sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

SLB: 0 - Metalist: 1


É verdade, também eu sucumbi aos interesses editoriais e por isso reservarei as próximas linhas para falar do Benfica.

Na ausência de comentários ao jogo de ontem, avanço eu. Não comentarei propriamente o jogo de ontem porque não vi, mas sim a campanha do Benfica na presente edição da UEFA.

E para início de conversa, devo dizer que, na minha modesta opinião, foi um completo desastre. O desastre da campanha foi mais ou menos igual ao desastre da bilheteira que se viu ontem na luz, considerando que estamos a falar de um jogo da UEFA (apenas 11.000 pessoas). Num grupo de segunda linha, acabar em último, com apenas 1 ponto e duas derrotas em casa é francamente muito pouco para uma equipa que tanto se reforçou. E ao contrário dos anos anteriores, os reforços foram de peso. O Benfica contratou excelentes jogadores, sendo que atletas como o Sidnei, Aimar, Carlos Martins, Reys e Suazo podiam e deviam ter feito mais. É muito dinheiro para tão pouco.

Isto é a prova mais do que evidente que um clube não se faz apenas de jogadores de top. Faz-se, em primeiro lugar, de uma estrutura e de uma cultura que sustente os jogadores. É muito mais importante ter uma cultura vencedora do que super-estrelas. Por muito que se diga e por muitas primeiras páginas que se façam com os craques do Benfica, o que é certo é que o Benfica não tem estofo de campeão. O próprio Quique diz que o jogo de ontem foi o reflexo dos últimos anos do Benfica.

Mas também o Quique tem responsabilidades, pois foi ele que escolheu a equipa, fazendo com que o Benfica ficasse com o melhor plantel de que me lembro. Para mim, o facto de a equipa ser nova não serve de desculpa. Que diriam ao Jesualdo (incluindo-me neste grupo) se não se apurasse para os oitavos de final, sabendo que também tem uma equipa praticamente nova?

Não posso dizer que fiquei triste com a eliminação do Benfica, mas confesso que fiquei um pouco constrangido pelo último lugar de uma equipa Portuguesa num grupo fraquinho.

1 comentário:

  1. Anónimo6/1/09 17:22

    i think the archive you wirte is very good, but i think it will be better if you can say more..hehe,love your blog,,,

    ResponderEliminar