segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

FCP: 3 - Rio Ave: 1


Escrevi há uns tempos atrás, depois de um jogo do Porto na Taça da Liga, que sempre que Farias era titular e jogasse os 90 minutos, marcava quase sempre. E assim foi hoje. Finalmente resolveu, tirando partido do sentido posicional que tem dentro da área.

Mas mesmo com estes dois golos de Farias, o Porto voltou a denotar grandes dificuldades para marcar no Dragão de bola corrida. No jogo contra o Rio Ave a coisa parecia tomar o mesmo caminho dos últimos jogos, ou seja, muito ataque, muitos remates, mas golo que é bom, nem vê-lo! Lá teve que ser novamente um penalti, que para mim é bem marcado, para o Porto conseguir fazer o gosto ao pé dentro de portas. Na verdade, os golos de bola corrida começam a ser mesmo coisa rara no Dragão e se não são os ferros da baliza (que grande jogada do Hulk - a ver), é a aselhice e se não é da aselhice dos jogadores, é (ou foi neste caso) a aselhice do árbitro, que não validou um golo limpo ao Porto. Mas adiante.

Depois de uma primeira parte em bom nível, eis que o Porto entra na 2ª completamente adormecido. Se por muitas vezes defendi o Jesualdo e as suas opções, hoje só tenho que o criticar, pois ao intervalo inventou. Se percebo que o Fucile tenha saído lesionado, já não percebo a sua opção em colocar o Fernando a defesa direito e o Tomás Costa a trinco. Porquê mexer no miolo do terreno? Porquê não colocar o Tomás Costa a lateral, mantendo o Fernando a trinco (como aliás já testado em jogos passados)?

Para além disso, Jesualdo também não soube espicaçar os seus jogadores ao intervalo, de maneira a que estes entrassem no jogo com vontade de fazer o segundo. Pior do que entrar sem vontade, foi a atitude do tipo: "o jogo está ganho". Meus amigos, hoje em dia já não há respeito pelos grandes e já não há jogos fáceis. Por isso, há que dar cordões aos sapatos!

Com estas e com outras, o Rio Ave marcou um grande golo e o Dragão gelou. Gelou o Dragão e gelou o Jesualdo, que provavelmente começou a tremer que nem varas verdes. Com o empate, mais mexidas e mais confusão na equipa. Quando já fazia contas à vida, eis que apareceu um excelente centro do Bruno Alves (???!!!), que Farias decidiu agradecer com um bom golo de cabeça. Com muita pena minha, mas acho que o Bruno Alves não se aguentará no Porto muito tempo. Que grande central!

Mais três pontos e mais uma semana na liderança.




3 comentários:

  1. Mais um penalti forçado (mas adiante). O FCP não está a jogar um caracol. E o Jesualdo até se mijou todo.

    Sim, porque desta vez ele iria dizer mal de quem? Da própria sombra?

    ResponderEliminar
  2. Bruno Alves grande central...

    Tão grande que ninguém o quer!

    ResponderEliminar
  3. Assim espero Kikas, assim espero!

    ResponderEliminar