domingo, 29 de junho de 2008
And The Winner is.... ESPANHA
sábado, 28 de junho de 2008
Colunista Convidado, por JMMA
QUO VADIS, VALE?
Mais uma vez Vale e Azevedo pasmou o país: vida faustosa em Londres, primeiras páginas de jornais, abertura dos telejornais. Não há dúvida que o homem sabe fazê-la. Três minutos no Jornal da Noite da SIC bastaram ao ex presidente do Benfica para passar de fugitivo a herói. “Não vou pelo meu pé para Portugal. Não vou pagar um avião para ser preso. Sou uma pessoa de trabalho. Não quero ser o bobo da corte da Justiça portuguesa’’.
E de réu passou a vítima. Lembrando com detalhe o lamentável episódio dos 17 segundos em que esteve em liberdade, e os seis anos passados atrás das grades, vitimizou-se. "Fui achincalhado, humilhado, gozado pela justiça portuguesa". Frases feitas para impressionar.
Não é a primeira vez que tal sucede. Portugal já se habituou a ver gente famosa, acusada e condenada, a gozar com a Justiça. Fátima Felgueiras fugiu quando soube que ia ser presa. Não se deu mal no Brasil, de lá pôs o seu advogado a chamar nomes à Justiça portuguesa e, quando quis, voltou, recandidatou-se à câmara. Ganhou-a e lá está. Presidente e sem mácula. Também há o caso dum senhor da bola, que quando soube que a Justiça lhe andava no encalço, ‘ausentou-se’ para Espanha em passe de toureio. Apresentou-se quando e como bem entendeu, entrincheirado numa horda de capangas que passavam casualmente por ali, em peregrinação para Fátima. Lá continua. Presidente de gabarito.
O povo não percebe nem tem que perceber as complexas explicações jurídicas para que tais coisas sejam possíveis. O que o povo sabe é que há uns senhores (e não só estes do exemplo infelizmente) que conseguem brincar com a Justiça, como quem dá pontapés na bola. E o que o povo sente é que a Justiça não é igual para todos. Nuns casos finge que dorme, noutros oferece de bandeja desculpas aos golpistas, que ainda por cima gozam o pagode enquanto o pagode ri.
E pelo caminho, a Justiça perde a lógica e o respeito. Não será por acaso (ou será?) que ainda ontem, no salão dos bombeiros da Vila da Feira, improvisado em tribunal, andaram cadeiras pelo ar, ao bom estilo dos westerns. Dois irmãos julgados por tráfico de droga levaram a mal a pena de prisão e vai de ajustar, ali mesmo, as contas com o juiz.
Por este andar, não se admirem. Vale e Azevedo ainda volta, recandidata-se e ganha. E alguém arranjará uma explicação.
Palavra de honra: nesse dia risco o Benfica da minha vida e inscrevo-me no Paços de Ferreira. Se ainda existir. Porque para esta actividade de feitiçaria que em Portugal dá pelo nome de justiça desportiva, ser honrado não compensa.
Best Of Euro 2008
sexta-feira, 27 de junho de 2008
POR QUÉ NO TE CALLAS ???
domingo, 22 de junho de 2008
sábado, 21 de junho de 2008
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Alemanha: 3 - Portugal: 2
- Guarda redes foleiro;
- Erros defensivos não compatíveis com este nível;
- Ronaldo em baixa;
- Treinador que tira um ponta de lança quando está a perder.
Pela positiva:
- Deco em grande. Grande Jogador! Foi o maior!
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Domínio Suiço em Jogo a "feijões"...
Miguel - Sem ritmo de jogo. sem confiança, enfim, não foi o Miguel que conhecemos no EURO2004. Aqui Scolari marca pontos ao colocar a titular o Bosingwa.
Pepe - Esteve ao seu nível, sem prejuízo da falta de marcação aquando do 1.º golo da Suiça. Jogador que é um gozo a ver jogar! Aqui Scolari marca pontos ao colocar a titular o Pepe.
Bruno Alves - Esteve ao seu nível. idem para o caso do Pepe...em todo o caso, o Ricardo Carvalho é de outra classe...Aqui Scolari marca pontos ao colocar a titular o Ricardo Carvalho.
Paulo Ferreira - jogador que ocupa um lugar que não é seu de raíz...esteve mal, sem confirnaça e algo apático, vai dái e Scolari (e muito bem), substitui-o pelo Jorge Ribeiro. seguindo o mesmo raciocínio de cima, não percebi porque Scolari não meteu inicialmente o Jorge Ribeiro...
Fernando Meira - Jogador imponente em campo. excelente sentido táctico, mas diferente na construção de jogo (não é um Deco ou um João Motinho).
Miguel Veloso - Jogador em ascensão na Selecção, mas ainda aquém daquilo que esta necessita. É algo lento e isso por vezes quebra o ritmo de jogo e não alavanca o contra-ataque...honestamente, não gostei de o ver jogar!
Raúl Meireles - idem, mas sem a questão da lentidão...
Nani - Gostei muito de ver jogar o Nani. se não fosse ter falhado um golo de baliza aberta, seria para mim o melhor em campo. é um jogador muito combativo, nunca vira as costas aos lances. Será porventura um sucessor de Simão e quiça, ainda melhor!
Quaresma - Neste jogo finalmente percebi o porquê de Scolari não o ter convocado para o Mundial da Alemanha e por não ser titular no EURO2008. Se me permitem, até entendo, agora, o porquê dos adeptos do F.C.Porto o assobiarem no Dragão. Estamos perante um jogador que não tem espirito colectivo, não defende, não pressiona.... é lógico que se trata de um excelente jogador, mas a continuar assim, não terá espaço na Selecção Nacional. durante praticamente todo o jogo, em especial na 2.ª parte, só via o Scolari a "ralhar" com ele, dando indicações, como se de um miúdo se tratasse...
Hélder Postiga - Jogador esteve em bom plano, pese embora, alguns falhanços de "baliza aberta". Tendo mais oportunidades, acredito que pode marcar neste EURO. É um jogador diferente do Nuno Gomes, pessoalmente, gosto mais do estilo do Postiga. Acho que o Sporting fez uma boa contratação.....
Nota final a Scolari. Confesso que tive muitas dúvidas sobre o onze inicial que o Seleccionador apresentou em todos os jogos, exceptuando este último. hoje, não tenho qualquer dúvida sobre a equipa titular! Scolari mostra e muito bem, que conhece bem os jogadores com quem trabalha! tem mérito nisso!
A pedido de alguns ilustres "bloggistas", junto seguem algumas curiosidades nests jogo:
Scolari apreensivo e quiça a pensar em Inglaterra...
sábado, 14 de junho de 2008
sexta-feira, 13 de junho de 2008
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Colunista Convidado, por JMMA
PORTUGAL, OLÉ!
Agora que os dias aquecem e o EURO nos sorri, não é qualquer braço-de-ferro de camionistas que nos bloqueia a alegria. A crise espreita do alto dos TIR – ‘Como Uma Força’ (diria a Nelly Furtado) - mas o povão não abdica da festa. Se preciso for, todos empurram o autocarro com ‘Vontade de Ganhar’ e ‘Havemos de Ir a Viena’.
Um grande motivo de alegria nos dias que aquecem, foi o 10 de Junho. Não tanto por ser Dia de Portugal, mas sobretudo por ser feriado. Sim, portuguesmente falando, celebrar e trabalhar são conceitos que não combinam. E se, como este ano, o feriado pede ponte, então, sentimo-nos duplamente patriotas.
O segundo motivo de alegria é o facto da nossa Selecção, ontem, ter sido a primeira a garantir a qualificação para a fase seguinte do Euro – a chamada ‘Fase nas Mãos de Deus’. É possível que tenha havido um acordo de bastidores com a Nossa Senhora do Caravaggio e que a divindade tenha intercedido favoravelmente na formação dos grupos, mas agora não é altura de falar nisso.
Outro motivo de felicidade acrescida (para alguns) é a saída à papo-seco do Sargentão. No Porto, recusam-se a festejar sem que a hipótese esteja concretizada, não vá o diabo tecê-las e o teimoso arrepender-se. Se bem que a equipa que ontem terminou o jogo contra os checos, apresentava tantos jogadores do Porto (actuais e ex) que mais parecia uma actuação da equipa ‘saudade’ do Dragão.
Motivo também de exaltação patriótica é a sorte da nossa Federação ser dirigida por um homem, Gilberto Madail, que nos habituou a deixar, na sua passagem pelos acontecimentos, admiráveis vestígios de oratória. Como aqueles de que, por exemplo, está recheada a sua recente entrevista ao Público. Só um cheirinho: (Recandidata-se?) «Não é minha vontade e, se Deus quiser, não me recanditarei». Excelente forma de interpretar o sentir do povo que, como se sabe, é - Deus queira que não se recandidate. E ainda este dislate, com o ar grave de quem tem nas mão (e na inteligência) os destinos da Humanidade: «gostaria que o meu sucessor fosse uma pessoa que eu pudesse apoiar». Uma sorte, de facto, ter este luminar da treta a dirigir o nosso futebol.
E como estamos, de facto, em maré alta, outro motivo de alegria prende-se com a decisão (esta semana) do Conselho de Disciplina da FPF, relativa à suspensão de 26 árbitros por actos de corrupção, apurados no âmbito do processo Apito Dourado estipulando penas que variam entre os quatro e os nove anos. Não obstante, continua a não haver castigos a dirigentes. Patente está, por conseguinte - a teoria não é minha, é do Gato Ricardo (RAP) – que em Portugal há árbitros de tal modo dispostos a deixar-se corromper que nem precisam de serem corrompidos para se corromperem. O futebol português é um bocadinho confuso mas muito estimulante.
Outro motivo e mais importante é, depois de séculos de tentativas de anexação e açambarcamento de craques por parte da Espanha, continuarmos a celebrar a nossa independência e os feriados que o Estado nos proporciona. Amanhã, outro. E já que é dia de Santo António, sexta-feira 13, e o Comité de Apelo da UEFA deverá dizer de sua justiça sobre o recurso do FCP (o Vítor que me desculpe) vou rezar assim:
Olá meu rico santinho / Padroeiro de Portugal / Dá hoje ao P… da C… / Um ataque de hemorroidal.
Para venenos de papa, remédios do diabo.
quarta-feira, 11 de junho de 2008
SCOLARI NO CHELSEA
PORTUGAL: 3 – REP. CHECA: 1
Se o resultado foi muito bom, a exibição foi apenas boa. Passamos por algumas dificuldades, uma vez que a República Checa actuou sempre de uma forma muito compacta, tendo a nossa selecção experimentado dificuldades que até ao momento eram desconhecidas. Como disse, não fizemos um grande jogo, pois a equipa não funcionou tão bem como no primeiro jogo. O meio campo foi muito lento e, especialmente durante a primeira parte, o jogo ofensivo não saía.
Mas as dificuldades sentidas no jogo de hoje são muito importantes para o futuro, já que torna o grupo ainda mais forte e ajuda o mesmo grupo a ganhar defesas contra equipas compactas, como é o caso do nosso adversário de hoje.
É sem dúvidas uma vitória que deixa água na boca para o futuro, mas é importante que os jogadores não se sintam campeões. Vou usar um cliché, mas que se aplica na perfeição: Portugal ainda não ganhou nada! Por isso, há que continuar a lutar como se não houvesse amanhã!
Tal como no post anterior sobre a selecção, volto a indicar os jogadores que estiveram em maior relevo:
- Deco: Tal como toda a equipa, melhor na segunda do que na primeira parte. Se na primeira já esteve bem (tendo marcado um golo), na segunda abriu o livro. Os seus passes, as suas mudanças de velocidade e aquela assistência para o Ronaldo, fazem dele, e para mim, o melhor em campo.
- Ronaldo: Não tendo feito uma exibição de encher o olho, tem que levar com esta distinção pelo excelente golo que marcou e pela assistência que fez para o Quaresma.
- Pepe: Desta vez, não por ter marcado, mas sim pela sua segurança defensiva. Mesmo com alguns lapsos, que foram repartidos com o Ricardo Carvalho, mostrou todo o seu potencial defensivo, especialmente pelo poder de antecipação que tem.
terça-feira, 10 de junho de 2008
Vitor Baía - Ordem do Infante D. Henrique
Este reconhecimento é mais do que merecido, uma vez que o agora director das relações externas do FC Porto tem história como poucos: mais de 400 jogos oficiais, 80 internacionalizações pela Selecção Nacional e ainda é o jogador que mais títulos conquistou ao longo da sua carreira. São 32 os títulos conseguidos, sendo que é igualmente dos poucos que conseguiu levantar os 3 troféus Europeus: Taça das Taças, Taça UEFA e Champions.
Parabéns Baía e Parabéns Cavaco!
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Aplicação móvel para acompanhar Europeu de Futebol - DOWNLOAD GRATUITO
A NoShape – Mobility Solutions apresenta oficialmente a aplicação NoShape Mobile Football, um conceito inovador de mobilidade, que permite acompanhar, em tempo real, tudo o que se passa dentro e fora dos relvados do Campeonato Europeu de Futebol, à distância de um simples telemóvel ou PDA, com o apoio da Microsoft e HP EMEA.
Esta empresa recém-criada, pertencente ao universo do Grupo SetCom - com mais de 20 anos de experiência em tecnologias de informação – associa o seu lançamento ao Mobile Football, aplicação de download gratuito, que surge a par do Evento Europeu de Futebol, com enfoque essencialmente nos mercados Europeu, da Ásia Central e América do Sul.
Com o Mobile Football os utilizadores podem aceder a informação detalhada sobre cada selecção, resultados e classificações, calendário de jogos e outras informações.
O conceito NoShape permite ainda a criação por parte dos utilizadores de uma “Mini-Liga”, em que um “capitão de equipa” convida a sua “comunidade” de amigos a apostar nos resultados de cada jogo do evento desportivo, acumulando pontos, consoante os resultados reais obtidos pelas equipas.
O Mobile Football tem compatibilidade com a grande generalidade dos terminais móveis existentes e conta com o apoio e certificação da Microsoft e HP EMEA.
A oferta da NoShape compreende uma panóplia de propostas arrojadas ao nível do desenvolvimento de soluções em mobilidade e comunidade, quer ao nível de negócio, como da informação e entretenimento.
As propostas da NoShape surgem para dar resposta a particulares e empresas cada vez mais exigentes, que procuram inovação associada a diferenciação e soluções just-on-time, quer a nível profissional, quer com carácter lúdico e para momentos de lazer.
Para informações mais detalhadas consulte http://www.noshape.com/ e/ou http://www.mobilefootball.noshape.com/
domingo, 8 de junho de 2008
Portugal: 2 - Turquia: 0
Loucura em Genebra!
O Foot Bicancas teve o privilégio de assitir ao jogo, a convite da sociedade EURO 2008, e privar com alguns dos "actores" do futebol Nacional e não só....
Achei engraçado estar também o Kofi Annan (e sua esposa) ...será ele um fervoroso adepto da Selecção Lusa?
Bom, mas quanto ao jogo, mais do que tecer vastos comentários (acredito que tudo já se tenha dito sobre o mesmo), vejam as fotos do magnifico espectaculo que Portugal nos proporcionou!
....Domingo lá estaremos de novo a apoiar a nossa Selecção!
Portugal olé,Portugal olé,Portugal olé,Portugal olé!!!