domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sporting:3 Benfica:2


Vitória merecida do Sporting, que confirmou uma vez mais, que a equipa que está em desvantagem pontual e com maior pressão, é a equipa que vence o derby.

Foi talvez o melhor Sporting da época, aquele que defrontou o Benfica, que tacticamente se viu em “palpos de aranha” para conter Liedson, Vukcevic (como é que é possível Paulo Bento ter abdicado do melhor jogador do plantel durante a primeira a volta) e Moutinho.

Na primeira parte os encarnados ainda conseguiram equilibrar, mas aquele golo logo no início da 2ª parte, baralhou por completo a equipa, e com a necessidade de tirar um dos trincos (Yebda) para tentar empatar o jogo, o Benfica perdeu por completo o meio-campo, e nunca mais se encontrou.

Aliás, a lição táctica que o Benfica levava para o jogo (semelhante à do Dragão), estava a correr bem até ao erro individual de David Luiz, que deu origem ao canto e ao grande golo do Liedson (autêntico carrasco dos encarnados). A partir daí, o Benfica esteve praticamente sempre em desvantagem, sendo obrigado a sair da sua zona de conforto. Nesta aspecto, os encarnados não tiveram a "sorte cronológica" do jogo.

Se no Dragão, o Benfica conseguiu manietar o ataque Portista e marcar primeiro, neste jogo Quique nunca conseguiu encaixar na equipa do Sporting, e os encarnados tiveram muita dificuldade em alimentar o ataque, que praticamente não existiu na segunda-parte.

Nada está perdido. Perder em Alvalade, é um resultado aceitável (o mesmo não acontece com a outra derrota, perante o Trofense), e em caso de igualdade pontual, o Benfica tem vantagem sobre os leões. Obviamente era melhor ter ganho/empatado, mas uma vitória na próxima jornada contra o Leixões (jogo muito importante), e um empate do Sporting no Dragão (tenho fé neste Sporting), deixa os encarnados a 2 pontos da liderança.

Por isso, tudo em aberto. Aguardemos pelos próximos jogos.

2 comentários:

  1. Sporting em grande, que me deixou apreensivo para o jogo do próximo fim-de-semana.

    Permitam-me uma pequena provocação: O Sporting provou que é possível ganhar, mesmo com penaltis a seu favor que não foram marcados.

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor, devia ter sido marcado um penalty contra o Benfica.

    Mais um erro grave de arbitragem.

    Estranho é que, neste caso, já ninguém liga patavina à bacorada.

    Porquê? É pelo facto do erro não ter aproveitado ao clube beneficiado, em termos de resultado, que o erro é menos grave, ou eixa de ser erro?

    De facto, no nosso campeonato, as cambiantes do «penaltómetro» são muito subtis.

    ResponderEliminar