quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Colunista Convidado, por Silvino Glória


O Pântano II

Nos últimos tempos os acontecimentos rocambolescos no Futebol Português têm surgido a um ritmo alucinante. Dois dos mais mediatizados são o “Apito Dourado” e o “Caso Mateus”.

Através de uma eficaz resolução (rápida e de forma inequívoca) destes dois acontecimentos o Futebol Português poderia ter aproveitado para aumentar a credibilidade. Pelo contrário, demonstrou que sofre da síndrome de DIP: Descrédito, Incompetência e Parolada.

Descrédito porque se cria uma imagem de que nada acontece e quanto mais figuras importantes estiverem envolvidas melhor. No “Caso Mateus” a quantidade de decisões nos últimos dias vai para o livro dos Recordes, o pior é que a quantidade e qualidade estão inversamente proporcionais. Os dirigentes (Presidentes, Directores, Comissários, Conselheiros e afins) parecem que não vivem no mesmo mundo do comum dos adeptos. E se durante um mês os adeptos não fossem aos estádios, e se em vez de um mês fosse uma época. Se calhar os preços dos bilhetes baixavam, os jogadores tinham salários aceitáveis, as comissões não existiam, morreriam muitos parasitas, acredito que o estado de incompetência fosse superado.

Dou uma sugestão que me perece interessante, a FPF e LIGA devem ser extintas, os clubes passam a reportar aos organismos do futebol Italiano e cria-se uma cooperativa sem fins lucrativos para tratar do assunto “Selecções”. Os Italianos em dois meses tinham resolvido o problema: os culpados eram encontrados, os clubes eram realmente castigados, alguns dirigentes atiravam-se da janela das SAD’s a baixo outros eram irradiados e por fim a parolada terminava.

Como diria o Eng Guterres, o Futebol Português está num pântano, qualquer coisa que façam só serve para se enterrarem.

Saudações desportivas.

7 comentários:

  1. isto não há fome sem fartura.
    Aquando do primeiro aniversário do Footbicancas, tínhamos dito que iríamos tentar aumentar os colunistas convidados. Pois bem, hoje temos dois e com crónicas excelentes!!
    Sejam bem-vindos, especialmente ao Silvino por ser a primeira vez!

    ResponderEliminar
  2. Reitero os votos do conbicanca Fama....mais do que isso, acredito que o conbicanca Zé vai reiterar os votos que eu reiterei do Fama...

    bem vindo ao footbicancas!

    ResponderEliminar
  3. Como diz a nmáxima "Comente o Futebol connosco. Divirta-se como nós" foi esse o objectivo.
    Vão existir novas oportunidades de colaborar.

    Silvino

    ResponderEliminar
  4. Eu reitero os votos reiterados do Felgas.

    Bem vindo Silvino.

    Por acaso o teu sobrenome não é "Louro"?

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Luís.
    Não, faltam dois nomes que são "Manuel da Silva".

    ResponderEliminar
  6. Excelente. Felicito o autor.


    Perante o que parece ser a unanimidade geral de pontos de vista quanto ao estado calamitoso (e comatoso) da Liga, ocorre-me uma interrogação:

    Como se explica que, nas recentes eleições para os órgãos da Liga, em vez de varrer a casa, se tenha optado, com maioria esmagadora de votos dos clubes!!!, pela continuidade do «DIP -Descrédito, Incompetência e Parolada».

    Como se explica?

    As pessoas da Liga que conduziram o futebol a este estado, embora haja quem seja alvo de acusações judiciais graves por dirimir, não são dirigentes institucionalmente desgastados. São decisores de legitimidade renovada. Que ainda nem tomaram posse.

    Como se explica?

    ResponderEliminar
  7. Ola Silvino acaso frequentas-te a escola de Macieira de Sarnes?

    ResponderEliminar