sábado, 27 de janeiro de 2007

Leiria: 1 - FC Porto: 0

Tantas vezes o cântaro vai à fonte que algum há-de partir. E hoje partiu. Por outras palavras, tantas vezes os gajos de preto tem tentado esta época, que hoje conseguiram.
Na Madeira, com o Nacional, foi prejudicado, mas os jogadores conseguiram superar isso. Na Vila das Aves foi prejudicado, mas os jogadores conseguiram superar isso. Em Leiria foi prejudicado, mas os jogadores não conseguiram superar isso. A expulsão até dou de borla, embora para mim não tenha sido merecida. Aquele gesto não é intencional. Aquele gesto é de alguém que está a defender a bola e o braço acompanha o movimento do corpo. Mas repito: Até dou de borla e até como essa. Houve porém um lance dentro da área que para mim não oferece qualquer dúvida: O Postiga é pontapeado dentro da área e nada. Mais, aos 55 é tirado um fora de jogo quando o mesmo Postiga se preparava para isolar. E depois, quase todo o jogo foi muito inclinado.



Mas está bem, o Porto não pode ganhar sempre e hoje era um dos dias que não conseguia(podia?) ganhar. Mas mesmo perdendo gostei do Porto. Jogou bem, criou oportunidades e vê-se que há qualidade. Como disse em finais de Novembro, o Porto dá-me a segurança suficiente, que me permite encarar os jogos com uma incerteza: Por quantos é que o FCP irá ganhar. Mas como também disse na altura, há excepções e hoje foi uma delas.



Por tudo isto, termino com uma frase muito conhecida: O Porto vai ser campeão. Porquê? Porque este tipo de derrota (de igreja...) pica os jogadores do Porto. E isso faz muito bem à mística do dragão. Não vai ser nem o apito nem os gajos de preto que nos tirarão o bi!

16 comentários:

  1. Quem aterrasse no nosso país, e lê-se o teu comentário devia pensar que o Porto deveria ter acabado a 1ª volta com 16 pontos de avanço, mas os árbitros não deixaram.

    Se até agora alguém se pode queixar de ter perdido pontos, por erros de arbitragem é o Benfica (-2 pts).

    Quanto a erros grosseiros, Benfica e Porto partiram para esta jornada exactamente iguais.

    ResponderEliminar
  2. A Azia da Derrota

    Dizer que o FCP teve azar porque podia ter arrumado o jogo nos primeiros 30m: compreende-se.
    Dizer que houve 1/2 lances de dificil apreciação (como há em todos os jogos), que eventualmente poderão ter prejudicado o FCP: também se compreende.
    Dizer que o porto perdeu a estrutura emocional depois da expulsão de Quaresma: também se compreende.

    Agora via a terreiro dizer:
    -“Foi uma vergonha” (Helton)
    -“Não nos deixaram ganhar; Espero que investiguem este jogo” (Jesualdo Ferreira)
    -“Vamos pedir para sermos recebidos pela Comissão de Arbitragem da Liga para esclarecer determinadas situações. Se não forem esclarecidas sabemos o que iremos fazer" (Reinaldo Teles)

    Sinceramente acho rídiculo, e faz-me lembrar um pouco o FCP dos anos 80, quando os árbitros quase que eram agredidos no túnel das Antas, se a arbitragem não agradasse aos da casa.

    Como gosto de entrar em factos objectivos:

    Expulsão de Quaresma: limpinha como a água, ainda não ouvi ninguém (árbitros, comentadores, jornalistas) dizer que a expulsão foi errada.

    Penalti sobre Postiga: na minha opinião não é penalti. O jogador do Leiria coloca a perna por entre as pernas de Postiga. A própria forma como Postiga cai (autêntico salto de peixo encarpado, só faltando a pirueta), é esclarecedora relativamente ao lance. E mesmo que fosse penalti, qualquer árbitro depois de vêr o Postiga a cair daquela maneira, o mais provável era dar-lhe um amarelo.

    Penalti de Renato por suposta mão: lembro-me de vêr o Lisandro a protestar, mas não consegui descortinar qualquer falta. Lance a rever.

    Aliás, se o árbitro tivesse sido outro (Lucilio Batista por exemplo) o Lisandro tinha sido expulso por ter simulado 10 faltas, protestar constatemente com o árbitro e chutar a bola para fora quando o jogo já estava interrompido. O Postiga também tinha sido expulso, por constantes protestos verbais e gestuais (por muito menos Leo foi expulso em Paços de Ferreira), e Pepe ia pelo mesmo caminho, depois de ter 3 entradas à karaté nos últimos 15 minutos.

    O Porto perdeu por completo a estrutura emocional. Dirigemtes incluídos…

    ResponderEliminar
  3. perde-se o que se perde, estrutura ou nao, o porto vai ser campeao,a jogar com 10, e ter tantas oportunidades como teve? desculpem mas os campeoes estao encontrados!

    luis, ridiculo? anos 80? realmente sao os dirigentes do porto que passam a vida a queixar-se e a pedir investigaçoes,tem sido assim esta epoca,nao? com documentos anonimos, corrija-me se estiver enganado...

    existem lances k sao duvidosos,a expulsao, depende muito do criterio, se nao mostrasse nada, hoje ninguem se lembrava do lance, pena que so se tenha lembrado ontem dos criterios, porque, e quem joga á bola sabe,lances como akeles sao normais,mas aqui friso, criterios. no lance so postiga, o jogador nao toca na bola, pontapeia postiga, falta, e nem se pode falar da intencidade...ah e ainda o lance em k o sougo se lesiona,isso foi o que?pe na cabeca do pepe?talvez tambem fosse agressao,depende de criterios

    custa sempre perder, mas perder e jogar bem, nao custa assim tanto, porque nos da esperança, e continuo a dizer vamos ser campeoes a jogar assim, vem ai o nosso menino, pra partir a loica,e nao se esquecam que ainda somos a unica equipa que apenas depende de si pra ser campea....

    ah luis,desculpe la, mas o lucilio nao é exemplo pra ninguem....

    ResponderEliminar
  4. É de comentários como estes, dos últimos três dias, que o blog necessitava urgentemente…
    Uma lufada de ar fresco para os meus olhos, já que acompanhei todos os dias este blog e ultimamente tinha deixado algo a desejar… não que comentem mal, não que não tenham qualidade, mas… raio dos benfiquistas… apoderaram-se disto completamente… e, até então, preferia comentar para mim mesma.
    Em relação ao jogo a única coisa que tenho a dizer é que não gostei! Assino por baixo de tudo o que disseste!
    Ainda bem que estás de volta, e digo-vos mais: não escrevam porque têm de escrever, não o façam só para termos algo para ler, façam-no quando tiverem vontade, quando acharem que há algo de bom para ser partilhado, seja o que for, caso contrário, como disse o Mário, “começa a saber a sexo em casamento com mais de 1 ano”

    ResponderEliminar
  5. Desculpa lá Zé. Bem visto as coisas o Porto foi beneficiado. Eu é que vi mal o jogo.

    Curioso é o facto do bandeirinha que expulsou o Quaresma ser o mesmo que marcou aquela falta que deu origem ao golo do Leiria. Mais uma vez, fui eu que vi mal o lance. Em vez de ver uma falta, vi que o Pepe estava a um metro do jogador do Leiria. Aliás, esse jogador do Leiria parecia o Karadas num célebre jogo do slb com o Estoril. Aposto que ninguém vai falar desta falta.

    Mas desculpa, estou com azia e estou a ver coisas....

    ResponderEliminar
  6. cuidado com as alucinaçoes,ainda ves k o benfica vai ser campeao e isso pode ser grave pra tua saude, podes ter complicaçoes no futuro

    ResponderEliminar
  7. Bruno,

    concordo contigo. Sinceramente também penso que o FCP será campeão, porque até agora tem sido a melhor equipa.

    Aquilo a que me insurjo, são as reacções completamente ridiculas, desajustadas e incendiárias, num jogo que teve efectivamente 2/3 lance polémicos, mas só porque alegadamente terão oprejudicado o FCP, o árbitro é um ladrão.

    Quando marcaram um penalti inexistente nos descontos do jogo contra o Atlético, não tiveram o mesmo critério.

    ResponderEliminar
  8. se não fossem os raios dos benfiquista este blog quase que não teria ninguem a escrever,mas se calhar era isso que a menina pretendia pois assim só veria dizer bem do porto.o porto perdeu porque falhou um monte de oportunidades e não por causa do arbitro,ou seja por azelhice e não outro motivo.

    ResponderEliminar
  9. Luís Marques disse:
    "Agora via a terreiro dizer:
    -“Foi uma vergonha” (Helton)
    -“Não nos deixaram ganhar; Espero que investiguem este jogo” (Jesualdo Ferreira)
    -“Vamos pedir para sermos recebidos pela Comissão de Arbitragem da Liga para esclarecer determinadas situações. Se não forem esclarecidas sabemos o que iremos fazer" (Reinaldo Teles)

    Sinceramente acho rídiculo, e faz-me lembrar um pouco o FCP dos anos 80 (...)"

    Não foi um Sr. qualquer do slb que ia entregar um DVD a não sei quem?
    Não foi esse mesmo senhor que, repetidas vezes, dizia após maus resultados que com o slb ninguém brincava e usava a mesma expressão "Isto é uma vergonha"?
    Não foi esse Sr. que prometeu mundos e fundos, 47648208343 milhões de kits vendidos e não-sei-quantas ligas dos campeões em 5 anos?

    Realmente há coisas ridículas...
    Ah... e o slb do tempo do regime? Não encontras semelhanças também?

    E SIM, o árbitro prejudicou o Porto e muito! Independentemente de podermos ter ganho o jogo até com 10 jogadores ele errou sempre para o mesmo lado!
    A expulsão do Quaresma (embora a aceite) aposto que em 10 jogos de outras equipas aquele senhor não a sancionava!

    O penaltie é mais que claro. Há uma imagem em que se vê perfeitamente que o GR não toca na bola e que o defesa também não a corta com os pés/perna. Bateu onde??
    O Sr. fiscal-de-linha não viu o penaltie, mas viu a agressão do Quaresma! Como tinha visto há 1 ou 2 anos atràs. Curioso...

    Os foras-de-jogo nem discuto.

    Quanto ao Lucílio Batista bem... compreendo-te Luís quando o tomas como exemplo! A julgar pelos jogos que tem arbitrado o slb, como o último slb-leiria......

    Mas acredito plenamente que vamos ser campeões. Somos sem dúvida a melhor equipa.

    ResponderEliminar
  10. Estou totalmente descomprometido, pois não vi nenhum jogo este fds. Apenas vou fazer um pequeno comentário ao Sr. Pedorido:

    Sempre que o FêCêPê perde, este ilustre "comentador" exalta tudo o que há de melhor em si - falta de desportivismo e arrogância cega!

    foi um fds de morrer a rir!!!!

    venham mais destes!

    PS - passei o fds a ler o livro da Carolina...mas sem excitação :)

    saudações do Lis.... :)

    ResponderEliminar
  11. Falta de desportivismo e arrogância cega são atributos que bem conheces por isso o teu raciocínio deve ter alguma credibilidade...
    O que vale é que são poucas as vezes que o Porto perde!

    Poupa-me...

    ResponderEliminar
  12. Ricardo: o meu nome é Rita não é menina.
    Tenho muita pena que não tenha sentido de humor para perceber o que escrevo, mas ñ se esforce, não tenciono que entenda…

    ResponderEliminar
  13. passados 3 dias e ainda com azia?

    calma, pois a "procissão ainda vai no adro"...

    uma ida à farmácia comprando ENO, resolve isso tudo...

    ResponderEliminar
  14. ENO? Não conheço.

    Não costumo comprar essas cenas, porque normalmente não preciso...

    Mas tu deves conhecê-las bem, para recomendares marcas e tudo! Mas, ao fim ao cabo, é essa a vossa especialidade não é? Pastilhas para a azia e vaselina...

    ResponderEliminar
  15. Perdoai-lhes Senhor, pois eles não sabem o que dizem...

    ResponderEliminar