Finalmente a inovação chega ao futebol. De facto, era incrível como é que numa era de TI's, o futebol e os seus responsáveis ainda não tinham aproveitado a tecnologia que existe hoje em dia. Esta melhoria vai ser testada no próximo mundial Sub-17, que terá lugar no Peru. A chamada "Bola Inteligente", produzida pela Adidas, terá um chip que pesa 12 gramas. Este vai permitir determinar com precisão se a bola cruzou ou não, quer a linha de fundo, quer a linha lateral. Ou seja, as dúvidas que por vezes existem em saber se a bola entrou ou não na baliza terminarão.
Os estádios terão antenas posicionadas nas extremidades do campo, e caso a bola transponha qualquer uma das linhas, o chip emitirá, através de um computador central, um sinal sonoro com essa indicação. O árbitro terá no pulso um receptor para que seja avisado sempre que o "alarme" for accionado. Este sinal é dado em tempo real, permitindo uma decisão imediata por parte do árbitro.
Com esta bola, o fora de jogo também poderá ser avaliado pelo mesmo sistema, bastando para isso que se introduza nas caneleiras dos jogadores um outro chip de modo a conseguir cruzar os sinais recebidos pelo computador central.
Esta "bola inteligente" consumiu seis anos de trabalho e um investimento de 10 milhões de Euros. Curiosamente esta bola chega quase 40 anos depois de a Alemanha ter perdido uma final para a Inglaterra em pleno estádio do Wembley , num dos lances mais polémicos da história do futebol. Depois de um empate a dois golos no tempo regulamentar, o árbitro validou um golo aos Ingleses que nunca existiu (após imagens da TV), dando assim o título de campeão do mundo.
Com esta bola o golo do Benfica contra po ~FCP na Luz no ano passado.... era limpinho!!!
ResponderEliminarCurioso... a FIFA não permite o recurso a imagens para decisões durante o jogo mas apresenta uma "bola inteligente"...
ResponderEliminarQuem é o fabricante da bola?
Quem é o patrocinador da FIFA à perto de 20 anos?