sábado, 14 de abril de 2007

Sporting: 4 - Marítimo: 0, por Joaquim Claro

Vitória sem mácula!

Com um golo aos 0.10’’, tudo se torna mais fácil...

O novo técnico do Marítimo, Alberto Pazos, após uma semana de trabalho inventou e deixou de fora três habituais titulares (Gregory, Marcinho e Douglas)! Mas para além desta alterações “cirúrgicas” (no 2º tempo viriam a entrar os 3...), a equipa pareceu, no seu todo, bastante anímica quer a nível físico quer a nível mental. O melhor jogador em campo na equipa do Marítimo foi o guarda-redes Marcos!

O Sporting apresentou o seu modelo de jogo habitual e repetiu o onze apresentado em Braga.

Para além do golo madrugador, durante a primeira parte o SCP dominou por completo, com excelentes trocas de bola a meio-campo mas sempre com o objectivo de a colocar rápido e em boas condições nos homens mais avançados. A segurança defensiva e a capacidade de transições rápidas que o Veloso oferece ao meio-campo do Sporting, faz com que o “nível” de jogo deste sector salte para um patamar superior. Assim, foi com naturalidade que o segundo tento chegasse perto dos 20’’, após uma recuperação de Tello na esquerda que coloca rápido no Levezinho e este assiste o Romagnoli que a uns bons15/20 metros da baliza remata de pé direito sem hipóteses para Marcos. Até ao apito para o intervalo ainda se assistiu a um bom par de combinações, que permitiram ao Marcos “ganhar” o título de “melhor em campo”. Nota de destaque para o amarelo mostrado ao Polga, na primeira falta que fez (!), ficando desta forma em risco de exclusão caso receba um quinto amarelo...

A segunda parte foi, praticamente, um decalque da primeira ao nível do domínio de jogo. As entradas de Douglas (ainda na primeira parte), Marcinho e Gregory, assim como o resultado já verificado, provocaram outro tipo de atitude por parte do Marítimo, mas a mesma foi sempre bem controlada pelo Sporting. Registo para os golos de Moutinho aos 80’’ (após segunda assistência de Pereirinha, o nosso reforço de Inverno!) e de Alecsandro já perto do 90’’ novamente, após um contra-ataque conduzido por Pereirinha na direita...).

Quero realçar a boa atitude mental da equipa nesta altura do campeonato! Atitude esta que é acompanhada por excelentes níveis físicos (em sprints de 5 metros, os jogadores do Sporting ganharam sempre... quem “andou lá dentro” ou acompanha o jogo de forma um pouco mais atenta, sabe bem o que isto significa). Este crescendo de forma surgiu no Dragão e tem-se mantido desde então. Faço votos que seja para manter, assim como, que não sejam factores “exógenos” a cortar o mesmo (confesso que estou receoso pela forma como o Polga recebeu o amarelo – sem discutir a justiça do mesmo – isto porque tenho bem presente o critério de amostragem de cartões, no último derbie realizado na Luz)...

7 comentários:

  1. Bom pensando melhor, agora falta empatar na Luz.
    Cheira-me que o Liedson e o Polga vão ter azares na próxima jornada...

    ResponderEliminar
  2. já começa a pressão para o arbitro poupar os jogadores do sporting,mesmo que estes partam as pernas aos adversarios,podem jogar esses e mais 9,pois se bem me lembro tambem jogaram em alvalade e o glorioso ganhou.joguem á bola e deixem as pressões de lado.viva o benfica,força glorioso.

    A.R.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Caro A.R.,

    penso que as pressões são normais. De ambas as partes.

    Se convém ao Sporting que os dois jogadores não vejam cartões, o contrário também se aplica ao benfica!

    Mas o Paulo Bento já disse que os ia utilizar contra a Naval. E isso também demonstra alguma coragem.

    Quanto ao jogo, parece-me que a vitória do Sporting é sem espinhas. O Marítimo foi uma sombra daquilo que pode fazer.
    Também, um golo aos 10 segundos destrói qualquer estratégia...

    Mas muito mérito ao Sporting que jogou bastante bem e 4-0 até acaba por ser um resultado lisonjeiro para o Marítimo.

    E com isto, temos o campeonato da 2ª circular no auge! :)

    ResponderEliminar
  5. Pedorido,

    Vai "falar" com o Atlético...

    ResponderEliminar
  6. AH AH AH AH AH AH...

    Tadinhos... tão pobrezinhos de espírito que são!

    Como disse o outro:
    "Perdoa-lhes que eles não sabem o que fazem (dizem)!"

    PS: ao menos assine para saber com quem tou a falar!
    PPS: Curioso como este país fica virado do avesso quando os lampiões não ganham nada!

    ResponderEliminar
  7. Não assinar ou assinar "Pedorido", qual é a diferença?

    Vai para a Tapadinha.

    ResponderEliminar