sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Colunista Convidado, por JJMA



CABAZADA!

Palavra de honra que eu não fazia tenções nenhumas de voltar tão cedo a falar de futebol. Desde que, na viragem do ano, o campeonato se transformou para o FCP numa espécie de “mar da Palha”, quanto a mim já estou na pré-época 2008-2009, coisa que convenhamos, pode ter interesse mas não empolga.

Certo é que as notícias emocionantes de um confronto realizado há dias no Porto espevitaram a minha paciência e não resisti.

Grande cabazada: 98 a 2! Um resultado assim só acontece de millennium em millennium. Aconteceu em Alcácer-Quibir, onde os pupilos de D. Sebastião, apesar de esmagados, deixaram uma boa imagem e ainda hoje enchem os portugueses de orgulho. Aconteceu recentemente em França, onde os jogadores da selecção de râguebi foram volatilizados do campeonato do mundo, mas por terem conseguido o feito homérico de não perder por mais de 100 pontos frente à Nova Zelândia, a nação elevou-os à categoria de heróis. E voltou a acontecer há dias, com grande brilhantismo, no Porto.

Eu e a malta da bola estávamos convencidos que a coisa ia ser taco-a-taco. Até passámos a tarde a ligar à NET à espera dos resultados. Orgulho-me por pertencer ao único país do mundo – com excepção talvez do paraíso fiscal das ilhas Caimão – onde a malta da bola segue com entusiasmo os jogos de cadeiras das empresas. O que é que seria de esperar? Com um campeonato assim, uma espécie de “L’État c’est moi” do FCP… o pessoal tem que se entreter com alguma coisa.

Mas, repito, desiludiu-me o final: 98 a 2 já não se usa. Tão raro assim só mesmo encontrar notícias sobre o ‘pito dourado’ nos jornais desportivos. E lembrar-me eu que tudo começou por causa de uns míseros 12 milhões de euros - «O papá dá, o papá dá!» - para encher o porquinho-mealheiro. Bem diz o ditado, quem tem ‘filhes’ tem cadilhes. Só que um mister destes – especialista em números que apostava em 51%, leva só 2 para casa e acaba a demonstrar à malta que ganhou – realmente – provou-se - não merecia estar no banco. Acho que teve a chicotada psicológica que merecia.

Perante um resultado tão expressivo, gostaria apenas de fazer aqui um pedido à direcção eleita: não podiam mudar o nome do banco? Para mim qualquer um serve, preciso é que não se confunda tanto com FCP. É só para esquecer, quer dizer, para não lembrar, percebem?

(Tão felizes… que até irrita!)

JMMA, órfão do campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário