terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Pinto da Costa é o Maior, Parte II


Passados alguns dias, vou repetir uma frase: "BIBA O PINTO DA COSTA". Disse-o há dias, quando o Porto ganhou um milhão e qualquer coisa de Euros à conta da esperteza do Adriaanse. Digo novamente porque hoje o Pintinho voltou a mostrar como se faz.

Depois do jogo contra o Aves, Quaresma passou-se e, a quente (reservarei novo post para abordar a reacção do Quaresma), disse que estava farto dos assobios e ameaçou mesmo que no final da temporada dizia adeus ao Porto. Não foram, obviamente, palavras aconselháveis ao bem estar de um grupo de trabalho. Tais declarações, podiam alimentar especulações em torno de eventuais conflitos no balneário portista. Muito bem, Pinto da Costa, com a mestria que nos habituou, aproveitou o caso para renovar com o Harry Potter até 2011. Mais, não satisfeito com a renovação, comprou igualmente os 9% que restavam do seu passe à First Portuguese Football Players Fund.

Este tipo de medida não é inédita no presidente portista. Lembro que, depois de uma lesão gravíssima do Pedro Emanuel (tendão de aquiles), Pinto da Costa renovou o contrato com o capitão do FCP. A lesão colocava mesmo em causa a carreira do jogador, mas nem por isso PC hesitou.

São estas medidas que fazem com que o Porto seja diferente de qualquer outro clube nacional. No "caso" Quaresma, o presidente portista tratou de matar à nascença um suposto problema e fez com que o jogador viesse a terreno dizer que "Amo o FC Porto!"

3 comentários:

  1. A troca de palavras entre Fernando Póvoas e a SAD do FC Porto e o facto de Pinto da Costa participar amanhã no jantar de aniversário de Fernando Martins, ex-presidente do Benfica, estão a causar mal-estar no núcleo duro dos dragões.

    Póvoas, no entanto, desvaloriza a polémica. “Sou membro do FC Porto e não da SAD e nunca quis ser director de comunicação”, disse ontem à Lusa.

    Além do caso do vice-presidente do clube, o núcleo duro dos dirigentes portistas também não gostou que Pinto da Costa tivesse aceitado um convite para jantar em Lisboa, com Fernando Martins, numa confraternização que juntará 250 pessoas.

    A tensão entre Póvoas e Pinto da Costa remonta às últimas declarações públicas de Filomena Morais, novamente casada com Pinto da Costa. Filomena anunciou que não convidaria ninguém da estrutura do FC Porto que tivesse mantido relações próximas com Carolina Salgado, incluindo no rol o conhecido médico. “O que o desagradou não foi não ser convidado. Foi o presidente ter assistido a tudo isto sem nada dizer”, disse uma das fontes contactadas pelo CM.

    Já no jantar de Fernando Martins, o FC Porto vai estar representado por Pinto da Costa e Pôncio Monteiro, acompanhados pelas respectivas mulheres, Pinto de Sousa, ex-presidente da arbitragem da Federação, também participa no jantar, que se realiza pelas 20h00 no restaurante do último andar do Hotel Altis. Os dirigentes do Benfica foram convidados, mas o nosso jornal sabe que Luís Filipe Vieira não estará presente.

    PERFIL

    Fernando Póvoas nasceu a 22 de Novembro de 1956, no Porto.

    É médico das modalidades amadoras do FC Porto, vice-presidente do clube e uma figura muito próxima de Jorge Nuno Pinto da Costa.

    Tem uma clínica de sucesso na zona das Antas que se dedica a programas de emagrecimento.

    REACÇÕES AZUIS-E-BRANCAS

    "NÃO FOI DESAUTORIZADO": Pôncio Monteiro | Ex-dirigente do FC Porto

    “Penso que Fernando Póvoas não foi desautorizado. Até porque não pertence aos quadros da SAD, mas sim do clube. São diferentes pontos de vista que se revelam, mas desautorizado só o podia ser pelos próprios órgãos do clube.”

    "QUARESMA É QUE TEM RAZÃO": Pedro Matos chaves | Piloto e adepto do FCP

    “Acho que o conflito já está sanado e a verdade é que o Quaresma tem razão naquilo que afirmou. É um dos jogadores mais influentes e é normal que também falhe. Penso que o público não teve qualquer razão nos assobios.”

    "PRECISARIA DE FALAR COM TODOS": Paulo Teixeira | Presidente de Castelo de Paiva

    “Não quero fazer nenhum comentário em especial porque não estou por dentro do assunto. Precisaria de falar com todos os intervenientes para perceber toda a situação, o que não foi possível por razões pessoais.”

    COMUNICADO DA FC PORTO - FUTEBOL, SAD

    O conselho de administração da FC Porto – Futebol, SAD emitiu esta segunda-feira um comunicado na sequência de declarações proferidas por Fernando Póvoas, vice-presidente do FC Porto

    Uma vez analisadas as declarações públicas do vice-presidente do FC Porto para a área médica das modalidades amadoras, Fernando Póvoas, vem o conselho de administração da FC Porto – Futebol, SAD esclarecer o seguinte:

    1– Face ao teor das opiniões proferidas por Fernando Póvoas, cumpre a esta administração informar que este vice-presidente do clube não pertence a qualquer órgão social nem integra o elenco de quadros da FC Porto – Futebol, SAD;

    2 – Neste sentido, todas as opiniões que possa emitir sobre qualquer assunto desta sociedade e, concretamente, sobre a equipa de futebol, só merecem ser interpretadas como pessoais e não vinculam de forma alguma a FC Porto – Futebol, SAD.

    Porto, 21 de Janeiro de 2008

    O conselho de administração da FC Porto – Futebol, SAD

    FERNANDO PÓVOAS DIXIT

    "Foram dois actos infelizes, quer por parte do público quer do Quaresma."

    "Quem fez o comunicado não deve ter ouvido o que eu realmente disse."

    "Não tenho jeito para a área da comunicação. Tenho o coração junto à boca e gosto de dizer o que penso."

    CASAMENTO PREJUDICOU AMIZADE

    Para além da sua actividade profissional, Fernando Póvoas esteve sempre associado ao FC Porto, clube de coração, principalmente por ser amigo bastante próximo de Pinto da Costa, com o qual passava inclusivamente férias.

    Na era Carolina não foram poucas as vezes que os dois apareceram em público. A relação do médico com a antiga companheira do presidente portista gozava de plena saúde e Póvoas nunca se mostrou contra a relação de Pinto da Costa e Carolina. Bem pelo contrário.

    Até que o casamento se desmoronou e surgiu o livro ‘Eu, Carolina’, em que a ex-companheira do dirigente acusa Póvoas de a ter sedado com um cocktail de medicamentos. Em vez de ajudar, agravou o seu estado de depressão. A resposta do médico revelou-se no tribunal, através de uma queixa por difamação, da qual viria a desistir.

    Após o reatamento com Filomena, a relação entre Póvoas e Pinto da Costa degradou-se, de tal forma que o médico não foi sequer convidado para o casamento entre o líder portista e a actual mulher, muito por vontade de Filomena, que não perdoa o apoio ao relacionamento com Carolina.

    NOTAS

    ÚLTIMAS FÉRIAS EM CONJUNTO

    Em Junho de 2007, Pinto da Costa e Fernando Póvoas passaram férias juntos no Algarve, também na companhia de Vítor Baía e Reinaldo Teles.

    AMIGOS QUE DEPOIS SE SEPARARAM

    Excluído da lista de convidados do casamento foi também Reinaldo Teles, outro dos braços-direitos

    de Pinto da Costa ao longo de mais de uma década.

    PRINCIPAL ACCIONISTA

    A SAD disse que Póvoas não pertence aos órgãos sociais. Mas é vice do clube que é o principal accionista

    VONTADE DE SAIR

    O extremo, que já jogou no Barcelona, nunca escondeu o desejo de voltar a tentar a sorte no estrangeiro

    "AMO O FC PORTO"

    A reacção do clube portista à polémica não demorou. Quaresma assinou até 2011 e jurou amor ao emblema azul-e-branco

    ResponderEliminar
  2. a mim em relaçao ao quaresma, parece-me a muitos milhoes no fim do ano...

    nao andamos ai a contratar segundos opcoes, em vez de coca-cola, contratam pepsi, nós contratamos primeiras opcoes, ora veja-se o passe de Lisandro,o de quaresma, o de lucho no inicio da epoca, o dos putos que andam emprestados,


    aqui se nota o que sao grandes clubes e as gestoes á maneira...

    e mais uma vez vamos ser campeoes...

    ResponderEliminar
  3. O que nada quer dizer quanto ao destino do jogador na próxima época.... Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar