quarta-feira, 5 de abril de 2006

É hoje! (Por JMMA)


Benfica ou Barcelona? Para uma destas equipas o jogo de logo à noite no Camp Nou será “o fim da linha” na Champions 05/06. É o ‘Nou’ or never.

Sabe-se para que lado pende o favoritismo. Além da vantagem mística de jogar em casa, desde Newton a Gabriel Alves (grande cientista!), toda a física nuclear nos faz cientes da disparidade dos plantéis avaliados em kilo-estrelas. Não se sabe é quem vai ganhar, isso não se sabe. Como diria o grande filósofo Luisão: “cêrteza mêmo a gentche só tem do que já acontêceu.”

Por isso, todo o sonho é legítimo. Que os nossos sonhos, esta noite, não se fiquem só pelos ‘quartos’; saiam à rua e voem pelos Camp´s, Now!

Benfiquistar Camp Nou é utopia, qual bola de sabão? Não interessa.

À ponta do tubozinho, a bola transparente tremelica prestes a desprender-se. Pressente-se que a bola ainda penderá da extremidade da palhinha durante algum tempo, até se libertar. Sabe-se que, liberta, ao menor toque ela se poderá desfazer em nada. Mas esse momento mágico, enquanto a bola se desprende e paira na sua fragilidade e na nossa incerteza, é o fascínio.

Quanto tempo resistirá a bolinha ao embate desproporcional dos agentes super estrelários de Camp Nou, ninguém sabe. À menor arremetida, ao menor deslize, ela poderá dissipar-se. Ou não.

Seja como for enquanto pairar, o seu brilho furta-cores há-de perdurar nos olhos cintilantes cá do menino.

É que no futebol, às vezes, contra as certezas de chaxa da teoria das improbabilidades, vale a inspiração dos artistas e a vontade das crianças.

2 comentários:

  1. Anónimo5/4/06 15:52

    Ainda o jogo não começou e já anda malta nos copos ;-)

    Este poema faz corar o Lobo Antunes!!! Vamos ver como é que fica a poesia lá para as 11 da noite! Hoje sou benfiquista!!

    Um abraço Luís!

    Luís Santos

    ResponderEliminar