quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

O Estado da Nação

Tal como na assembleia da república se debate o estado da nação, também no FootBicancas se debate o estado do Blog. O nosso entenda-se. Pois bem, sabemos que o monstro tem andado adormecido pelas mais variadas razões: trabalho, playstation, fisioterapia, telenovelas, sono, compromissos sociais “and soi one and soi one”, como diria o Lauro Dérmio nos bons velhos tempos do Herman enciclopédia.

Este Post tem como principal objectivo fazer um balanço da nossa actividade e obrigar-nos a parar um pouco para tentar ver o blog de fora. Isto é, sempre soube que para avaliarmos algo em que nós próprios estamos comprometidos ou em que a nossa participação é activa, temos obrigatoriamente que sair da esfera a que pertencemos e olhar para dentro como se não estivéssemos lá naquele instante.

Tendo em conta este pressuposto, podemos ir buscar 3 dos 4 P’s utilizados no Marketing, que para o caso podem dar muito jeito para nos ajudar:

1- PRODUTO: Embora não tenhamos a pretensão de ser os supra-sumo na arte de bem escrever, queremos com toda a certeza proporcionar textos agradáveis por forma a originar participações assíduas de todos os que visitam este blog. Porém, reconhecemos que ultimamente não temos criado as condições necessárias à participação. Ou porque a frequência das publicações não é famosa, ou porque os temas não são apelativos ou ainda porque começamos a cair numa rotina de "postar" apenas o factual.

Questão: Será que a “embalagem” e os conteúdos apresentados obrigam os nossos leitores a fazer um clique todos os dias neste blog?

2- PREÇO: Embora não haja um preço directo, o que é certo é que os nossos leitores tem que despender de alguma coisa para passarem por cá. Seja tempo, seja a gestão das prioridades para os tempos livre de cada um ou seja mesmo algum dinheiro por estarem a ligar a Internet.

Questão: Será positivo, para os nossos leitores, o saldo entre o custo/benefício?

3- PROMOÇÃO (COMUNICAÇÃO): Não vale de nada o investimento que fazemos na promoção do blog (que na verdade não é muito…), quando os pontos anteriores não satisfazem os nossos “clientes” Aqui, a melhor promoção que podemos ter é aquela que os leitores poderão fazer no chamado boca-a-boca. Mais uma vez, o boca-a-boca só é eficiente se as pessoas tiverem uma opinião favorável do produto. Se não tiverem, nada feito.

Questão: Estaremos a dar razões aos leitores para que estes façam o boca-a-boca?

Assim, o cerne da questão está obviamente no produto ou se quiserem, na especificação (conteúdos do blog) do mesmo. Como disse em cima, estamos a cair na rotina da publicação de post’s factuais. O que se pretende (objectivos iniciais do blog) é oferecer um espaço onde os temas sejam suficientemente abertos, levando à participação de todos. Neste momento as crónicas dos colunistas convidados (com relevo copioso para o JMMA) começam a ser as únicas situações onde os pressupostos supra são contemplados, pois os autores tem diminuído consideravelmente este tipo de post.

Como normalmente as palavras não bastam, eis 4 pontos que tentaremos cumprir, depois deste estado da nação:

- Maior frequência na escrita;

- Maior número de post’s abertos;

- Incrementar ainda mais o espaço do “colunista convidado” (aproveito para deixar um repto a todos os Sportinguistas que nos criticam por não falarmos mais vezes do seu clube: O espaço do “colunista convidado” é aberto a todos, e se houver algum Sportinguista que nos queira enviar, por exemplo, o comentário dos jogos do Sporting, nós publicaremos esse comentário com todo o gosto).

- O FootBicancas irá lançar para breve uma novidade. A seu tempo comunicaremos.

Nota: Este estado da Nação é transversal a todos os autores deste blog.

3 comentários:

  1. É pá não é nada disso.
    De que adianta ter bons jogadores, bons teinadores, boas infraestruturas se os árbitros não ajudarem?

    Toca lá a chamar umas Paulinhas e organizar umas farras colectivas. Isso sim é que dá resultados.



    Agora a sério, o segredo é escrever ao calhas e quando der na telha. Se tentam muitas estratégias e matrizes, mais volta, menos volta desistem e fecham o tasco.
    Só se deve escrever quando se tem uma coisa atravessada na garganta e não temos ninguém com pachorra por perto para nos aturar - senão começa a saber a trabalho, a frete, a sexo em casamento com mais de 1 ano.
    Portanto, deixem-se de tretas e vamos lá a escrever - apenas e quando apetece e há o que dizer.

    Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo por baixo de tudo o que o Mário Sá Peliteiro diz após «Agora a sério...».

    O blog, para mim, é essencialmente um produto de auto consumo. O que vier de agradável para além do que a gente goza a fazê-lo entendo-o como marginal. São, digamos assim, 'proveitos extraordinários'.

    Não tenham dúvida: o leitor que primeiro e mais goza com a minha crónica é este mesmo que a escreve.

    Se outros se puderem divertir com ela, pois, tanto melhor. Mas devo dizer que não me anima absolutamente nenhum propósito de proselitismo; isto é, não estou aqui para convencer ninguém. Tal como não me anima qualquer intenção de magoar quem quer que seja na sua sensibilidade clubística ou pessoal.

    Muito menos, claro está, os meus amigos portistas ou leões, aqueles a que eu costumo chamar 'amigos com defeito'.(Se o árbitro fosse dos tais esta de chamar 'amigos com defeito' aos portistas amigos já dava direito à marcação de livre directo junto à área!)

    Pior: o cronista está sempre sujeito a que alguém, a assistir lá em cima na bancada dos super-fanáticos, se ponha a gritar grosseirices só porque não tem espírito de humor ou não entendeu a 'jogada'. O que é que havemos de fazer, em todo o lado há gente assim.

    A capacidade de rir (inclusive de nós próprios) é um dom de inteligência e faz bem à saúde.

    Por isso é que, fica já aqui prometido, a próxima crónica vai ser sobre o meu SLB. E podem contar com revelações bombásticas às quais tive hoje acesso a partir de fontes seguras.

    Desde já digo que não tem nada a ver com a Carolina. Apenas uns escandalozinhos à volta de contratos paralelos, etc., já não digo mais.

    Não esqueçam,5ª-Feira próxima.

    ResponderEliminar
  3. o gajo falou bem,mas isso nao chega,mas façam como diz o mario, falam quando lhes apetecer e nao so de bola,falem de outras coisas importantes para a sociedade e que sejam motivos de discussao para todos, tirando politica, logo aborto, pois claro!!!

    como diz o gato eles falam,falam e eu nao os vejo a fazer nada, logo como isto é para nosso divertimento e distraçao, nao para ser uma coisa seria, falem,falem,falem,falem...e que o porto seja campeao e porque nao o mourinho voltar a casa, onde consegue ser alguem,eheheheheheeh

    abraços a todos

    ResponderEliminar