segunda-feira, 9 de março de 2009

Naval:1 Benfica:2

Depois da vitória do Sporting e da passagem de modelos da equipa de reservas do FCP em Matosinhos, o Benfica estava pressionado a vencer.

Os jogadores assumiram esta responsabilidade, e à semelhança do que aconteceu a semana passada na Luz, os encarnados entraram a todo o gás a pressionar o adversário. Atitude que deu frutos, com o primeiro golo de Aimar com a camisola encarnada logo aos 4 minutos.

Depois… depois o Benfica altera tacticamente. Torna-se um equipa expectante, ofensivamente passiva, na espreita do erro adversário, atacando apenas em contra-ataque.

Até aqui tudo certo. O problema é que a Naval não errava e o Benfica não conseguia fazer bem as transições ofensivas que lançavam os contra-ataques, e cedo percebi que era uma questão de tempo até a Naval começar a ganhar confiança e a colocar em respeito Moreira.

Por isso, não fiquei surpreendido quando a equipa da Figueira chegou ao empate. Entendia esta postura tactica do Benfica com 2 ou 3 a zero. Agora com 1-0, tornar-se uma equipa na espreita do erro adversário, não me parece a forma mais eficaz de abordar o jogo.

E tanto assim é, que depois do empate, o Benfica não marcou mais 2 ou 3 golos porque as bolas não entraram, e a Naval pressionada, não conseguiu sair a jogar.

Quique, tem de rever esta “matreirice táctica” que já resultou no Dragão. Basta um erro individual para colocar tudo a perder. E isso ficou bem vincado em Alvalade.

Despois desta jornada, estou muito confiante no título. O futebol também é feito de estatística. E estatisticamente, o FCP esta época já não deverá ter mais penaltis a favor mal assinalados, penaltis de mão na bola quando esta nem sequer vai na trajectória da baliza, e assistências para golo do meio-campo dos defesas adversários. E para que as contas fiquem equilibradas, estes incidentes da sorte, deverão reverter a favor daqueles que ainda não foram bafejados pela “fortuna”.

Nos meus cálculos, só há uma variável que pode falhar. E se a sorte tiver sido provocada?!

8 comentários:

  1. Não percebo como é que uma pessoa isenta e justa como tu não diga que o segundo golo resulta de um livre inventado pelo árbitro.

    Estatisticamente, quantas ajudas terá mais até final de época.

    É tão fácil ser isento com os outros.

    PS: a mesma equipa de reservas do FCP foi ganhar ao Dragão na 1ª volta. Mas isso foi para disfarçar, certo?

    Valha-me deus...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/3/09 15:34

    "Atitude que deu frutos (...)" então mas isso não era o que se dava aos árbitros?? Ai, lá estou eu... Tenho de me corrigir!!!

    "E estatisticamente, o FCP esta época já não deverá ter mais penaltis a favor mal assinalados, penaltis de mão na bola quando esta nem sequer vai na trajectória da baliza, e assistências para golo do meio-campo dos defesas adversários. (...)" achas que não? eu até aposto que o lucho vai ser o melhor marcador da primeira liga! Mas não com penaltys, claro está!

    ResponderEliminar
  3. Luis,

    O nosso Benfica ultimamente só me parece o "Vasquinho da Anatomia". O tal d'A Canção de Lisboa que só começou a estudar quando perdeu a mesada das tias. Nessa altura, quando tudo parecia perdido, deu a volta por cima e, com fado e um copo de tinto, até aprendeu o esternocleidomastoideu. Foi assim, ontem, mais uma vez, a táctica do nosso Benfica. A chatice é que já não tenho mais unhas para roer.
    E o Porto ali tão perto... (como diz a outra canção).

    ResponderEliminar
  4. Luis,

    O nosso Benfica ultimamente só me parece o "Vasquinho da Anatomia". O tal d'A Canção de Lisboa que só começou a estudar quando perdeu a mesada das tias. Nessa altura, quando tudo parecia perdido, deu a volta por cima e, com fado e um copo de tinto, até aprendeu o esternocleidomastoideu. Foi assim, ontem, mais uma vez, a táctica do nosso Benfica. A chatice é que já não tenho mais unhas para roer.
    E o Porto ali tão perto... (como diz a outra canção).

    ResponderEliminar
  5. Mas é preciso eu dizer?!?!?! Foi evidente para todos.

    Era problema de isenção se eu tivesse dito que era mão.

    Mas acho que o golo foi legal, não?

    ResponderEliminar
  6. Acabei de ler a tua crónica. Não te esqueceste de nada? Dois golitos oferecidos pelo Leixões, e que contribuiram decisivamente para a vitória.

    Ai essa isenção!!!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar