sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Toques de Cabeça

CIMEIRA DE LÍDERES
Por JMMA


Vai de vento em popa este Benfica. Deus o conserve! Na passada jornada, celebrou a chegada à liderança com mais uma goleada à moda antiga, desta feita sobre a complicada equipa do Nacional. Entre os adeptos encarnados reina um optimismo que há muito não existia.

Efectivamente, há 298 dias, desde uma derrota humilhante no primeiro jogo de 2009 frente ao Trofense, precisamente o lanterna vermelha do campeonato, que o pessoal não sabia o que era estar no primeiro lugar do campeonato. E dessa vez, feitas as contas, os campeões de Inverno estiveram menos tempo à frente da Liga do que um adolescente com ejaculação precoce em cima da namorada.

Eu cá nem quero acreditar. E acho que os resultados desportivos do Benfica estão até a afectar a sanidade mental dos adeptos encarnados. Pelo menos sei de um indivíduo que estava num café ao balcão a ver o jogo do Nacional e decidiu olhar para o plasma que estava nas suas costas para ver se o resultado era o mesmo. Eu próprio, na terça-feira de manhã assim que pude comprei o jornal para ver a classificação. Depois comprei outro jornal e comprei outros óculos. Parece que o Sporting está mesmo a dez pontos de nós e o FCP a três; e todos os dias vou ao site d’ A Bola ver a classificação dos três grandes no gráfico a cores.

Mau grado esse caso das perturbações mentais, o que vale é que também há reacções positivas. Agora os jogos resolvem-se tão rapidamente que até parece que sobra tempo de jogo, e sei de muitos adeptos que aproveitam e até conversam com a mulher enquanto estão no sofá à espera que o jogo acabe. “O jogo com o Nacional foi a gota de água. Aos 49’, terceiro golo por Cardozo. Mudei de canal mas não estava a dar os Gato Fedorento. Levantei-me, fui pôr a mesa e descasquei batatas e cenouras. Eu e a minha esposa até pusemos a conversa em dia. É menos seca estar 40 minutos a falar com a patroa do que a assistir àquele massacre de golos”, afirmou um benfiquista.

Explicações. Uns vêem o fenómeno como uma caganeira de golos, desconfiando que alguém andou a dar amendoins à águia Vitória. Outra explicação que corre por aí, aponta para a Gripe A. Se bem se lembram, em Agosto foram detectados dois casos de Gripe A nos juniores do Benfica. Segundo os cientistas, após consulta ao professor Bambo, há uma correlação entre as goleadas que as águias estão a realizar e esses casos de gripe, pois as equipas que defrontaram o Benfica deixam os jogadores encarnados à vontade e não lhes fazem marcações a menos de um metro, receando que eles espirrem.

Não digo nada. Prefiro esperar pelas conclusões da reunião dos chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros, hoje iniciada em Bruxelas, que certamente se debruçará sobre o assunto. E sobretudo pelo resultado da cimeira de líderes, a realizar sábado, em Braga.

2 comentários:

  1. Muito, muito bom.
    Do melhor!

    É bom começar o dia a ler um "Toque de Cabeça" destes.

    ResponderEliminar
  2. Há quem diga que o Jesus vai perder a paciência no Sábado.

    Eu cá espero que o Paciência dê cabo do Jesus, pois começo a ficar preocupado com tanta homilia ao Domingo!

    ResponderEliminar