a falso.

    Só lhe falta dizer, que é portista desde pequenino. Jesualdo é um peixe de água doce, a nada em mar alto.

    ResponderEliminar
  2. Caro Vitor,

    Já que se trata de uma questão de justiça (... e sem pretender retirar qualquer mérito ao FCP!), recordo-lhe que a primeira jornada desta época futebolística teve como lider o SCP, devido à diferença de golos marcados e sofridos. Assim, e embora por uma jornada apenas, a continuidade da liderança do FCP foi interrompida.

    De resto, parabéns pelo inicio de época.

    1 Abraço

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  3. Caros portistas, enquanto o Sr. António Garrido, funcionário do fcp, via Reinaldo Teles, estiver a "jogar" nos casinos nortenhos com árbitros e assistentes e delegados, todas as 5f e 6fªs, onde estranhamente todos os seus convidados acabam por ganhar ao jogo, sem jogar claro..... as vossas vitórias estarão sempre sob suspeita e com mérito duvidoso.
    Segundo a ex-primeira dama, até o Mourinho não ganhou sózinho.....

    ResponderEliminar