quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Adriaanse foi de Co !!

Hoje rebentou uma bomba para os lados do dragão. Qual Hezbollah, qual quê? Ainda quando o dia acordava, Adriaanse decidiu bombardear a família portista com a sua demissão. O senhor chateou-se a sério e não foi de modas, deixou o cargo de treinador principal do plantel e levou atrás de si todos os Holandeses que compunham o staff técnico.

Pessoalmente, vivo um momento de satisfação e ao mesmo tempo um momento de preocupação. Se por um lado, sempre fui um crítico das suas loucuras, por outro não é muito aconselhável ficar sem treinador a menos de um mês do início da competição.

Embora não fosse um admirador confesso do treinador Holandês, o que é certo é que esta falta de timoneiro (bom ou mau) pode criar uma destabilização irreversível no seio do plantel. Ainda por cima quando o clube viveu uma situação idêntica há dois anos atrás.

Terá ou não razão. Na minha humilde opinião, o homem acaba por ter alguma. O que se sabe é que ele pedia um avançado desde Outubro de 2005 e a direcção não o deu. O que se sabe é que se fizeram contratações (com a excepção do Marroquino) e a direcção não lhe perguntou coisa nenhuma. O que se sabe é que ele teimava no avançado (porra lá o avançado) e a direcção dizia que não havia dinheiro nem para fazer cantar um cego. O que se sabe é que o McCarthy foi vendido e a direcção não lhe trouxe o dito goleador. Finalmente, o que se sabe é que o gajo é de convicções muito fortes e o Pinto da Costa também. Deu no que deu.

Ele também terá algumas culpas no cartório, pois dispensou, por exemplo, o Hugo Almeida (para não falar no Postiga, bom ou mau é o que há) sem saber se teria outro avançado. Queixava-se com a falta de finalização, quando se poderia ter preocupado também com a capacidade defensiva (torneio de Amesterdão).

Enfim, o que é certo é que quem sai penalizado com tudo isto são os adeptos que pagam os seus lugares anuais para ver uma equipa remendada (espero e tenho esperança que não) como se viu há dois anos atrás. Por isso e independentemente de ter razão ou não, Pinto da Costa sai muito mal nesta fotografia, pois é seu dever conseguir manter o plantel equilibrado e motivado!

Finalmente, o Footbicancas sabe que o Porto já assegurou os patrocinios da CGD, BES, BCP, PT, Sonae e Vodafone para conseguir contratar o Scolari. Ainda telefonei ao Pinto da Costa a sugerir um negócio: Como trabalho na área de Recursos Humanos, apresentei ao PC uma solução de Trabalho Temporário ou Outsourcing para contratar o próximo treinador, mas ele não quis. Disse-me que eram soluções demasiadamente estáveis.

7 comentários:

  1. Anónimo9/8/06 23:38

    viva a adecoooooo,ops enganei-me....

    a

    ResponderEliminar
  2. O Postiga já foi reintegrado. O próximo é o Paulinho Santos!!!!

    ResponderEliminar
  3. Grande espírito, para um portista convicto!!!

    Vamos ver se a chalaça é para continuar quando os resultados não aprecerem...

    ResponderEliminar
  4. Sob o argumento de que sentia “falta de crença” de todos, Co Adriaanse pediu ontem de manhã a sua demissão do comando técnico do FC Porto. O treinador holandês argumentou que estava convicto de que não ia conseguir os objectivos que estavam definidos com a equipa que tinha à sua disposição.

    Por detrás desta decisão do treinador está claramente um episódio ocorrido após o jogo com a equipa amadora do Riknsburgs Boys, anteontem. Co Adriaanse não gostou da prestação da sua equipa e, já no hotel, repreendeu fortemente os jogadores. Num tom que já teria usado noutras ocasiões mas que desta vez foi a gota de água que fez entornar o copo...

    A resposta dos jogadores foi dada pouco depois, ao jantar. Treinadores e restante “staff” sentados nas mesas do hotel, os jogadores também. Comida à disposição e jogadores mudos e quedos. Ninguém quis comer. O ambiente, esse sim, ficou de cortar à faca...

    ResponderEliminar
  5. Ai bruno, bruno....
    Para o anónimo: A única coisa que me resta é ter espírito!

    ResponderEliminar
  6. ah... com Co ou sem Co atingimos o que queremos espero!!!!!

    ResponderEliminar