segunda-feira, 1 de outubro de 2007

SLB: 0 - SCP: 0, por Joaquim Claro

Desta vez fui “obrigado” a deslocar-me ao terreno do “inimigo” para assistir ao derbie in loco...

O Sporting entrou em campo, como sempre, em 4-4-2.

Durante os primeiros 20’’ o Sporting não conseguiu dominar apesar de lhe pertencerem três lances dignos de nota – dois remates do Veloso e um derrube sobre o Romagnoli na área passível de marcação de penalty. Assim, neste primeiro quarto da partida foi necessário arregaçar as mangas e trabalhar muito defensivamente. Esta postura deu resultado, uma vez que, o nulo permaneceu no marcador. Dos 20’’/25’’ em diante, conseguimos inverter o sentido de jogo, muito por culpa do Romagnoli (bola no pé, mudanças de velocidade, passes a abrir a defesa, entre outros) e do Veloso (que conseguiu anular o Rui Costa). Ora é o Romagnoli que inventa uma linha de passe para o Yanick, assistindo este o Vukcevic que permite o corte in extremis ao Nelson.

Ao intervalo assisti a um momento arrepiante, a Juve Leo e o Directivo Ultra XXI ao aperceberem-se da presença dos “Lobos” no relvado para uma, mais que justa, homenagem, começam a cantar (gritar...) a Portuguesa... Por momentos foi possível sentir no estádio, todo o querer/garra/força/paixão que o Quinze Nacional espalhou por terras gaulesas!! Arrepiante!!!

A segunda parte foi completamente “partida”, com lances de algum perigo de parte a parte sem que seja possível atribuir o domínio efectivo a qualquer equipa. Perto dos 50’’ Romagnoli (sempre ele...) “inventa” para o Liedson permitir a defesa apertada de Quim. Na sequência do canto o Tonel falha escandalosamente. 4’’ ou 5’’ mais tarde um dos “momentos” do jogo, o Sporting perde a bola a meio-campo e esta chega ao Rui Costa que saca um tiro para uma tremenda defesa do Stojkovic, na recarga o Nuno Gomes fez o mais difícil... falhou com a baliza, completamente, aberta (para ele, o meu muito obrigado)!!! Este lance teve o mérito de devolver alguma confiança ao nosso guarda-redes que, se até então não tinha segurado uma única bola, depois deste lance não largou mais nenhuma! Por volta dos 70’’ e como estava a “perder” o meio-campo, o Paulo Bento decide mexer na equipa e troca o Vukcevic (algo discreto devido ás preocupações defensivas) pelo Farnerud, substituição esta que surtiu o efeito pretendido. Momentos depois houve lugar a uma pequena “Ópera Bufa”, tendo como protagonistas o Major (não, não foi o Valentim mas sim o Henriques) e o seu assistente... Até ao fim, destaco a estreia do Celsinho que, na primeira vez em que tocou na bola e tentou “bailar”, levou uma pancada. Pode ser que tenha sido uma a melhor forma de perceber...


Notas finais:
- À semelhança do que fez em relação aos atrasos/cortes (ainda ninguém percebeu o que o Sr. Vítor Pereira pretendia mencionar na famosa “directriz” a este propósito...) será que vai ser emitida uma nova para a “relação” árbitro-assistente?
- Se durante a semana num jogo para a Taça da Liga, prevaleceu a “visão” do assistente, porque é que para o Campeonato da Liga, o mesmo não aconteceu?
- As regras são diferentes porque se tratam de provas diferentes?
- Não são ambas organizadas pelo mesmo organismo?
- Não é a Liga, através da sua Comissão (ou Conselho...) de Arbitragem, que “supervisiona” a e emite directrizes para parametrizar a aplicação das Leis de Jogo?
- O Sporting actual denota muito a “falta” do Moutinho.
- O plantel do Sporting depois das lesões dos brasileiros (Derlei e Pedro Silva) ficou, manifestamente, curto! A prova-lo está as 2 (!!!!) únicas substituições que o Paulo Bento fez neste jogo.
- O Polga está, de há um ano a esta parte, um jogador tremendo !!

1 comentário:

  1. O remate do Rui Costa embateu no poste, o stoikobicha nem tocou na bola!

    A relação arbitro-assistente é importantissima... mas o arbitro só assinal aquilo que quer... e portanto quando não é penalti, não vai ser o assistente que vai obrigar o arbitro a assinalar. Ou será que as regras deviam mudar quando se trata do sporting?
    Mais uma coisa: Viva o Paulo Bento... o homem só diz asneiras... é um verdadeiro merdas!

    ResponderEliminar