quarta-feira, 12 de abril de 2006

VITÓRIA, VITÓRIA, ACABOU-SE A HISTÓRIA (Por JMMA)

O Campeonato à 30 ª Jornada

Com os resultados dos encontros disputados no último fim-de-semana, dir-se-á que o Campeonato caiu de maduro. Isto é, o título caiu como um figo seco na cabeça de quem ia a passar por ali (o FCP). E o segundo lugar ficou praticamente apalavrado graças a uma Oferta Pública de Alienação, uma espécie de OPA ao contrário, que os jogadores do Benfica, a pensar nas férias (uns) e no Mundial (outros), resolveram fazer, sinal de que o Campeonato doméstico não é motivação suficiente para quem vinha de se bater ombro a ombro com o gigante Barcelona. Assim, nas decisões maiores deste pequeno Campeonato, tudo se passou afinal sem a mínima emoção, tudo de forma tão banal como quem, por exemplo, desliga a ignição, estaciona o carro e vai à vida, ou mesmo com a naturalidade chocha com que invariavelmente ao domingo à noite um gajo vai para a cama à espera da segunda-feira.

Tudo girou, desta vez, à volta do jogo de Alvalade, que a imprensa acertadamente (vá lá) apontou como sendo o jogo da temporada. Na verdade, um jogo de chacha, de pontapé para a frente, um jogo mais sofrido que pensado, um jogo sem remates nem defesas, um jogo com 51 interrupções (vejam o tempo que fica para jogar) e mais 13 cartões, um jogo com um único golo mal amanhado ao cair do pano, um jogo assim, realmente, só pode ser mesmo o jogo deste Campeonato.

Admito que (como o Benfica) quem não ganha à Naval não pode ser campeão.

Mas verdade é que vence mas não convence quem (como o Porto):

- Não ganha no Rio Ave, nem no Marítimo, nem ao Setúbal em casa;
- No confronto com as três equipas melhor classificados, em 6 jogos só ganhou 1;
- Nos 30 jogos disputados até à data, só em 1/3 é que teve vitória minimamente inequívoca; nos restantes 2/3 registou apenas vitórias tangenciais, empates e derrotas.

Aliás, um Campeonato em que à 30ª jornada os três primeiros não pontuam senão o dobro dos pontos do penúltimo, só pode ser um campeonato muito fraquinho. Em Espanha e em Inglaterra a relação é de 3/1!

Admite-se geralmente que o campeão é quem ganha. Mas neste campeonato não se exigiu tanto. Para ganhar bastou não perder. (Com o Gil Vicente, com o Guimarães, com o Belenenses, respectivamente penúltimos e antepenúltimo classificados).

Dizia alguém, figura destacada do FCP, em época menos afortunada, que o nosso campeonato só tem interesse porque ninguém joga nada. Temos que lhe dar razão, embora ele este ano talvez a não queira.


Notas pessoais:

(1) Só mudaria de opinião se por qualquer acaso improvável, mas que quero aqui salvaguardar, o Benfica ainda viesse a ser Campeão.
(2) De cabeça baixa e voz embargada, expresso na pessoa do Vítor os meus parabéns (e a minha inveja) a todos os meus amigos portistas.

5 comentários:

  1. Os blogs são um espaço aberto à opinião e é isso que os torna populares. Quanto à crónica do jogo estou totalmente de acordo. Quanto ao mérito (ou falta dele)do campeão - o Porto- não posso estar de acordo. O Porto é a equipa que melhor joga, a que melhor circula a bola e a que tem um jogo mais ofensivo. O Benfica, infelizmente perdeu pontos e mais pontos com equipas do fundo da tabela, inexplicavelmente. Naval (os dois jogos sem ganhar!), perdeu em casa!!! com o Gil Vicente, o Guimarães ganhou-nos com facilidade e para a Taça voltou a ganhar (ainda que com um golo irregular); com o Sporting perdemos os dois jogos. Não temos "fio de jogo". O que ficou de positivo nesta época? Termos ganho os dois jogos ao Porto ( que pouco consolo nos fica....seis pontos e estamos a nove, ou seja perdemos 15 pontos nos outros jogos!!!!) e termos eliminado o Manchester e o Liverpool. Pouco nos mostrou Koeman (logo à 3ª. Jornada devia ter sido posto a andar...) para justificar nova tentativa para o ano. Corremos até o risco de nem jogarmos na Champions... É pena com o melhor plantel dos últimos dez anos.

    ResponderEliminar
  2. brilhante...

    ResponderEliminar
  3. O caro JMMA anda distraido: o Porto ganhou ao Maritimo em casa e não precisou de marcar aos 95 minutos...

    ResponderEliminar
  4. Vitor, meu caro:
    Olhe que não ando assim tão distraído! V.é que talvez não me tenha lido com toda a atenção (O que não é o primeiro e também não tem mal nenhum, diga-se de passagem).

    Mas já agora, se tiver paciência, volte ao texto e verá que tenho razão:

    [O Porto]não ganha "no" R.Ave(0-0), "no" Marítimo(2-2), nem ao Setúbal, em casa (0-0).

    Está, pois, o meu amigo a ver que o FCP realmente...

    ...só foi um bocadinho menos mau que os outros!

    ResponderEliminar
  5. um bocadinho menos mau?

    pois,se calhar os outros foram pessimos e o campeao kem é?

    ResponderEliminar