terça-feira, 18 de abril de 2006

LEÃO: Coração, Razão, ou Ficção? (Por JMMA)

Sou dos que cultivam, nas horas vagas, este ramo do conhecimento mais ou menos científico chamado futebol e que às vezes vão à bola para apreciar os jogadores e os jogos, especialmente do seu clube. Interessam-me pouco os protagonistas de bastidor e menos ainda os jogos fora das quatro linhas. Mas se o coração tem razões que a razão não entende, verdade é que também às vezes a razão tem razões que o estômago não aguenta. É o que sucede nesta cegada em quatro actos, passada fora-de-jogo.

1º Acto:
Outubro/2005, Sporting afunda-se na crise e na tabela.
Cooptado estatutariamente após renúncia do «violentado» D. Cunha, S. Franco assume a presidência leonina com carácter de interinidade e para dirigir o clube até às próximas eleições, às quais não seria concorrente (diz ele).

2º Acto:
Janeiro/2006, dobrar da 1ª volta, Sporting afortunado dá sinais de recuperação.
Em entrevista a uma estação televisiva, S. Franco dá o dito pelo não dito e admite vir a candidatar-se. Afirma ter «um projecto para apresentar aos sócios» e, já que não surgiram alternativas, diz-se disposto a avançar. (Não percebo: se não havia eleições como é que podia ter havido alternativas! Mas, enfim, adiante).

3º Acto:
Março, 27ª jornada, perante um Benfica de ciclos e um Braga em perda, Sporting de moral em alta alcança o 2º lugar e mostra veleidades de destronar o Porto.

O Presidente leonino apresenta o seu «projecto» aos sócios.

Perante a imprevista rejeição do mesmo, S. Franco demite-se obrigando à marcação antecipada de eleições. Derrotado nas meias-finais da Taça frente ao FCP, o demissionário jura a pés juntos e pela sua honra que não será candidato às próximas eleições.

4º Acto:
Abril (13), Sporting afastado do título mas satisfeito com um 2º lugar permitido por sucessivas abébias do Benfica.

Depois do tabu da praxe e das encenações do género «não me empurrem», S. Franco anuncia a candidatura. Justificação: «o coração tem razões que a razão não explica».

Quer dizer:

Primeiro, diz-se apenas presidente provisório até novas eleições e que não será candidato. Entretanto, diz que tem «um projecto» e pode ser candidato se não houver alternativas. A seguir, o «projecto» é rejeitado e (coerentemente) finge dar lugar a outros. Por fim, apesar dos outros projectos e protagonistas em campo, aqui estou eu com justa causa. Qual? Não vês que «é o coração que manda», estúpido!

Com gente assim, que venha o Diabo e escolha. Ou antes, os sportinguistas que decidam… Porque talvez nem o Diabo não se queira meter nisso.

E entretanto, se S. Franco concorrer (“se”, porque vá lá saber quando é o que o homem faz o que diz ou diz o que faz) e ganhar, pelo sim pelo não, convém agendar mentalmente novas eleições para breve.

2 comentários:

  1. Subescrevo inteiramente, aliás, faz lembrar o outro que faz fortunas do nada e que se demitia caso o slb não chegasse aos 300 mil sócios, até final do ano...

    ResponderEliminar
  2. Pois é... isto de ter telhados de vidro!!!!!
    Já agora, será que estas "manobras" não podem ser entendidas como simples questões políticas internas? Porque é que será admissível vermos situações destas (ou ainda mais levianas... basta lembrar o trajecto do "disse que disse para mais tarde não dizer que vai fazer!!!" do nosso actual Presidente da Répública) proconizadas pelos politicos que regem o nosso País (ou seja, o nosso dinheiro e parte importante das nossas vidas), mas já causa um impacto tão profundo ver um dirigente desportivo com um diálogo semelhante para o interior do seu clube? Não será também isto política? Parece que afinal o Homem é sério quanto baste para estar à frente de uma entidade financeira/bancária de referência na nossa praça!!! Parece-me isto um bela patetice! Já agora.... onde está o comentário de situações idênticas...? Lembram-se do "500", o tal que deixou fugir a mulher para o Pimenta Machado (a mesma que quando casou com esse dirigente diziam ter saído do "fugitivo" para a "Sé"!!) e que dizia estar a disputar os mesmos lugares que o Sporting???!!!
    Isto há com cada uma!!!!

    ResponderEliminar