sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Parabéns Portugal...


Todos felicitam a Selecção pelo apuramento, e eu não fujo a regra. Por isso, quero sentidamente PARABENIZAR a nossa Selecção: os jogadores, os roupeiros, o tratador de relva, o presidente da FPF, o brasileiro Pepe, e para mim,o grande responsável pelo apuramento…o Srº Scolari.

Não sou muito velho, mas tenho recordações futebolísticas suficientes para me lembrar, que antes do Scolari estar à frente da Selecção, as nossas preocupações nas últimas jornadas estavam relacionadas com cálculos probabílisticos que, nunca percebi bem porquê, acabavam por nunca favorecer a nossa Selecção. Era do género: ir à Alemanha dar 7 secos, e ao mesmo tempo a Inglaterra perder 3-0 com Andorra no estádio do Wembley.

Conclusão: salvo raras excepções que só confirmavam a regra, habituei-me a vibrar nos Mundiais e Europeus…. com as outras Selecções que não a portuguesa.

Eis que aparece o maldito/arrogante/burro Scolari. Não convocou o Baía, João Pinto, Sérgio Conceição (que heresia na opinião de alguns), deixou de ser influenciável por presidentes, jornalistas e empresários (que atrevimento na opinião de outros), fez algumas substituições polémicas (que burro, pensaram outros), jogou com tácticas discutíveis (situação incompreensível para outros)… mas no final consegue resultados que ninguém conseguiu.

A vida profissional é feita de resultados, e no futebol esta verdade La Paliciana, ainda se torna mais cruel. E no que toca a resultados, nunca outro Selecionador conseguiu tamanhos feitos desportivos.

Mas para o portuguesinho mesquinho, isso não importa.

Importa é que o Sennhor vê poucos jogos ao vivo, os adversários são fraquinhos (nos outros apuramentos eram todos fortes), os nossos jogadores são agora do melhor que há no mundo (nos outros apuramentos, nunca houve gerações de ouro, Futres, Jordões, Carlos Manueis, pentacampeões, e campeões europeus), e ele ganha bem, por isso tem de ganhar e dar “baile” (como se o tão amado Mourinho também o conseguisse).

Por isso enraivesse-me, quando oiço portugueses colocarem em causa o Seleccionador (atenção que não é criticar, é colocar em causa), por ter convocado A e não B, por ter ignorado um presidente, por ter ganho por 3, quando deveria ter ganho por 4, por ter empatado quando deveria ter ganho, por não ter sido campeão europeu, e ter ficado em segundo e por não conseguir o apuramento em primeiro, mas sim em segundo.

Então depois da conferência de imprensa de ontem, e do comportamento dos jornalistas portugueses, que tenho a certeza dão voz à opinião de uma grande fatia dos portugueses, deu-me vontade de apagar a televisão.

Para esses, mereciam ter o Oliveira o Toni ou Manuel Fernandes como Seleccionador para sempre, e para sempre ficarem dependentes de goleadas nas últimas jornadas.

Mas também tenho a certeza que por essa altura, a bola ía ao poste, o árbitro roubava, ou por azar o melhor jogador da Selecção estava lesionado.

Inglaterra caiu aos pés de uma Croácia e de uma Rússia, que pertecem ao segundo pelotão futebolístico Europeu.

Obrigado Scolari, por não falhares pela terceira vez consecutiva.

3 comentários:

  1. Desculpem a intromissão no futebol, mas quero alertar todo o nortenho para o ataque que a ANA se prepara para fazer contra o Porto.
    Eles estão a colocar entraves à Ryanair.
    O aeroporto do Porto arrisca perder a oportunidade de conseguir atrair, nos próximos sete anos, quatro milhões de passageiros da Ryanair. Tudo porque a ANA (empresa lisboeta que faz a gestão dos aeroportos) não se tem mostrado receptiva a fazer algumas cedências que permitam a criação de uma base daquela companhia aérea de baixo custo no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A possibilidade de o Norte estar a "desperdiçar" uma oportunidade de desenvolvimento está a indignar políticos e empresários. O PSD/Porto vai pedir esclarecimentos ao Ministério das Obras Públicas "por suspeita de favorecimento do aeroporto de Lisboa". Não se calem; não deixem passar mais este ataque lisboeta contra o Porto.

    ResponderEliminar
  2. Este(ou esta) Soneca deve andar a ver fantasmas. Se o PSD está a tratar disso... podemos estar descansados, vai ser mesmo uma catástrofe.

    ResponderEliminar
  3. 100% de acordo, Luís.

    Scolari faz aquilo para que é pago - apresenta resultados.

    Enquanto antes não passávamos do cálculo das improbabilidades, com Scolari o facto é que temos estado sempre lá em cima. Gosto.


    Contudo, isso não impede que, pela forma como esta qualificação foi conseguida, o técnico deva estar (ou considerar-se) acima de críticas. Honestas, claro está.

    E nem sempre o são. Sabemos bem daqueles que assistiram a todas as sessões do circo sempre à espera de ver o dia em que o trapezista caía.

    Se eu adorava ver a selecção a arrazar? Adorava. Se eu gostava que Scolari não tivesse atitudes de sargento lateiro? Gostava. Se eu queria ver mais jogadores do meu clube a brilhar na selecção. Pois queria. Tudo isso pode fazer parte do meu sonho. Não faz é parte do caderno de encargos do seleccionador.

    Scolari faz aquilo para que é pago. Essa é a bitola. Portanto, gosto.

    ResponderEliminar