segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

SCP: 2 - FCP: 0, por Rui Martins


Em dois minutos se fez a história do jogo, foi entre o minuto 13 e o 15 mas já lá vamos.

Ambiente de festa em Alvalade, era noite de mais um clássico. O Porto destacado no primeiro lugar da tabela e o Sporting com a posição assumida de que o título só é visível por um canudo apresentavam-se no relvado sem a pressão que um jogo destes normalmente aplica sobre as equipas.

Era sabido que perante o plantel curto que o Sporting tem era de esperar que o Paulo Bento povoasse mais o meio campo mas colocou o Simon bem lá na frente a apoiar o Liedson. O Jesualdo com receio do povoamento do meio campo do Sporting, o que não aconteceu, tentou fazer o mesmo deixando o Farias ou o Adriano no banco para colocar o Marek para tentar ganhar a posse de bola. Quanto a mim foi por aqui que o Porto começou a perder o jogo, por um lado se conseguiu ter mais posse de bola acabou por faltar capacidade de finalização.

O Sporting manteve o losango do costume, com os jogadores do costume. O jogo começou com o Porto a mostrar-se e logo no primeiro minuto criou perigo e aos 9 minutos viu um golo invalidado ao Lizandro. O Sporting não se deixou ficar e subiu no terreno. O Miguel Veloso, que fez um jogo ao seu nível, ganhou em esforço uma bola no meio campo depois de cair e de se levantar logo a seguir (não sei se foram os avisos do Scolari) descobriu o Izmaiolov na esquerda. O Russo fez um bom centro para o avançado improvisado, o Simon, e este na pequena área fez o Helton passar uma vergonha com o seu frango.

Ainda os adeptos do Sporting festejavam o golo e sorriam perante o frango do guarda redes do Porto, já a o jogadores voltavam a carregar em direcção à baliza do Helton. A defesa do Porto faz um alivio para os pés do Moutinho, este descobriu o Pereirão, qual Pereirinha qual quê, na direita a fazer de Bosingwa e fez um centro perfeito onde apareceu mais um vez o ponta de lança improvisado, desta vez também ele em posição irregular, a desviar a bola o Helton ainda a conseguiu defender mas caiu na pior zona. O Pedro Emanuel preocupou-se em não deixar o Liedson jogar o Bosingwa ficou a ver que há por aí mais jogadores que jogam como ele e o Izmailov agradeceu a oferta e fez o segundo.

Daqui para frente o Sporting limitou-se a gerir o resultado, entregou a bola ao Porto e deixou-os correr atrás do prejuízo controlando à distância a vantagem confortável.

Ao intervalo o Professor, tentou emendar o erro que fez ao montar a equipa. Tirou o Marek que não fez mais do que andar nas mesma zonas do Fucile e colocou o Farias lá bem na frente entre os centrais Verdes e Brancos e com o Quaresma e Lizandro nas alas, e com o Lucho a derivar da direita para o meio voltando ao figurino do melhor Porto e que o coloca lá no topo da tabela.

O Porto é verdade que foi superior. Também é verdade que a defesa do Sporting por uma ou duas vezes ainda tremeu, mas foi capaz de manter o Porto em sentido que ia colocando a carne no assador com a entrada do Mariano para o lugar do Meireles passando a jogar num 4-2-4 e mais tarde com a entrada do Hélder Barbosa para saída do apagado Quaresma que perdeu algumas bolas e fez pelo menos um passe disparatado que ditou a sua saída.

De registo uma bola à barra por parte do Farias, cheira-me a bom jogador, um golo falhado pelo Liedson só com o Helton pela frente depois de uma boa jogada entre o brasileiro e o Moutinho.

Notas finais:
O Pereirinha fez um jogão, apanhar pela frente o Quaresma, por vezes o Lizandro, Mariano o Hélder Barbosa e ganhar quase sempre… obra e ainda teve oportunidade de ir lá à frente fazer estragos.
O Simon é poço de força.
Será que o Veloso está de volta ao que nos habituou?

Os Argentinos do Porto, tirando o Mariano, caramba são mesmo bons.

2 comentários:

  1. já vi o porto, no Estádio José de Alvalade, a jogar com 4 centrais (Couto, Aloisio, Lula e Paulo Pereira), 2 laterais (João Pinto e Vlk), 2 trincos e o Domingos sozinho na frente, sofrer durante 89 minutos fazer um remate à baliza e ganhar por 0-1.

    Qual é a dúvida?

    ResponderEliminar
  2. A dúvida é que não passam de dragões estilizados. Boa meu... Isso mesmo, os dragões estilizados em cavalos marinhos inocentes, só deitam fogo quando dominam o apito, ( já reparou que o desenho do dragão parece um cavalo marinho?)merecem este comemtário. São mesmo uns cavalões.. correm, correm e não marcam ao nosso substituto do nosso saudoso "DAMAS".
    Endovélico

    ResponderEliminar