segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Jesualdo Ferrerira: Areia para os olhos (dos adeptos do FCP)

 

A antipatia que nutro por Jesualdo é talvez comparável à antipatia que os portistas (de forma genérica) nutrem pelo Scolari. Embirro com o homem. Acho-o fingido, simulado. Ri para quem precisa.

O Juju até é bom treinador, mas as suas intervenções soam sempre a falso. Parece que está sempre a teatralizar. E quanto mais apertado se sente, maior a figura de tolo que personifica.

Foi assim quando foi transferido para o FCP, recorrendo insistentemente a críticas baixas ao Benfica e elogios fáceis ao seu recente clube, tentando de forma artificial “comprar” os adeptos portistas. Algo que por exemplo, Fernando Santos nunca precisou de fazer.

Nesse período só faltou dizer que era portista desde pequenino, mas até então não o tinha assumido porque o pai não deixava.

É assim sempre que ganha no último minuto, e vem para a conferência de imprensa com um argumentário científico tentando demonstrar que a vitória nunca esteve em causa.

Lembro-me por exemplo do célebre Porto-3 Benfica-2, onde chegou até a dizer que o golo marcado após um lançamento de linha lateral nos descontos tinha sido treinado na véspera.

Ou do Nacional-Porto da época passada, quando um jogador insular colocou a mão na bola dentro da área já no período de descontos, após um inofensivo remate de fora da área, e disse que a vitória nunca esteve em causa.


Este ano até tenho ignorado algumas intervenções de Jesualdo, muito por culpa do protagonismo assumido pelo seu Presidente, mas a conferência de imprensa após o jogo com o Leixões é difícil de deixar passar.

No final da partida com o Leixões, Jesualdo Ferreira destacou o jogo de grande qualidade da sua equipa, que fez tudo para ganhar. Tudo menos estranhamente, aquilo que atesta as vitórias, acho que se chama golo, mas que o árbitro não terá permitido. Ou terá sido o Varela?

Ou seja, da parte dele, fez tudo o que lhe competia, a equipa joga que é uma delícia, os estádios enchem-se para ver jogar esta maravilha que é a máquina de Jesualdo, a imprensa internacional desdobra-se em elogios, chovem propostas pelos melhores atletas do FCP, e não há jogador que não queira fazer parte daquele grupo de trabalho.

O problema é que parece que no futebol, isto não chega. Quando o árbitro mostra um cartão amarelo ao Rúben Micael – lance descrito como capital pelo treinador portista –, sabemos que «a linha do campeonato está traçada e que vai ser muito difícil para o FC Porto». Quando um guarda-redes é expulso por jogar a bola com a cara, a linha do campeonato não está traçada. Quando um defesa é expulso por jogar com o peito, a linha do campeonato não está traçada. Quando Falcão marca golo com a mão, a linha do campeonato não está traçada. Quando se inventa um penalty e se expulsa meia equipa do Nacional, a linha do campeonato não está traçada. Porém, quando há um amarelo a Rúben Micael, meus amigos, aí não há dúvidas.

E depois aquela história do anti-jogo. Queres ver que as equipas pequenas só fazem anti-jogo contra o FCP? O Benfica-Marítimo da primeira jornada, foi o jogo com menos tempo útil do campeonato, por exemplo. Mas parece que aí, a linha não está traçada na cabeça de Jesualdo.

E não é só o FCP que empata, porque há penaltis que não são assinalados. Na recente visita do Benfica a Setúbal ficaram mais dois penaltis por assinalar. Mas parece que aí, a linha não está traçada na cabeça de Jesualdo.

Ó Jesualdo, tu queres apostar em como, apesar da excelência do teu trabalho, que só pelos senhores do apito é sabotada, vais ser posto a andar no final desta época? Tu queres ver que, se calhar, o teu patrão não concorda nada que tu não tenhas responsabilidades nesta grande temporada que estás a fazer? Tu queres ver que já tens a linha traçada?

Irónica a declaração de Jesualdo a meio da semana quando diz que "este ano vai-me dar um gozo especial ganhar". A mim vai-me dar um gozo especial ver-te em terceiro e à procura de clube.

Apetece-me dizer: Ó Jesualdo vai-te encher de moscas mais o teu mau perder.

4 comentários:

  1. Depois deste exercício de análise primário, deslocado, desorientado e generalista (onde é que eu já ouvi isto!!!), ficamos agora a aguardar o favor de serem publicados:

    - o boletim clínico do FCP;
    - a lista de convocados do FCP para o jogo frente ao 'Arsenal';
    - a hora de treino do FCP no Olival na próxima 4ª feira;

    Já agora, ajude-me lá, que começa a falhar-me(COMO A OUTROS) a memória:
    Como é que começa o segundo verso do hino do FCP ???

    ResponderEliminar
  2. Acho curiosa a tua certeza da mão do Falcão. Devem ser das moscas...

    ResponderEliminar
  3. Quando o LFV pedia a PJ no futebol (depois de um empate comprometedor), atirava-te com o quê aos olhos?

    ResponderEliminar
  4. que comentário tão Tótó, como era de esperar, dos treinadores de bancada...

    ResponderEliminar