sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Lobo Mau (PCosta) e o Capuchinho Verde



Continuo a não entender o posicionamento do Sporting, em várias situações do futebol português. Começando no apito dourado e terminado nas relações de reverência que tem com Pinto da Costa, chegando até a ser seu porta-voz na ameaça de faltar ao jogo da Taça da Liga.


O último episódio aconteceu esta semana, e está relacionado com o derby de Sábado

Em devido tempo, o FC Porto pediu a antecipação da partida com o Sporting e, de acordo com os regulamentos, o clube leonino tinha de aceitar, pois estavam garantidas as 72 horas sobre o jogo com o Bayern.


Entretanto, o FC Porto decidiu adiar o jogo com o Estrela da Amadora, das meias-finais da Taça de Portugal, que deveria ser jogado na próxima quarta-feira.Em face disto, o Sporting sente-se “enganado” por Pinto da Costa, uma vez que o FC Porto não necessitava de antecipar a partida para sábado, garantindo ao Sporting tempo suficiente para recuperar fisicamente.


Pergunto: o que é que o Sporting tem a ganhar com esta proximidade, que não apenas e só, a tentativa (falhada) de irritar o Benfica? Um clube centenário como o de Alvalade, merece reger a sua estratégia em função da irritação do seu maior rival?

Pinto da Costa tem uma cartilha de 20 anos de futebol português, e todos já conhecemos o seu modus operandi. Não olha a meios para atingir os seus interesses, atropelando aqueles que se aparecem no seu caminho. Até os que partilha palmadinhas nas costas. A ética para PC é uma batata.


Por isso, não consigo perceber. Acordem nabos.

6 comentários:

  1. Desta situação confirmam-se duas conclusões:

    a) contrariamente ao que afirmam os seus adeptos, o Sporting ainda é um clube pequeno, ao nível de Braga, Guimarães, Belenenses. Sim, porque só esses precisam de alianças para sobreviver;

    b) FCP e o seu presidente continuam a reinar na podridão do futebol português, com jogadinhas de bastidores e falta total de ética, recorrendo sempre que necessário a jogadas baixas para levar o seu avante.

    Mas lá é mesmo assim. Desde sempre. Vitória a todo o custo. Depois venham dizer que é dor de cotovelo...

    ResponderEliminar
  2. Até percebo a tua preocupação relativamente aos árbitros, apitos e afins.

    Já esta não percebo tão bem. O que o Porto fez, neste caso em particular, foi olhar pela sua vida. O Sporting e o Estrela são livres de aceitar ou recusar a proposta do Porto. Aceitaram? Óptimo.

    Todos nós fazemos este exercicio todos os dias, quer seja a nível profissional ou pessoal.

    E é dor de cotovelo sim senhor!

    ResponderEliminar
  3. Preocupado eu? Quem deve estar preocupado é o Sporting (a julgar pelas declarações dos seus dirigentes).

    Eu apenas disse, que não entendo a aproximação do Sporting ao Porto.

    Tu entendes?

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o post e é bem feito para os dirigentes do SCP. Estão sempre a baixar as calças para o PC, sem terem noção que este sempre que puder prejudicar o SCP o fará!

    Pedro Lourenço Coelho

    ResponderEliminar
  5. Já agora, e para nos situarmos todos, fica aqui a notícia:

    Em entrevista publicada no site do Sporting, Miguel Ribeiro Teles, vice-presidente para o futebol, insurge-se contra o facto de os dragões não terem informado o Sporting que haviam pedido o adiamento da partida com o Estrela da Amadora, para a Taça de Portugal, quando solicitaram a antecipação do confronto do dragão.

    "Miguel Ribeiro Teles admitiu ontem ter-se sentido enganado pelos responsáveis do FC Porto, quando, depois de confirmado o adiamento do encontro da Taça de Portugal, com o E. Amadora, os portistas não tentaram satisfazer o desejo dos leões de jogar apenas no domingo.

    'Ninguém do FC Porto nos disse que o jogo com o E. Amadora tinha sido objeto de um acordo de adiamento, ao que julgamos saber, formalizado num requerimento datado de dia 19, cinco dias antes do anúncio público da nova data', refere o vice-presidente da SAD, em declarações ao site do clube, prosseguindo: 'O FCPorto quis tirar o proveito desportivo do facto de poder jogar no sábado, tentando aproveitar a circunstância de poder gozar de mais um dia de descanso do que o Sporting, refugiando-se nos regulamentos, mesmo quando sabia que o argumento principal invocado para a antecipação do jogo já não era válido'.

    O responsável diretivo pelo futebol dos leões assegura ainda que 'a postura do Sporting teria sido seguramente outra, com qualquer clube que estivesse a representar Portugal numa competição europeia'.

    Na longa explicação, Ribeiro Teles historia ainda as conversas entre Antero Henriques e Pedro Barbosa – nas quais o dirigente portista apontava o jogo com o E. Amadora como causa para a antecipação – e conclui: 'O Sporting viu-se na contingência regulamentar de ter de aceitar a antecipação do jogo para sábado, tendo preferido jogar às 20.30, uma vez que tinha de viajar para Lisboa'."

    In Record

    ResponderEliminar
  6. Vítor,

    Pelos vistos, a fazer fé na notícia postada pelo Luis, o Sporting terá demonstrado interesse em jogar só no domingo, facto para o qual o FCP não se demonstrou disponível.

    Agora chamar a isto "olhar pela sua vida" é exagerar um pouco. Qualquer pessoa compreende que, tendo o Sporting jogado para a Champions um dia depois do FCP e tendo o FCP já certeza de que o seu jogo com o Estrela seria adiado, seria ético e desportivamente louvável aceitar jogar no domingo. Ou estarei errado?

    Mas é nestas coisas que se personifica bem o espírito azul e branco... Nada a que já não estejamos habituados.

    ResponderEliminar