terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Mercado

A um dia do fecho do período de transferências, o mercado agita-se e os clubes tentam reforçar os seus planteis como podem e da forma mais barata que conseguem, sendo este último critério o mais relevante. Actualmente corre-se o risco consciente de contratar jogadores medianos, às vezes muito fraquinhos, estrangeiros e sem qualquer prova dada, se o preço for jeitoso. É a chamada roleta russa: a coisa tanto pode correr muito bem como pode ser um autêntico tiro na mona.

Tenho algum receio que a segunda contratação de Inverno do FCP se traduza num tiro na mona. Com sinceridade nunca o vi jogar a não ser no vídeo que aqui colocamos. Mas quando se confirmou a contratação, houve uma pergunta que me veio imediatamente à cabeça: Será o Colombiano muito melhor do que o Adriano? Como adepto, espero que sim. Mas se o pensamento for um pouco mais consciente o receio é muito, pois às vezes não percebo porque é que se gasta tanto dinheiro quando há jogadores bem próximos que podem fazer tanto ou melhor do que os novos recrutas. Espero estar errado!

Se no Porto há pouco dinheiro, no Sporting as coisas ainda estão piores. O Paulo não terá reforços, pelo que começa a ver a vida andar para trás. Não há alternativas válidas ao Liedson, com a indefinição do Carlos Martins, falta um verdadeiro número 10 e não existe um defesa esquerdo de peso. Esta é, como é obvio, a minha interpretação do plantel do Sporting. Por isso, torna-se muito difícil a luta pelo título e o Paulo não pode fazer milagres.

O Benfica está, provavelmente, entre o Porto e o Sporting no que diz respeito às notas verdes. Nos últimos tempos tem encaixado uma boa maquia (entre presenças do Dubai, vendas e empréstimos). Mas mesmo assim as dificuldades são as mesmas. Depois de contratado o Derlei (que se estiver bem fisicamente é uma excelente contratação), precisa urgentemente de um defesa central e de um número 10 válido para substituir o Rui Costa. Com o período de transferência a acabar, as boas escolhas começam a escassear e as escórias elevam-se numa curva exponencial.

Mas como diz o ditado: quem não tem dinheiro não tem vícios. Mas há um vício que não vai custar dinheiro ao Porto e vai ser o melhor reforço de inverno: O regresso do Anderson. Ai que saudades!!

1 comentário:

  1. Anónimo2/2/07 16:03

    sem duvida que Anderson para o Porto será o melhor reforço, pois o Porto continua muito dependente de um miudo chamado Quaresma...
    Para o Sporting o melhor reforço?A coesão apresentado no inicio do campoenato.
    Para o SLB veremos se Derlei será bom reforço ou não quanto ao central o miudo, não sabemos é desconhecido apesar de vir com rotulo de estrela....veremos

    ResponderEliminar