sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Os Portugueses e a Champions

Já se sabe que a Champions não foi desenhada à medida dos clubes Portugueses. Foi antes desenhada a pensar nas receitas astronómicas, e essas só podem ser alimentadas pelos colossos europeus. Os Portugas fazem pela vida e tentam todos os anos intrometer-se no caminho dos grandes da Europa. É uma espécie de lotaria cuja probabilidade de êxito é tão reduzida, quanto reduzidos são os nossos orçamentos, quando comparados com os bichos papões.

Mas se é verdade que esta competição não foi feita a pensar nos pobres dos Portugueses, não é menos verdade que, apesar de tudo, fazemos mais do que estávamos obrigados. Isto é, se considerarmos que os orçamentos dos clubes Portugueses, quando comparados com os gigantes Europeus, não são mais do que uma gota no oceano, chegamos facilmente à conclusão que os nossos clubes são uns verdadeiros Brites de Almeida (mais conhecida por Padeira de Aljubarrota). Só este facto explica os duelos que conseguimos fazer, dentro das quatro linhas, com Liverpool’s, Man United’s ou Milan’s.

Por isso, todos os anos existe uma enorme expectativa para saber se conseguiremos ou não emboscar os inimigos. É claro que a expectativa é maior para uns do que para outros, ou seja, entre os clubes Portugueses há uns mais habilitados para o sucesso do que outros. E isto tem sido notório nos últimos anos. Há um Porto com maior probabilidade de sucesso e depois há um Benfica e um Sporting, que tentam correr ainda mais por fora.

O Porto é sem dúvida a equipa Portuguesa mais apetrechada para fazer frente aos maiores da Europa. Foi assim em 2004, quando conseguiu a tal lotaria e está a ser assim este ano. É que para se conseguir alguma coisa na Champions não são só necessários bons jogadores. É necessário ter uma estrutura muito profissionalizada que consiga dar todo o apoio ao Front Office (técnicos e jogadores) do clube. E mais uma vez o Porto está a anos-luz dos restantes Portugas. Enquanto que no Porto existe uma estrutura altamente profissional e coesa, nos outros existe uma estrutura que volta e meia anda às turras. E para turras já bastam os orçamentos!

2 comentários:

  1. Excelente questão: o figurino competitivo da Champions.

    Totalmente de acordo: «é verdade que esta competição não foi feita a pensar nos pobres», ponto. (Retiro «dos Portugueses»)

    É verdade, que em Portugal há clubes com melhores performances que outros e o Porto, ultimamente, tem sido um deles.

    É verdade, sim, que a estabilidade organizativa dos clubes pesa (como não haveria de pesar!)

    Mas o meu ponto em relação à Champions prende-se com o futebol.

    Não sei se o Vitor concorda, mas para mim há algo de enganador na Liga dos Campeões. É como os Óscares: estão lá os maiores orçamentos, os actores mais mediáticos - mas nós sabemos que não é ali que palpita o verdadeiro cinema.

    É evidente que a Champions, com os seus orçamentos fabulosos, foi desenhada para a televisão. Mas televisão e futebol não são uma e a mesma coisa.

    Por isso mesmo é que cada vez é menor o grupo de candidatos à consagração europeia.

    O que ainda continua a emprestar à prova algum 'cheirinho' a futebol genuino são os 'outsiders' românticos, como o FCP.

    Até quando isso se poderá verificar é esse o verdadeiro enigma.

    Um dia, havendo paciência e oportunidade, pode ser que volte ao tema.

    (Futebol é, este fim-de-semana eu estar a torcer pelo Estrela, que tanto quanto sei nunca foi nem se sabe se alguma vez irá à Champions).

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro JMMA,

    É sempre um gosto trocar algumas ideias com o meu amigo.

    É bem verdade, a Champions é um género de T-Club (pelo menos dos tempos que andem pela capital):

    Só os VIP's é que tinham acesso aos whisky's velhos, quando na verdade a animação vinha do pessoal que bebia água na casa de banho, dizendo para o lado que estava farto de álcool!!

    O que vale é que, assim como no T-Club da altura os bicancas lá entravam, na Champions lá entram uns pobretanas de vez em quando!

    E é por isso que o futebol nunca acabará!!

    Forte Abraço!

    ResponderEliminar