quinta-feira, 12 de março de 2009

FCP: 0 - Atlético de Madrid: 0


Era escusado tanto sofrimento, tendo em conta a tamanha superioridade que o Porto evidenciou nas duas mãos. Porém, quando não se marca tantas oportunidades como aquelas que o Porto dispôs, o sofrimento é inevitável.

Foi um jogo de nervos porque as equipas sabiam que quem marcasse primeiro arriscava a seguir em frente. Por um lado um Porto que, embora tivesse vantagem no marcador, sabia que não podia facilitar porque o Atlético podia fazer mossa a qualquer momento. Do outro lado, um Atlético que não podia deixar o Porto marcar primeiro, sob pena de perder irremediavelmente a eliminatória. O receio que tinha ao pensar que o Porto podia jogar para o 0-0 dissipou-se logo nos primeiros minutos, uma vez que o FCP foi para cima dos Madrilenos, não os deixando respirar. Foi assim nos primeiros 15 ou 20 minutos, altura em que o Atlético melhorou e equilibrou. No entanto, este equilíbrio não resultou em nenhuma jogada de perigo para a equipa visitante.

Na segunda parte, o Porto foi ainda maior. Grande postura, muita personalidade e várias situações de golo. A bola só não entrou, ou por culpa dos ferros ou então porque o GR Argentino defendia aquilo que parecia impossível. O que é verdade é que o Porto foi o único que tentou ganhar. Aliás, achei muito estranha a postura que o Atlético teve em campo. Para uma equipa que precisava de ganhar fez muito pouco, tendo uma atitude muito passiva. Nota para entrada do Maniche em campo, pois chegou a arrepiar. Não é todos os dias que se vê uma ovação daquelas a um adversário.

Feitas as contas finais, chegamos à conclusão que o Porto nem precisou de ganhar para passar aos quartos de final desta competição. O Porto volta a estar entre as 8 melhores equipas da Europa, sendo que devemos estar todos orgulhosos desta equipa, já que quando olhamos para as 8 melhores, chegamos à conclusão que estão 4 equipas Inglesas, 2 Espanholas, 1 Alemã e uma Portuguesa. É verdade, Portugal estará representado nos quartos de final. Para uma equipa que muito se desconfiou no início da época (onde me incluo), não está mal.

Finalmente, estou com um feeling que nos quartos vamos apanhar com uma das duas seguintes equipas: Villarreal ou Bayern de Munique (para vingarmos o Sporting).

3 comentários:

  1. Não dou os parabéns ao FCP porque não dou parabéns a batoteiros.

    De qualquer modo, reconheço que mereceram passar a eliminatória.

    Mas há coisas que me causam estranheza:

    1. Uma equipa tem uma eliminatória a duas mãos;

    2. Essa equipa encontra-se em primeiro lugar na liga do seu país;

    3. A equipa adversária encontra-se em sétimo lugar na sua liga;

    4. A tal equipa empata a primeira mão fora;

    5. A tal equipa empata a segunda mão em casa;

    6. Essa equipa passa a eliminatória sem ganhar nenhum dos jogos;

    Reacção da imprensa do país dessa equipa sobre uma passagem à rasca contra o sétimo classificado do país vizinho:

    O Jogo: "Topo da Europa"

    Jornal A Bola: "Magníficos".

    Eu entendo que os tipos se tenham apurado... Mas há limites para tudo.

    ResponderEliminar
  2. Kikas, pela primeira vez compreendo-te bem:

    A dor de cotovelo é tramada.
    Aqui fica a minha solidariedade!

    ResponderEliminar
  3. Vítor,

    Já o disse e reafirmo: não louvo nem invejo vitórias da corrupção...

    ResponderEliminar