sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Toques de Cabeça

EM LOSANGO
Por JMMA


Paulo Bento, irritado depois do mau jogo contra o Penafiel que terminou com os adeptos leoninos à beira de um ataque de nervos, resolveu apontar o dedo para o estado lamentável do relvado de Alvalade. «Sei que não é desculpa para todos os erros que cometemos, mas estou aqui há quatro anos e não conseguimos acertar no relvado», disparou na flash-interview da Sport TV. Ao que parece, as queixas não caíram em saco roto e a prová-lo está que no dia seguinte já na imprensa vinha a crónica duma morte anunciada: concertos de rock em Alvalade “never more”!

Ao que conseguimos apurar, um profundo debate tem estado a decorrer esta semana no seio da Direcção leonina. Uma das hipóteses em estudo, ainda não descartada, é a de o novo relvado do Sporting vir a ser um pelado. “A relva cria fungos, a alcatifa tem ácaros e o amianto é cancerígeno. Por isso, desta vez, o melhor é experimentar o macadame”, propôs Pedro Barbosa.

Djaló, porém, é de opinião diferente: “Chama-se a Floribella para aparar a relva como deve ser”. A experiência em limpezas adquirida durante a série da televisão e a afeição tu cá tu lá com o carvalho, são uma boa referência. Ao que apurámos, uma das opções em estudo é, pois, a assinatura de um contrato válido por três épocas com a Floribella – a grande aquisição de Alvalade nesta época. A tarefa consiste em aparar a relva diariamente, depilando os locais onde o acesso é mais difícil, escarafunchando o campo à cata de ervas daninhas e bichezas indesejáveis, tal como a actriz gosta.

Outra opção em debate, proposta de Miguel Veloso, é convidar o cabeleireiro Jean Louis David para pentear o relvado. «Se há tempos foi chamada a estilista Fátima Lopes para desenhar os fatos do Sporting, e resultou, porque não há-de resultar com o relvado?». Na opinião do médio dos leões, o problema resolve-se encarregando o conhecido cabeleireiro de pentear a relva todas as manhãs. «Em princípio, sem tocar na risca ao meio por consideração com Paulo Bento. Mas substituindo-a por extensões louras apanhadas em rabo-de-cavalo, se preciso for».
Veremos, pois, dentro em breve qual das soluções será a escolhida.

No mesmo flash-interview em que se atirou à relva, Paulo Bento deixou ainda um desabafo enigmático: «Só me deito na cama que faço, na cama que outros me queiram fazer não me deito.» Intrigados, procurámos saber por que razão o técnico leonino é tão esquisito no dormir. Ao que concluímos, para Paulo Bento a única cama que o satisfaz terá de ser em forma de losango, essa figura geométrica maldita que fez do meio-campo da equipa a coisa mais previsível do futebol português a seguir às análises tácticas de Rui Santos.

Dizem também as más-línguas que o caixão para o levar de Alvalade já está encomendado. E tem a mesma forma - em losango.

13 comentários:

  1. 5*****, como JMMA nos habituou...

    ResponderEliminar
  2. meus amigos .Cemiterios de treinadires e do outro lado da 2 circular..nao sei qual formato do caixao mas posso sugerir ..sinal da claque no name boys..porque nao merecem mais.FORÇA PAULO BENTO..Das que fazer a muita gente pelos vistos

    ResponderEliminar
  3. Caro JMMA,

    Deixo mais algumas achegas à reflexão aqui exposta. Assim:

    - Chamemos o Ivic para ajudar também a diminuir o rectângulo de jogo, de modo a que os adversários tenham menos espaços para atacar, uma vez que é um expert pois já o praticou noutras paragens.

    - Convocamos a Margarida Prieto para ajudar a Floribela, pois também já teve experiência muito semelhante noutras paragens.

    - Pedimos ajuda à ex-esposa do Chalana (Florbela salvo erro) para ajudar o Veloso nas questões capilares, pois já teve experiência muito semelhante noutras paragens.

    - Retiramos o Artur Jorge da reforma para Consultor do PBento no que à dinâmica e imprevisibilidade de jogo diz respeito, pois já teve experiência muito semelhante noutras paragens.

    - Em relação ao caixão, socorremo-nos novamente da senhora Damásio (versada em Capelas, como concerteza não esqueceu), pois já teve...

    Por fim e por ser sintomático, folgo em verificar que a pena está sempre disponível para referenciar o meu SPORTING!!!!


    Saudações Leoninas,

    Joaquim Claro

    ResponderEliminar
  4. Pois tambem acho que o cemitério é mais ao lado , quanto ao formato pode ser em formato de Tunel porque é o que está a dar ....

    Paulo Bento é mesmo bom tanta gente preocupada

    Já la moramos na próxima ronda da ( UEFA) e há outros que não sei não
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  5. Caro Joaquim Claro,

    Registei a menção dos meus demónios. Aliás, acho grande bondade da sua parte - e agradeço-lhe -, ter-se ficado só por aqueles que enunciou. Tantos mais havia a enumerar!

    Quanto ao Sporting, fica combinado: não falamos mais nisso.

    «Querei só o que podeis, e sereis omnipotentes.» (P. António Vieira, orador e escritor, 1608-1697)

    Saudações bicancas, com simpatia.

    ResponderEliminar
  6. Caro JMMA,

    "Demónios" é um eufemismo demasiado simpático para as figuras em apreço pois, nenhuma delas pertence ao plano mitológico ou teológico. Olhe que são (foram) bem reais!!

    Pf não!! Que não se sinta tolhido pelas minhas modestas observações. Continue com as suas dissertações sobre o meu clube. Quanto mais não seja sempre é uma alavanca para trocar-mos umas impressões.

    Sem querer diminuir as virtudes do Padre Pregador (que são muitas) confesso que prefiro "as Luzes" a "ex-escrivões da Inquisição".

    Saudações Leoninas,

    Joaquim Claro

    ResponderEliminar
  7. 1.
    "Demónio" - génio do mal, causador da perdição da humanidade - é um eufemismo? Bem...

    O meu amigo tome cuidado com esse radicalismo de opiniões. Olhe que se passa por aqui algum cristão zangado, corre o risco de ir (como o outro) passar uns tmpos a Lanzarote.

    2.
    Também prefiro "as Luzes". Mas essa de "ex-escrivões da Inquisição" tira-me do sério.

    Refere-se ao P. A. Vieira?

    É que a minha história diz o contrário. Defendeu os cristãos-novos e isso valeu-lhe o ódio da Inquisição durante toda a sua vida. Esteve no Santo Ofício, sim, mas foi no cárcere(1665-1667). Todas as informações que possuo me dizem que foi (jesuita sim, mas) uma figura notável da literatura e da história portuguesa.

    Um defeito, pelo menos, sempre terá, é verdade. É o de chamar-se Vieira (tal como o Luis Filipe, está a ver?). Mas essa de inquisidor... Não estará enganado?

    Mesmo assim, acho que o Joaquim Claro devia perdoar-lhe. Até porque - já viu? - uma pessoa que diz aquilo ("Querei só o que podeis, e sereis omnipotentes.»), se fosse hoje certamente seria do Sporting. Só pode.

    Não me leve a mal. Com simpatia,

    JMMA

    ResponderEliminar
  8. Como qualquer mortal ira um dia,nao sei se ja tem o caixao escolhido mas com toda a certeza vai ser igual ao do adepto q alguem assassinou no JAMOR (cujo assassino anda a monte)mas vai ser com toda a certeza como um heroi sportinguista.TE AMO PAULO BENTO

    ResponderEliminar
  9. Caro JMMA,

    Cristãos ou Marxistas-Leninistas, felizmente, nasci numa época em que nenhuma das religiões-ideologias me podem ser impostas "formalmente". Desta forma e com todos constrangimentos dos nossos dias, a livre expressão (por mais q custe a muitos - quer quem a expressa quer quem a ouve...) ainda é uma prerrogativa que me assiste.

    A estadia em Lanzarote até que era bem-vinda pois, se hoje ainda agradeço ao Prior do Crato e restantes conjurados é mais com emoção do que com razão...

    Em relação ao Emérito Pregador os seus registos tem necessariamente que ser semelhantes aos meus. Note que também referi as virtudes da figura em causa ("Sem querer diminuir as virtudes do Padre Pregador (que são muitas)...") e se a defesa dos cristãos-novos é uma delas não devemos também esquecer a defesa das populações indígenas brasileiras contra a exploração dos Tugas da altura. Foi por estas e outras que criou um enorme rol de "amizades". No entanto, peço-lhe que reveja as suas fontes pois terá oportunidade de verificar que escrivão da Inquisição também foi uma tarefa que desempenhou. Numa fase muito curta e em início de "carreira" mas não é por isso que deixa de ser verdade.
    Não se esqueça que não é por terem "apagado" o Trotski das fotografias oficiais que ele deixou de existir...

    Perdoar eu?!?! Tal só está ao alcance das "divindades".
    Quanto a desculpar também não existe razão para o fazer pois o Homem (à semelhança das instituições) não pode ser dissociado do contexto em que está inserido.

    A questão do meu Sporting não pode ser reduzida a uma, eventual, limitação de horizontes.
    No entanto, subscrevo mais esta postura "de acordo com as possibilidades" do que outra do género, "o dinheiro não tem nacionalidade".

    Apesar da ironia não consigo encontrar qualquer tipo de razão para o levar a mal.
    Espero que pelo menos este sentimento seja recíproco...


    Saudações Leoninas

    Joaquim Claro

    ResponderEliminar
  10. Meu caro Joaquim Claro,

    A conversa já vai longa, o dia já vai longo, mas conversarei consigo um momento aqui ao canto do meu sofá: - Faça favor de se sentar.

    Evidentemente, a pessoa que lhe fala não é mais aquela que na 5ª-Feira à noite teve a ousadia e o desplante de escrever aqui umas pachouchadas sobre um clube (a sério) respeitável, centenário e certamente estimável chamado Sporting. Essa pessoa, inteira, intacta e bem humorada, demoliu-a você com meia dúzia de parágrafos arremessados daí às mãos juntas sobre mim num esforço colossal de Sansão.

    Esmagou-me, sob os rochedos desproporionados que me lançou: ele é Luzes, é Inquisição, são missionários, são Índios, é Prior do Crato, é Iberismo, é Trotsky, é liberdade de expressão...! E como se não fosse bastante é ainda (pasme-se!) o que fez no Largo de São Domingos "numa fase muito curta no início de carreira" uma pessoa ilustre, é verdade, mas que viveu durante quase 90 anos, percorreu a Sete Partidas do Mundo,(sabe quando?) nos finais do século XVII!

    Uf! E tudo isto em meia dúzia de parágrafos arremessados sobre a minha pobre cabeça sem capacete, com carradas de talento, volutas de cultura e luxos de erudição.

    Tudo isto, meu caro Joaquim Claro, provocado ao que parece (porque o caso é obscuro) por ter eu brincado com o seu Sporting. Mas acha que vale a pena? Não seria melhor ideia você brincar (gozar se quizer) com o meu benfica, que tanto tem por onde?

    Prafraseando alguém que não digo o nome, (não vá você perguntar-me o que ele fez aos 5 anos)...

    ... Tanto me despedaçou você que não consigo reconstruir-me: não sei, por exemplo, onde pára a minha perna direita; falta-me o fígado; e é apenas com dois dedos e meio que lhe escrevo estas palavras.

    Afectuoso cumprimento de quem lhe agradece a atenção,

    JMMA

    ResponderEliminar
  11. Caro JMMA,

    Agradeço os elogios que, naturalmente, não posso aceitar.

    Em relação a eventuais linhas sobre a sua preferência clubistica, só lhe posso dizer que o meu Sporting tem tanto por "pegar" que prefiro "não meter a foice em seara alheia"...

    Acredite que não me senti minimamente provocado pelo seu texto. Aliás, peço-lhe encarecidamente que continue na mesma linha. Só achei por bem tentar lembra-lhe de algumas possíveis analogias. Tudo o resto é "estória"...


    Saudações Leoninas,

    Joaquim Claro

    ResponderEliminar
  12. Caro Joaquim Claro,

    Vejo que nos entendemos, e isso para mim é muito agradável.

    Quanto a mim, garanto-lhe, tenho por lema nas minhas blogadas "Falar verdade a mentir". Que, aliás (digo-o porque o imagino-o uma pessoa interessada nestas coisas) é um título do nosso grande Almeida Garrett.

    Isso mesmo: «falar verdade a mentir». Por uma razão simples. É que o futebol para mim é apenas a mais importante das coisas sem importância.

    A amizade que se respira neste blogue, por exemplo, vale mais.

    Abraço,

    JMMA

    ResponderEliminar