quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Colunista convidado, por JMMA

Saudações benfiquistas

Olá! Chamo-me Zé, sou benfico-pessimista.

No dia em que houver uma reunião dos benfiquistas anónimos contem comigo. Oxalá esteja para breve.

Se me apresento assim, numa semana que até não foi má para nós é porque existem inúmeros benfiquistas, por aí, padecendo da mesma síndroma. Somos pessimistas.

Divertiu-me ver o Dragão, vítima de uma Taça estragada, estatelar-se em coma atlético aos pés do rei David. Ainda hoje me comovi imenso ao ver os leões dispostos a receberem Rochemback (o rei da Vida) no seu ansioso regresso à Kapital. Mas o que é que querem? Sou pessimista. Faço parte da maioria silenciosa do ‘3º anel’ para a qual o ano futebolístico de 2006 correu triste, sem ilusões nem grandes rasgos.

Duvido que algum benfiquista de juízo e sóbrio possa ter saudades do Ano Velho. Cá para o nosso lado, das doze passas mágicas, as importantes ficaram por realizar e das menos importantes nem sequer me lembro. 2006, em suma, ficou resumido a três enterros para um sonho. Recordo Janeiro e a esperança (gorada) de tomar o 1º lugar do campeonato. Recordo Março e, com ele, o adeus (frustrante) à taça perante um Guimarães em falência técnica e um árbitro em ‘comissão de serviço’. Recordo Maio e o tão festejado regresso de Rui Costa, velhinho em folha; retorno à Luz de um D. Sebastião, afinal, ainda envolto em nevoeiro.

Enfim, Dezembro findo, e aqui estamos nós a ressacar de um já (quase) habitual 3º lugar, este ano com 8 pontos 8 (!) abaixo do líder, o crónico FCP. Pelo que vejo e pelo que Peliteiro já ‘zandingou’, 2007 não se advinha melhor. Só 2007?

Pessimista é assim, augura sempre mais além. Por isso é que não consigo esquecer a mais sombria declaração do ano entre benfiquistas. Uma confissão que entrou directamente para os anais do benfico-pessimismo. Refiro-me ao palpite atirado em Outubro pelo nosso presidente da Assembleia-Geral, Sua Jumência Viravinhos, ao dizer que títulos… só para depois de 2011!

Estaria o homem a pensar nas ‘forças de bloqueio’ que, como se vê (contra o Atlético, era gajo para jurar…) continuam a proporcionar providenciais servicinhos de ‘apito’? Triste sina! Valha-nos Santa Maria Morgado, padroeira dos sérios e dos espoliados. Bem que eu queria esquecer a profecia Viravinhos, mas como, se os factos vão dando razão ao profeta?

Contra factos não há esquecimentos. Pessimistas uni-vos!

Em todo o caso, sempre a História - nossa e dos outros -, tem mostrado que não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe. Bastará mais um ano para poder desejar aos amigos benfiquistas os meus sinceros votos de Bom Ano... para ‘2008’?

3 comentários:

  1. E eu que jurava ser um Sportinguista-pessimista!!!!!

    Deixe lá isso.... Veja o lado positivo da vida: Já viu? na Taça poderia ter saído o Atlético!!!

    ;-)

    Um abraço

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  2. http://video.google.com/videoplay?docid=5758151329848881555&q=apanhados+televis%C3%A3o

    ResponderEliminar
  3. Sporting foi o único dos três grandes a registar um crescimento no número de espectadores, de 2005/2006 para 2006/2007, analisando os números sob todas as perspectivas: globais, média e comparativo face aos adversários.

    Com 7 jogos realizados em Alvalade, há um ano, os leões tinham recebido 209.820 espectadores contra os 252.336 desta época; a média nos jogos em casa foi, em 2005/2006 de 31.640, estando neste momento nos 36.048; comparando apenas os jogos com os mesmos adversários, na época passada Boavista, P. Ferreira, U. Leiria, FC Porto, Sp. Braga, Benfica e Académica levaram a Alvalade um total de 241.878 adeptos, enquanto no presente campeonato fizeram deslocar 252.336 espectadores ao estádio.

    Os bons números leoninos constituem claro contraste com o que está a suceder ao vizinho da Segunda Circular, onde as perdas se registam em toda a linha. Se no plano global o Benfica perdeu nos primeiros 7 jogos da Liga um total a rondar os 5 mil espectadores, na comparação face aos mesmos opositores os números revelam um dado preocupante: Belenenses, Nacional, E. Amadora, Marítimo e V. Setúbal levaram à Luz, este ano, menos 43.080 adeptos! Em termos de média, o clube da Luz também está a receber menos cerca de 9 mil espectadores/jogo.

    O FC Porto teve bem menos gente no Dragão nos 7 jogos já realizados, mas isso explica-se pelo facto de há um ano, por esta altura, já ter defrontado Benfica e Sporting em casa.

    Porque quando comparamos os números face aos adversários comuns nas duas temporadas, verificamos que os portistas aumentaram em quase 3 mil o número de lugares ocupados.

    E, em média, perde apenas apenas mil espectadores/jogo para a época passada.

    Autor: JOSÉ RIBEIRO
    Data: Quarta-feira, 17 Janeiro de 2007 - 03:26



    EXCLUSIVOS JORNAL RECORD

    ResponderEliminar