quarta-feira, 26 de abril de 2006

Domingo, Portugal acordou triste


No passado Sábado, o FC Porto sagrou-se campeão nacional.

Para um benfiquista como eu, é sempre uma dura realidade conviver com este facto.

Logo após o terminus da partida, e depois de enviar uma mensagem de parabéns ao meu colega de blog (um verdadeiro benfiquista preza o desportivismo), desliguei a televisão como forma de não acicatar a tristeza que me invadia.

Pensei eu: à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, todos os canais vão passar o resto da semana a mostrar imagens da festa, vou ouvir foguetes na rua, carros a buzinar, concentrações de adeptos eufóricos. Vai ser uma noite e provavelmente uma semana difícil de ultrapassar.

Surpresa ou talvez não, às 23h30 liguei a televisão e apenas a SIC Notícias ainda fazia reportagem das comemorações do 21º título nacional do FCP. RTP1, RTP2, SIC, TVI e RTPN, prosseguiam a sua programação diária normal.

Durante toda à noite, onde moro não ouvi um único carro a buzinar, um foquete que seja, uma manifestação de regojizo. Quando me fui deitar, perto da 1h da manhã, liguei a TSF para ouvir o notíciário, que apenas fez referência ao facto do FCP se ter sagrado campeão nacional à 1h10, como última notícia, e em jeito apressado.

Coincidência, ou talvez não, desde o fatídico Sábado até hoje, não vi um único cachecol do FCP na rua.

Bom, que fique claro que não quero tirar um pouco que seja do mérito desportivo ao título do FCP, mas se dúvidas houvessem, o FCP é ainda um clube de uma grande MINORIA nacional, onde a expressão popular é incomparavelmente menor da do Benfica e até mesmo da do Sporting.

Generalizando, claro está, arrisco-me a dizer que Portugal no Domingo acordou triste.

12 comentários:

  1. Concordo contigo a 100%. Mas isto é o que eu ando a dizer há mil anos. E também concordo que o Porto é muito menos representativo em termos de adeptos do que o slb. Agora não acho que isso seja justificação para que a nossa dita imprensa desportiva e não desportiva não relate os acontecimentos de uma forma imparcial e de uma forma equitativa em termos de quantidade e qualidade das noticias.

    ResponderEliminar
  2. Ora eu tenho uma visão completamente diferente da tua, amigo Luís.

    É que a tua visão é a de Lisboa e a da comunicação social.
    Em Lisboa é natural que não se festeje, massivamente, uma vitória de Portistas; na TV, infelizmente, é flagrante o ostracismo a que são votados os clubes da "província".

    Por outro lado, ainda, uma vitória no campeonato nacional é quase uma normalidade para nós.

    Portanto, concluindo, Portugal no Domingo não acordou triste - tu é que sim!
    E a tristeza, quando toma conta de nós, torna o mundo mais cinzento, mais enfadonho, mais difícil de suportar - nada que um tratamento com Prozac não resolva...

    ;-)

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que está escrito. Até com o «lolololol», a que sinceramente achei muuuuita piada.

    No entanto, sem querer agitar águas passadas, gostaria de acrescentar um ponto para reflexão.

    Pego, por exemplo, na alusão que a seguir ao jogo com o Penafiel apareceu no site portista e que dizia, numa alusão provocatória ao triunfo, «Engulam este sapo, o Porto Campeão».

    Note-se: não é no «Bicancas» nem no site dos super-dragões que isto aparece, é no site do FCP.

    Para mim, que fico triste por o Benfica não ganhar, a vitória do Porto é para ser respeitada, é para ser felicitada e não para ser «engulida». Independentemente das brincadeiras que possamos ter em torno deste ponto.

    Julgo, pois, que é um pouco ou é também pelos «anticorpos» criados por posturas destas (rivalidades de barbearia diria eu, e que aliás não existem só no FCP) que o triunfo do Porto, pelo que tal como al Luís também me foi dado aperceber, teve efectivamente uma recepção senão fria, praticamente irrelevante. E é pena!

    Faço esta observação, não como censura, mas apenas como ponto de reflexão.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  4. Desculpem lá mas não resisto a mais esta provocação de "barbearia" ;-)
    Acabo de chegar da Suíça e vi no canal D-SF (alemão) uma reportagem sobre alguns campeonatos de futebol da europa (onde o nosso também apareceu... é verdade!!!) e a vitória do FCP foi apresentada da seguinte forma: "O Benfica perde Campeonato, apesar de boa época europeia". Este canal complementa depois esta noticia com algumas imagens dos jogos do SLB durante o campeonato e da Champions, terminando com o do FCP em Penafiel (onde apenas mostram a invasão de campo!) para mencionar que foi o Porto a garantir o 1º lugar! Claro que do meu Sporting nem falaram.... :-(
    Como forma de manifestar o meu desagrado por este facto, acho que não volto lá................ nos próximos 2 meses!!!

    :-)))

    Um abraço para todos!

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  5. já á algum tempo que não tinha o prazer de vir aqui,e tenho pena pois parece que por estes lados isto anda bastante animado.primeiro quero dar os meus parabens ao f.c.p pois foi o campeão e justa ou injustamente o que conta é sempre o resultado final.por outro lado quero dar tambem os parabens a todos os benfiquistas pois mais uma vez mostraram ser superiores e deixaram que a meia duzia de adeptos do f.c.p,que se reuniram na avenida da republica perto da casa do porto em lisboa,fizessem a festa sem qualquer tipo de problemas e em prefeita democracia(que é o que parece que ainda não existe lá para uma terrinha que se chama porto).a todos desejo as melhores saudações desportivas e viva o benfica.

    ResponderEliminar
  6. Caros colegas,

    Ouvi hoje uma noticia na rádio, durante a manhã (no âmbito das eleiões do meu SCP) que informava ser o meu Sporting o 2º clube em todo o mundo que mais títulos tem ganho em todas as modalidades. Á nossa frente só o Barcelona!

    Afinal... ser de um grande clube é também isto!

    Um grande abraço a todos e Bom Fim-de-Semana prolongado!

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  7. façam um comentario sobre a palhaçada que o sr scolari anda a fazer???????

    é triste o sr Madail deixa-lo fazer o que ele quer e ainda por cima,nas barbar de todos nós

    ResponderEliminar
  8. Que melhor maneira para garantir o titulo: jogo em Penafiel, terra dos Oliveirinhas, jogo arbitrado por Augusto Duarte, arguido no Apito Dourado, penalti inventado. Parabéns aos "sérios", como lhes chama Miguel Sousa Tavares...

    P.F.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8/5/06 20:22

    Lol!
    Fazemos o seguinte: Vocês continuam contentes por serem mais, e nós vamos amealhando os títulos, OK?

    Há cada um...

    ResponderEliminar
  10. Great site loved it alot, will come back and visit again.
    »

    ResponderEliminar
  11. Your website has a useful information for beginners like me.
    »

    ResponderEliminar