quarta-feira, 18 de abril de 2007

Colunista Convidado Residente, por JMMA

O Engenheiro Sócrates


Santos, o engenheiro, foi à sala de imprensa na condição de técnico e falou com todas as qualidades de Sócrates, o filósofo. Na mouche: «Agora (quer dizer, após nova jornada frustrante para o Benfica) há que na realidade recuperar fisicamente para tentar o segundo lugar».

A premissa, apesar de óbvia, não é despropositada para um filósofo. Repare-se: quem está em terceiro lugar bate-se pelo segundo, tal como o quarto se bate pelo terceiro e assim sucessivamente. Só que antes de o nosso ‘glorioso’ insubmergível Titanic ter encalhado no gelo do whisky de Jorge Costa, o discurso era outro.

Era, ou parecia ser? Enfim, quando a palavra de ordem ainda era «Não atiramos a toalha ao chão», pensava a malta lampiã com alguma razão de ser e muita paixão de ser que isso significava «não vamos desistir de lutar pelo título até ao fim, a vitória será nossa».

É verdade que a perspectiva para os «encarnados», já nessa altura era uma coisa assim como a Angelina Jolie – parece boa demais para ser verdade, e mesmo que não seja verdade ela é boa. Verdade é também que a malta lampiã já devia saber que em jogos de mata-mata, ultimamente a gente acaba sempre a explicar a injustiça de ter morrido. Mas lampião é assim. Entusiasma-se. E chega até a acreditar na virgindade da Heide que, como se sabe, fez agora 30 anos! Há que lhe refrear os ânimos (à malta, não à Heidi).

Por isso é que o engenheiro, depois de ver Braga pelo canudo de Sócrates, veio esclarecer a questão da toalha. Com o seu habitual esgar do colarinho apertado (e nesta altura do campeonato não é para menos) continuou a garantir socraticamente que não atirava a toalha ao chão, apenas a arrumava direitinha até para o ano. Limpinho, como quem gere uma falência certa.

Quer dizer: a malta que espere sentada, que ganhe juízo porque quanto a campeonato… reticências! Como é que o clube «maior» do Guiness, que já só parava em Glasgow para ir levantar a taça, no espaço de duas semanas chegou a este ponto?... Ponto.

Talvez o problema seja o Mantorras, talvez seja o poste. Talvez sim, talvez não. Talvez haja uma solução. Talvez. Definitivamente, talvez! Moral da história: «só sei que nada sei». Aliás, em matéria de filosofia, apenas me ocorre o conselho de Confúcio, grande mestre da Antiguidade: «Se pretendes verdadeiramente um coisa, o melhor para alcançá-la é não falares dela». Assim sendo, receio bem que a socrática revelação dessa apetência súbita do engenheiro técnico pelo diploma do segundo lugar possa revelar-se contraproducente. Seria um desastre se tal acontecesse. Aí a malta pode chatear-se e a História (Grécia séc. IV A.C.) pode repetir-se, sintetizada num grito: «Oh Sócrates vai beber veneno».

O que seria grande injustiça, convenhamos.

26 comentários:

  1. De facto é curiosa a mudança no discurso de um momento para o outro. Mas é bem verdade, a malta encarnada é assim mesmo: Entusiasmam-se.

    Mas a culpa nem será toda dos adeptos. A comunicação social tem grande responsabilidade. Quando o slb está a 3 pontos do primeiro, a nossa comunicação já o faz campeão. Quando o slb está nos quartos da Uefa, a comunicação social já o faz vencedor. Quando o Mantorras marca um golo, já o faz o melhor do mundo. E por aí fora!

    ResponderEliminar
  2. È verdade Vitor a comunicação social é assim mesmo!!!

    Ainda no ultimo fim de semana,no dia seguinte á vitória do FCP, noticias de 1ª pagina nos jornais.

    Derby na Luz duas semanas depois!

    Dupla de ataque do Benfica no próximo jogo, que seria 48 horas depois!!!

    E a vossa vitória era colocada num canto dos jornais, estamos a falar de todos os jornais!!!

    Se a noticia de 1ª pagina for sobre as vitórias do FCP, vende menos 20 a 30%, estes valores estão comprovados.

    Vitor ser REGIONAL é isto mesmo!!!

    NL

    ResponderEliminar
  3. Caro JMMA,

    mais uma prosa fantástica (para não fugir à regra). Muitos parabéns.

    O Fernando Santos nunca primou pelo discurso enérgico, motivador e que levasse as massas atrás dele.
    Desde que me lembro dele como treinador (Estrela, penso eu) que mantém sempre esta postura.

    Realista e pragmático, dirão uns, pouco ambicioso e meio "chocho" dirão outros.
    Eu acho que ele é mesmo assim e não vai mudar. É uma questão de personalidade.

    Compreendo que para os benfiquistas este tipo de discurso não encaixe muito bem, pois um dia lêem n'a bola e no record que vão ganhar tudo e mais alguma coisa e no outro o treinador diz que afinal vão lutar pelo segundo lugar.
    Mais uma vez... ele não vai mudar.
    Até porque se tentasse, acho que ia ser um esforço inglório pois não seria natural... iria parecer demasiado artificial para ser credível.

    Para além disso acho que os treinadores actuais vivem "bloqueados" pelo síndrome Mourinho... têm medo de "ser" Mourinhos.

    Finalizando o meu pensamento, até acho que o FS não é mau treinador, estará talvez nos 5 melhores portugueses, mas isso basta? Para um benfica com o corrente grau de exigência, nem o próprio Mourinho se aguentaria 2 semanas sem assobios...

    Quanto ao regionalismo aqui falado... a minha opinião é que prefiro ter o meu clube num cantinho do jornal, mesmo depois de uma estrondosa vitória, do que levar com insultos repetidos à minha inteligência semana após semana... e o pior é que eles gostam e ainda se gabam disso! :|

    ResponderEliminar
  4. Caro NL,

    Ser regional é isso mesmo. Eu sei. Já por muitas vezes escrevi sobre os interesses económicos dos jornais em detrimento dos interesses jornalísticos. Já escrevi "n" vezes sobre as vergonhosas primeiras páginas dos jornais aquando das recentes fases adiantadas das provas europeias onde o fcp esteve presente (2003 e 2004). Nessas alturas o destaque ia para os golos do Nuno Gomes nos treinos ou o parafuso novo do Mantorras.

    É verdade, ser regional é assim. Mas com franqueza e depois de pensar melhor (e de me render às evidências), prefiro assim. Prefiro ser regional e ter os títulos internacionais que o meu clube regional tem. E o mais importante é que já presenciei. Já vi o meu clube regional ganhar tudo o que havia para ganhar.

    Finalmente, antes assim do que ir atrás da falsa publicidade dos jornais e televisões (porque as televisões são iguais) aos clubes da grande metrópole e depois ser apanhado em fora de jogo.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. estou completamente de acordo com todos,e já agora só espero que este nivel de comentarios se mantenha,porque isto sim é que é trocar opiniões sem ter que se estar de acordo mas tambem sem ofensas,excelente nivel,não se estraguem.

    A.R.

    ResponderEliminar
  6. Oh Bítor,

    Também te lembras dos manos Calheiros?!

    Isso sim é que foi gestão internacional!

    ResponderEliminar
  7. Apenas uma pequena nota sobre a questão do regionalismo.

    Uma coisa é ser regionalista, e isso não me diz nada. É uma realidade como outra qualquer. Estou convosco (Vitor e Pedorido): o que conta é o que se ganha.

    Outra coisa diferente é ser provinciano. Essa pecha, sim, já mexe comigo porque está tão divulgada que existe em qualquer parte. No Porto como em Odemira, assim como na Capital (Lisboa)onde todos os dias se manifesta.

    Pensem nisso.

    ResponderEliminar
  8. Estou de acordo com os vossos comentários, mas existe uma realidade incontrolavél, o FCP não tem hoje o reconhecimento que tem o SLB porquê?

    Porque as vitórias do FCP foram sempre vistas pelas seus adeptos, como uma vitória sobre Lisboa, e não uma vitória do próprio clube, lembram-se da frase do Pedroto.

    Quando as vitórias forem comemoradas com cânticos a favor do clube, e não contra os adversários, assim sim, reconheço que chegaram á maioridade, até lá continuam a ser um clube Regional!!!

    NL

    ResponderEliminar
  9. Objectivamente e como o próprio nome indica, só existem dois (2) Clubes, verdadeiramente, Nacionais, a saber:

    - Sporting Clube de Portugal

    - Atlético Clube de Portugal

    Todos os restantes, estão limitados geograficamente pela cidade (Futebol Clube do Porto) ou pelo bairro (Sport Lisboa e Benfica) de origem

    ResponderEliminar
  10. caro N.L. mas eles não tem cantigos própios,por isso tem que aproveitar os dos outros.


    A.R.

    ResponderEliminar
  11. ser regional è isso mesmo,ser uma pequena parte,e so essa pequena parte tem o prazer de saborear essas vitorias, e sendo regional ou provinciano ainda da mais valor ao que se conquista...voces deviam-se perguntar o porque de um dos maiores clubes do mundo nao ganhar nada,sera porque?os outros sao mesmo melhores?

    como diz o vitor,eu tambem ja vi o mu clube ganhar tudo que havia para ganar e fico feliz po isso mesmo,e volto a votar pinto da costa!

    em relacao a regionalimo ou provencianismo,esse tipo de discussao levava-nos a outros horizontes e que nao sao praki xamados...


    saudacoes portitas e nortenhas

    e viva a luta da 2a circular

    ResponderEliminar
  12. Caros N.L. e A.R.,

    antes de mais quero dizer que sou profundamente contra o famoso cântico "slb, slb" a não ser que seja em jogos contra o benfica.

    Apesar disso desculpem-me, mas atirar-nos com esse tema à cara (que não deixam de ter a vossa razão) ou é hipocrisia ou falta de lembrança.

    Porventura não se lembram das imagens da TVI no autocarro do benfica aquando dos festejos do campeonato de há 2 anos???

    São todos iguais... nós cantamos "slb, slb", vocês têm cachecóis a dizer "porto é xxx"... qual é a diferença??

    Nesse aspecto ninguém fica a rir ou a chorar...

    Retomando o tema inicial, acho que os nossos títulos nacionais e internacionais (já temos mais que benfica e sporting juntos!!!) falam mais alto que qualquer capa de jornal ou abertura de telejornal!

    E não são a preto-e-branco!!!

    ResponderEliminar
  13. Caro Pedorido,

    Hipocrisia:

    Fingimento de qualidades, princípios, ideias ou sentimentos que não se possuem; falsidade;dissimulação.

    Canticos nos autocarro do Benfica, e o ano passado no autocarro do Porto, memória curta, ou falta de audição!!!

    Cachecois quem os não tem, memória curta ou falta de visão!!!

    Mais titulos que o Benfica e Sporting juntos, falta de memória ou dificuldades matemáticas!!!

    E reconheço que os vossos titulos são mais coloridas, café com leite, fruta exótica e viagens aos quatro cantos do mundo!!!

    NL

    ResponderEliminar
  14. Pelos vistos ninguém percebeu, ou se interessou de perceber, a diferença entre regionalismo e provincianismo.

    Se fossemos por aí talvez se evitasse muito do ruído fanhoso e inconsequente que se tem aqui produzido.

    Um dia destes, se vier ao caso, talvez eu volte à carga.

    E, meus amigos, 'post' no blogue não mete golos.

    ResponderEliminar
  15. Títulos Internacionais!!!

    Eh, pah... ó NL, aqui não dá para pôr desenhos, mas posso sempre pôr o link para uma imagem a ver se consegue compreender melhor o que eu escrevo!

    ResponderEliminar
  16. Mas vá.. eu faço-lhe o desenho... assim bem simplezinho para compreender bem:

    benfica - 2 Taças Campeões Europeus
    sporting - 1 Taça das Taças
    Total - 3 Taças

    FC Porto - 2 Taça Campeões Europeus
    1 Taça UEFA
    1 Supertaça Europeia
    2 Taças Intercontinentais
    Total - 6 Taças

    6 > 3!! Quanto a isto não há dificuldade nenhuma.

    ResponderEliminar
  17. Diz um lampião depois do jogo com o Braga para outros lampiões:
    - Temos que ver o diploma do gajo!
    Diz outro lampião:
    - O de engenheiro?
    - NÃO!... O de treinador...eheheh

    ResponderEliminar
  18. Pedorido!

    Será que não sei LER!!!

    "acho que os nossos títulos nacionais e internacionais (já temos mais que benfica e sporting juntos!!!)!".


    Hipocrisia:

    Fingimento de qualidades, princípios, ideias ou sentimentos que não se possuem; falsidade;dissimulação.

    E que eu saiba não andei consigo na escola, portanto dispenso o "Eh pah..."

    NL

    ResponderEliminar
  19. É por este tipo de comentários alardes e postura de "somos os melhoes do mundo" que eu consigo ser mais anti-Porto que o Pedorido anti-Benfica!!!

    E olhem que não é tarefa fácil, pois este Sr. (também dispenso o Eh Pah!!) é a figura mais alarde e palerma deste Blog... insultado por todos!

    A vida é assim...!

    JF

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Vocês simplesmente não existem...

    Andam aí os dois numa cruzada anti-PEdorido como se isso fosse mudar o mundo ou como se eu me importasse.

    Por um lado até acho uma certa graça o modo como se deixam influenciar pelos comentários, que ou não percebem ou não querem perceber, são, nitidamente provocatórios.
    E por outro, tão cedo não esquecerão este nick, PEdorido. Aproveito para vos deixar um convite a visitar esta magnífica terra no Norte do país. Terei muito prazer em ser o V. cicerone. Sem falar de futebol... se quiserem terei todo o gosto em vestir o fato aumentar o nível até ao céu e falar de coisas sérias. Discutir convosco o impacto que tem o aumento do crédito mal parado dos EUA na nossa bolsa de valores, o mais que certo spin-off na PTelecom, a separação da PT Multimédia da casa mãe, se o BCP vai subir ou não o preço de oferta na OPA ao BPI, se a OTA é o local indicado para o novo aeroporto, se os problemas com as habilitações do Sócrates são benéficas para a imagem do país, se o ministro Mariano Gago já se devia ter demitido ou não ou até falar sobre a prestação da Odete Santos em mais de 20 anos no parlamento, mas duvido que estejam com vontade disso, ou estão?

    Se me exalto (e por vezes excedo) a falar/escrever de futebol... acho que todos o fazem à sua maneira. Se é baixo nível? Não sei.. segundo os vossos padrões sim, segundo outros talvez não. A vossa medida de nível a mim diz-me tanto como a da Lili Caneças ou a do Ti Manel da Tasca... isto é um blog, não é uma reunião ou uma sala de aula.

    O insulto certamente não se enquadra em qualquer definição de nível. É dispensável e ponto final.

    Se o vosso clube não estivesse na posição em que se encontra, aposto que a V. reacção não seria esta.

    Enfim... isto para mim é uma brincadeira. Um hobby... para vocês é ponto de honra e ficam todos ofendidos com comentários de futebol!

    É assim a vida!

    ResponderEliminar
  22. Para o Pedorido os Blogs existem para "vomitarmos" todo o azedume que nos persegue.

    Não necessita de ler Saramago nem Pessoa!
    Basta ler o que algumas pessoas que aqui escrevem, para poder mudar essa atitude SECTÁRIA!

    Justificarmos que o escrever num blog é uma hobby, para ser mal educado, é extraordinario!

    Aconselho que antes de escrever tome um ENO!

    NL

    ResponderEliminar
  23. Caro PEdorido...

    V. é de facto uma figurita de BD...!

    Para quem "às se exalta" parece-me uma participação pouco "hobby" ou provocatória!

    Eu qualifico-a de muito séria e sentida.
    No entanto, até acho piada a este "chutar para o lado" do tipo "eu estou a provocar" e evocar chavões de jornais e rádio para mostrar alguma coisa que na verdade nem sei (nem estou interessado em saber!) se sabe!

    Agora deixe-me ler o Expresso deste fim-se-semana para evocar os meus termos de diálogo.
    Aguarde... esta operação pode levar alguns minutos!!!

    JF

    ResponderEliminar
  24. A sério... se depois disto vocês ainda não compreenderam o que eu quero dizer... meus amigos... não há milagres!!!

    Não dá mesmo! Dá é para rir... e muito.

    Ah e caro JF, todos esses termos bonitos e pomposos foram tirados de sites avulso... não precisa de os ir confirmar! Ou melhor... vá, vá! Veja lá se há algum erro para poder vir cá dar mais duas de letra.

    Vá... até podia dizer que vos pus mais uma cenourita à frente do nariz e, como sempre, resultava na perfeição, mas não vou ser mauzinho. Enfim, não se dêem ao trabalho... fica pra próxima.

    ResponderEliminar
  25. Com este seu último post penso que chegou... finalmente... ao limite da sua capacidade de argumentação.
    Não disse rigorosamente nada de jeito, nem de compreensível...! Apenas escreveu porque tinha de dizer alguma coisa! Já percebi que é daqueles que fala/escreve apenas porque.... sim!

    PAZ à sua alma!

    Já agora, em "atalho de foice" explico-lhe que a diferença entre Regionalista (que V. pensa que é) e Provinciano (que demonstra ser), é que o segundo é o resultado do primeiro sem convicções!

    JF

    ResponderEliminar
  26. Eu não disse que resultava na perfeição?

    Vai desempatar ou fica assim?

    ResponderEliminar