sexta-feira, 13 de março de 2009

MAS PORQUÊ?


Tenho um amigo que, em situações aflitivas, utiliza muitas vezes a pergunta: Mas porquê, meu Deus? Às vezes, chega a avançar para um desesperado: Mas porquê, mãezinha?

Conheço igualmente muita gente que deve fazer estas mesmas questões, num contexto futebolístico, mas de uma forma silenciosa, não partilhando com aqueles que privam directamente porque preferem pensar “nós continuamos a ser os maiores. Os outros são uns ladrões”. Se fossemos adaptar as tais questões, elas ficariam do tipo: “Mas porquê é que o Porto continua a ganhar, meu Deus?” ou então “Mas porque é que o ciclo do Porto nunca mais entra na fase descendente, mãezinha?”

E tenho pena que não façam estas questões, pois as respostas até eram fáceis de dar. Ou seja, o Porto ganha mais porque tem tido os melhores jogadores, tem quase sempre melhores treinadores (até teve um que pela primeira vez na história do futebol, deu dinheiro com a sua transferência), tem de longe a melhor estrutura organizativa e porque tem um presidente que percebe mais de futebol do que todos os outros juntos. Simples.

Para além destes factos, devo confessar que existem ainda outros que também ajudaram, nomeadamente a aselhice dos adversários e todos os erros que ao longo dos anos permitiram ao Porto distanciar-se. Para além dos erros estruturais, lembro-me, assim de repente, de erros primários com são a dispensa de jogadores como o Deco e Maniche ou a dispensa de, imagine-se, um treinador chamado Mourinho. Curiosamente estes três ex-colaboradores do Porto foram campeões da Europa de Clubes ao serviço do FCP.

Mas porquê, meu Deus? Perguntam as mesmas pessoas? A grande diferença é que uns sabem tocar viola e outros fingem que sabem. Enquanto que uns continuam com o profissionalismo que permite colher vitórias, outros preferem manobras de diversão para distrair os seus adeptos. Atrevo-me mesmo a dizer que os rivais do Porto estão como o nosso governo. Tudo é desculpa para não assumir os próprios erros.

Mas porquê, mãezinha? Porque, enquanto que uns gastam a sua energia para fazer o seu clube melhor, outros gastam a sua energia para tentar denegrir aquilo que foi criado com esforço e trabalho.

Mas eu percebo. É bem mais fácil falar mal do que está bem do que começar a fazer bem, aquilo que está mal!

3 comentários:

  1. Mas porquê mãezinha...

    Mas porquê mãezinha... porque é que PC recebe árbitros em casa antes dos jogos.

    Mas porquê mãezinha... porque é que o Juiz do CJ da FPF, assumiu em tribunal que nos anos 90 era usual a compra de árbitos

    Mas porquê mãezinha... porque é que a irmã de Carolina assumiu ter recebido 5.000 Eur, para difamar a irmã em tribunal.

    Mas porquê mãezinha... porque é que PC estava Espanha, quando a PJ se preparava para o prender em sua casa.

    Mas porquê mãezinha... porque é que Pérola Negra, foi nos últimos anos um antro de tráfico de influências, corrupção e pagamento de favores.

    Mas porquê mãezinha... porque é que há escutas a corromper árbitros sem que ninguém as negue em tribunal.

    Mas porquê mãezinha... porque é que os Portistas só vêm méritos nas suas vitórias, e ignoram os últimos 20 anos de influências/pressões/corrupções lideradas pelo seu presidente.

    Mas porquê mãezinha...

    ResponderEliminar
  2. O paleio está bem esgalhado. Porém, existe um forte porém...

    Dê-se de barato que o FCP tem tudo melhor: tem melhores jogadores, melhor organização, melhor gestão e até um presidente que é um sábio.

    Mas que eu saiba o futebol (ainda) é um jogo. Está sujeito a factores alietórios tipo moeda ao ar.

    Ora, a moeda não pode calhar sempre coroa. Por que é que no nosso campeonato a bolinha maluca da roleta vai parar sempre à mesma casa? É tão simples de ver quanto isso.

    Mas de resto é um bom paleio.

    ResponderEliminar
  3. "(...) o Porto ganha mais porque tem tido os melhores jogadores, tem quase sempre melhores treinadores (...), tem de longe a melhor estrutura organizativa e porque tem um presidente que percebe mais de futebol do que todos os outros juntos. Simples. (...)"

    Caro Vítor, mas achas que alguém, no seu perfeito juízo (além dos adeptos do FCP, naturalmente...), que acompanhe regularmente o futebol, ainda acredita nesta "ladainha" que o sr.corrupto e os seus seguidores tanto gostam de pregar?

    Foquemo-nos nas questões essenciais e não em atirar areia para os olhos das pessoas.

    Eu proponho que começemos por desmentir as escutas...

    ResponderEliminar