terça-feira, 15 de agosto de 2006

Jesualdo Ferreira é o novo treinador do FCP

O Boavista publicou há minutos no seu sítio de internet, que o contrato que ligava Jesualdo Ferreira ao Boavista foi revogado. Quer isto dizer que o ex boavisteiro será mesmo o próximo treinador da equipa campeã nacional. Depois de muita especulação e de muita contra-informação, o Boavista vem confirmar, através de um comunicado, aquilo que já quase todos sabiam: A mudança de cores do treinador. Para mim, esta espera apenas se deveu à necessidade que João Loureiro tinha de dizer aos sócios que o Boavista dificultou a sua saída até às últimas consequências.

Fico satisfeito com a escolha do treinador. Julgo que a sua capacidade de trabalho está à vista de todos os que acompanham o futebol. Fez um excelente trabalho em Braga, conseguindo fazer desta equipa a 4ª melhor do nosso campeonato nos últimos anos. É uma pessoa muito ponderada e a olho nú é também muito disciplinador. Estas características são muito importantes no actual plantel, pois com jogadores muito novos é necessário alguém que os saiba colocar no devido lugar. Por vezes os jogadores novos com muito talento podem perder-se, se não tiverem um bom professor. Ora, o Porto consegue contratar um homem com competências adequadas à exigência da função e também um professor para ensinar aos mais novos como é que se deve fazer.

Por aquilo que tenho acompanhado do novo timoneiro do FCP, é um treinador que sabe organizar muito bem uma equipa. E aqui estará, para os jogadores, a grande novidade relativamente às últimas temporadas. A organização que falava é feita de trás para a frente, isto é, Jesualdo entende que uma equipa deve ser organizada, começando pelas linhas mais recuadas até chegar às linhas mais avançadas (até pareço um treinador). E isto será completamente novo e completamente antagónico daquilo que Adriaanse fazia. Adriaanse começava a sua organização de jogo pelos jogadores mais avançados e só depois é que se preocupava com a defesa. É também por isto que estou satisfeito com a escolha. Acho que finalmente vou deixar de assistir a jogos que eram uma verdadeira roleta russa. Tanto dava para golear como dava para saír do dragão com a cabeça completamente desfeita.

Há apenas um aspecto que me preocupa. Já o disse a pessoas com quem falei do assunto que Jesualdo é um treinador parecido com um carro a gasóleo dos antigos. Ou seja, o professor precisa de algum tempo para preparar as suas equipas. Esta demora no arranque poderá ser tardia para o cumprimento dos objectivos do FCP. Mas há aqui uma atenuante que me aligeira a preocupação: É que Jesualdo Ferreira vai treinar o Porto!!

4 comentários:

  1. Ate ver os campeoes ainda somos nos...

    Jesualdo nao e grande escolha,mas leva uma vantagem em relacao aos estrangeiros:conhece bem o nosso campeonato.julgo ser esta a razao pela qual o PAPA o escolheu.qualquer estrangeiro ainda precisava de nos conhecer.

    e o sistema?muda ou continua?
    e o avancado?postiga nao é matador,bruno moraes é incognita,e o tomo,é melhor devolver apesar de ja ter passado da validade.sobra o macaco adriano,vamos ver como vai ser...

    gostava de ver o FCP a jogar em 4-3-3:Helton,ze,pepe,r.costa,chec;p.assuncao,lucho,anderson;ciganito,adriano e vieirinha(escolha pessoal)

    abracos avecs grande chefe

    ResponderEliminar
  2. Por muito que se possa falar na competência/incompetência dos treinadores...eles são como as melancias. Só depois de abertas é que vêmos se são boas ou más!!!

    O Couceiro também era o maior e depois...

    Ó Bruno, só falta dizeres que uma "chicotagem psicológica" antes so campeontado começar, é uma vantagem estratégica face aos rivais!!!

    ResponderEliminar
  3. nao é uma coisa muito normal,mas...

    alias temos no comando tecnico,alguem k como o paulo bento,apenas ganhou o campeonato de juniores como treinador,o joao pinto,por isso ja partimos em igualdade!em relacao ao seu clube,o vosso treinador onde ganhou alguma coisa na vida???


    abraco luis

    ResponderEliminar
  4. I have been looking for sites like this for a long time. Thank you!
    Wal mart white wicker furniture Fatal imitrex dosage

    ResponderEliminar