sábado, 10 de maio de 2008

Pena simbólica

Infelizmente, e tal como previa não se conseguiu provar a existência de corrupção, apenas a tentativa.

Ou seja ficou provado que Pinto da Costa ofereceu favores sexuais e 2.500 Aereos a Jacinto Paixão, mas não se conseguiu provar o benefício em campo decorrente destas ofertas.

Como os regulamentos são qualitativamente coerentes com os seus autores (classe dirigente), o facto de um presidente oferecer a um árbitro 2.500 Euros e umas "amigas" para satisfazer os desejos sexuais do árbitro, não prevê pena de descida de divisão, antes apenas uma penazinha simbólica, igual à utilização irregular de Meyong pelo Belenenses (onde já se viu)!

Mas para mim também é simbólica:

  • *Simbólica, porque me dá 20 anos de razão.
    *Simbólica, porque ninguém duvida que esta é ponta do iceberg;
    *Simbólica, porque podemos colocar em causa a partir de agora todas vitórias do FCP nos últimos 20 anos;
    *Simbólica, porque envergonha qualquer adepto do FCP com honra, e sem clubite aguda;
    *Simbólica, porque mesmo que a justiça não o tenha conseguido provar, a justiça moral associará sempre o nome de Pinto da Costa e do FCP à corrupção activa. E essa é a principal justiça que se se pode fazer. A Justiça do povo.

Queria alertar para os mais distraídos, que as escutas a Pinto da Costa apareceram por acaso, quando a PJ investigava Valentim Loureiro.

O que se terá passado nos últimos 20 anos, deixo ao critério e consciência de cada um.

Perante estes dados, alguém de consciência séria e honesta, consegue negar a injustiça desportiva dos resultados desportivos dos últimos 20 anos? É disso que estamos a falar.

5 comentários:

  1. Também apareceram chamadas do Vieira a escolher árbitros e....
    Justiça é cega ou só não gosta do azul e branco?
    Mas vá lá, a partir de hoje de que se vai queixar o seu benfica quando perder (e vai perder muitas vezes)?

    ResponderEliminar
  2. "justiça moral"? O que é isso? Ilegal, ilícito ou imoral?

    Claro que tudo isto não tem lógica e está errado. Como é possível que um neófito como o João Loureiro tenha uma pena maior que o grande corruptor de árbritos Pinto da Costa, que o Boavista desça de divisão e o FCP perca penas 6 pontos. Por isto, bem se vê, a justiça desportiva não significa nada, é apenas uma brincadeira.

    Se existe justiça - não justiça moral, ou lá o que é isso - e se for como tem aqui dito o caro Luís Marques, Pinto da Costa tem que "apanhar" no mínimo 10 anos e Loureiro aí uns 2, o FCP vai para os regionais e o Boavista para a terceira.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Lamento ter que dizer isto, mas é o FCP que está a ser julgado, e não o Luís Filipe Vieira, o SLB, o SCP ou qualquer outra colectividade em Portugal! E segundo me parece, foi a primeira vez que em Portugal tal aconteceu!

    Sempre pensei que agora, depois da condenação desportiva, houvesse algumas palavras sensatas por parte dos adeptos do FCP a condenar os factos julgados.
    No entanto, continuam a assobiar para o lado e, de peito cheio, (à "moda do Major") enfrenta-se a comunidade desportiva, sem qualquer tipo de vergonha ou humildade em reconhecer culpa (pelo menos!!) nos actos agora condenados.
    É deste tipo de adeptos que o FCP, em particular, e o futebol português, em geral, é feito!
    É por isto que acho que nunca vamos saír deste lodo, pois continua a existir quem nunca de lá queira sair para ganhar seja em que circunstâncias for!
    É por isso que já desisti do nosso futebol!

    Que lhes faça bom proveito!

    José Pedro

    ResponderEliminar
  4. Azar do caraças, o Porto não desceu! Azar do caraças, os regulamentos assim não o permitiram!

    Só um adepto com clubite aguda é que pode dizer uma barbaridade como a de colocar em causa 20 anos de triunfos. Querem ver que o Porto também ofereceu fruta aos árbitros internacionais...

    Oh José Pedro, bom proveito nos jogos espanhóis!

    ResponderEliminar
  5. os gajos andam mesmo xeinhos de azia....

    falem do vosso 4º lugar disso nao falam eles, porque sera?

    sempre axei e disse k o pinto da costa era o mais mafioso de todos,so tinha um defeito, é bem mais inteligente k eles todos juntos

    agora so pergunto,se as escutas telefonicas sao validas,porque nao ha um apito encarnado pelas escolhas de arbitros?porque as coisas nao sao coerentes?

    mas eu ate vos percebo,se estivesse 3 anos sem ganhar nada,desde anos 90 so ganham um campeonato, nao ganhasse ligas dos campeoes como nós, tambem andaria com azia e a por a culpa em tudo e todos....

    e agora vamos la ver na taça,podemos oferecer uma frutita a alguem

    ResponderEliminar