sábado, 20 de dezembro de 2008

Toques de Cabeça


VOCÊS SABEM MUITO BEM DO QUE É QUE ESTE POST TRATA
Por JMMA


“Achei um despropósito o destaque dado há dias nesse blogue ao livro do professor Freitas, ‘A Crise no Conselho de Justiça da FPF bla-bla-bla’. Um blogue sobre futebol que se permite promover gente doutras modalidades e que, ainda para mais, esconde a sua propaganda sob a capa da ética, devia mas é sentir vergonha de fazer tábua rasa do grande acontecimento dos últimos tempos no nosso futebol – ‘Vocês sabem do que estou a falar’. Há por aí menino que não merece nem escrever em portas de WC quanto mais cronicar no Footbicancas. No Noddy, onde reina a seriedade, o Sonso e o Mafarrico são dois personagens distintos. Mas nesse blogue da treta, o Sonso e o Mafarrico são uma e a mesma pessoa. E vocês sabem de quem eu estou a falar», escreve-nos de Palmela um ex futebolista, ex treinador e actual agricultor que nem preciso de dizer quem é, porque todos vocês já estão carecas de saber.

«E digo mais – continua o leitor de Palmela – surpreende-me bastante que quem tanto critica o jornal Record por não ligar peva aos feitos do Futebol Clube do Porto, possa ele próprio ignorar um acontecimento no futebol português que foi um abalo de grau sete na escala de Carolina: ‘Vocês sabem do que estou a falar’. Estou a falar dum livro que além de demonstrar que Camões não existiu (os Lusíadas foram escritos por um desconhecido que por acaso também se chamava Camões) põe a nu os meandros do futebol e da corrupção desportiva, e mostra à evidência Pinto da Costa e os irmãos Oliveira como as maçãs podres do futebol português», algo que, até agora, só 9 milhões de portugueses é que sabiam.

«Sei muito bem porque é que no Footbicancas não querem saber do que é que eu acho sobre o assunto que todos vocês conhecem. Não preciso de dizer nada, todos vocês sabem o que eu penso. E todos vocês pensam o mesmo, só que não têm coragem para o dizer. Vocês sabem perfeitamente do que eu estou a falar: enquanto o gajo de Famalicão, que diz mal do Record, continuar a pintar as coisas do modo que todos vocês conhecem, nada vai mudar. O que é preciso é uma limpeza, correr com os gajos que vocês sabem e que não estão aí a fazer mais nada que não seja fazer aquilo que muito bem sabemos. E todos sabem que eu digo sempre a verdade. Aliás, como dizia o outro que não preciso de dizer quem é porque não foi ele que escreveu o livro que todos vocês conhecem, ‘Portugal é um país marítimo’, portanto, não precisamos mais de Costas», conclui o leitor de Palmela sem papas na língua.

Posto isto, a nossa conclusão é que o que vocês estão a pensar é exactamente o que eu, e todos aqueles que não se deixam corromper também pensam. ‘Cem’ papas na língua é peso de mais para a língua.

Sendo assim, quem estiver interessado:

VOCÊS SABEM DO QUE ESTOU A FALAR
Autor: Octávio Machado; Editora Livros D’Hoje; Colecção: esoterismo; 296 Páginas; 12,00 €. Incluiu, de bónus, dois capítulos sobre agricultura biológica, um sobre adubos orgânicos, um outro só acerca do grelo da batata e ainda dois parágrafos sobre como conseguir pepinos e abóboras gigantes sem ser no Entroncamento.

5 comentários:

  1. Engraçado que para quem gosta tanto de ler, nunca o vi ler o livro do Veiga, ou o do processo do apito encarnado (vocês sabem do que estou a falar).

    Na verdade, o que o JMMA gosta é de dar picadas ao FCP, venham elas de onde vier. Já estou a ver o próximo livro do Barbas sobre a relação do tinto com as vitórias do Porto, cujo conteúdo vai ser certamente sugado pelo JMMA (o livro, entenda-se. Não o tinto).

    No natal, o gajo de Famalicão está a pensar oferecer ao JMMA o livro dos êxitos do FCP para ver se aprende o ABC de se como ganhar dentro do terreno de jogo e não envergonhar o País (quem é que queria mesmo participar na Champions?)

    Bom natal, boas leituras e abraço ao gajo de Palmela. Que escreva mais vezes, pois a malta gosta de se rir com as suas baboseiras!

    ResponderEliminar
  2. Caro Vitor,

    Quem disse que eu tinha lido o livro do palmelão? Apenas ando atento à produção editorial, mais nada. E no caso em questão, é como a carruagem: olhando para a capa vê-se logo o que vai lá dendro.

    Essa do livro das Glórias do FCP, confesso que não me entusiasma muito. Ainda se fosse o livro das Glórias, das Doras, das Rosetes, das Xanas, das Milus, etc., etc. do FCP. Mas também não lhe vou exigir tanto.

    Já agora para não dizer que sou clubisticamente vesgo, deixo-lhe uma sugestão de leitura a gosto para os seus lazeres de Natal:

    Jorge Nuno Pinto da Costa - O Portador de Alegrias
    Autor: Rodrigues, Jorge
    Editora: Ideias & Rumos

    Vá por mim. Verá que o Rodrigues é como o OMO - «lava mais branco»!

    Bom Natal também para si e para os seus. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ainda para o Vitor:

    Não percebo essa de «envergonhar o país». Se o RECORD diz que o Suazo é o novo Eusébio, o Quique Flores dá ares do Obama e o Rui Costa é o Keynes da gestão desportiva, você tem alguma dúvida? Ah, pois é!

    ResponderEliminar
  4. A merda, por mais camuflada que seja, é sempre merda. O sujeito de Palmela, outrora odiado quando fazia parte dos quadros do FCP é agora um herói sulista!
    Neste país merdoso, basta dizer mal do FCPorto e do sr. Pinto da Costa e logo se é escritor ou elogiado... Irra.
    Deve ser por isso que 80% dos lampiões que conheço ou são empregados de mesa ou vendem pneus de "linha branca".
    Percebe-se a tacanhez e inveja deste povo outrora orgulhoso, hoje miserável.
    Felizmente ainda subsiste um espaço, o Condalo Portucalense, onde embora sobrevivam alguns lampiões tristes e gastos, é a esperança para um amanhã feliz e... independente da mouraria.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/1/09 17:22

    how can you write a so cool blog,i am watting your new post in the future!

    ResponderEliminar