terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Colunista convidado, por JMMA



BOLHINHAS DE CHAMPANHE

Se há tradições que me deixam atrapalhado uma delas é a de comer 12 passas, uma a uma, ao som das 12 badaladas da meia-noite, ao mesmo tempo que se formulam desejos para o ano novo. Caramba, 12 desejos é muita fruta! Nunca consigo lembrar-me do que devo desejar.

Começo muito bem, na primeira passa, por desejar “ter saúde”. Na segunda passa acrescento “ser rico”. Na terceira já só penso no campeonato e à quarta passa já não sei o que desejar. Hesito, olho para as outras pessoas, contentes, a interiorizar desejos uns atrás dos outros. Volto a tentar, ainda me ocorre a possibilidade de ir pela hipótese “que a fome no mundo acabe” ou “que o Nuno Gomes marque 30 golos”, mas como o impossível estraga a superstição, desisto. Acabo então por engolir as frutas secas todas de uma só vez, sem formular desejo algum.

Cheguei a pensar em adoptar outra forma de cumprir a tradição: em vez de comer 12 passas poderia, por exemplo, emborcar 12 taças de champanhe. Talvez as bolinhas e os vapores etílicos me dessem inspiração para inventar desejos uns atrás dos outros. Claro que ao décimo segundo copo só desejaria era ir para a cama dormir e a festa de fim de ano, no que a mim me dizia respeito, estava encerrada. Também era certinho que ao sexto ou sétimo cálice de champanhe a lucidez já não seria muita e os desejos para o novo ano começariam a ser totalmente duvidosos. Ao nono cálice já desejaria que Soares Franco equilibrasse as finanças do Sporting. Ao décimo, que o FCP repetisse as finais de Sevilha e Gelsenkirchen. Ao décimo primeiro pedia à Justiça clemência para Bruno, o Pidá da Ribeira, e o Vítor, o Bitro de Pereiró, em piedosa (mas lamentável) confusão com os homónimos e amigos Pereira e Peliteiro deste blogue… Não, o champanhe não era boa ideia.

Resolvi então planear o que havia de desejar para 2008, fazendo num papel a seguinte listinha, para não me esquecer de nada. Foi assim:

Desejo 1 – Ter saúde
Desejo 2 – Benfica campeão
Desejo 3 – Ser rico
Desejo 4 – Benfica campeão
Desejo 5 – Benfica ….

Bolas, não tenho mais ideias.

Bom ano para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário