domingo, 28 de fevereiro de 2010

SCP: 3 - FCP: 0


Foi uma despedida do título triste, infeliz e vergonhosa.

Triste pela exibição de toda a equipa, sem chama, amorfa e muito apática. Na verdade, o jogo de hoje esteve a léguas daquilo que o Porto tinha evidenciado nos últimos tempos e não consigo, sinceramente, explicar o porquê. Não consigo porque nada o fazia prever, pois o Porto chegava a Alvalade em alta, depois de uma vitória contundente frente ao Braga, mas inesperadamente os jogadores andaram os 90' com a cabeça baixa. Em suma, foi triste, muito triste!

Infeliz, porque nada correu bem. Desde os momentos dos golos, aos próprios golos, à forma como o Helton sofreu os primeiros dois (que na minha opinião podia ter feito mais), à lesão do Micael, enfim, a tudo.

Finalmente, foi uma derrota vergonhosa porque foi. Vergonhosa a falta de empenho, vergonhosa a forma como o Bruno Alves se desligou do Liedson no terceiro golo, vergonhoso os três secos, vergonhoso o facto do Porto não ter suplentes à altura de quem sai e vergonhoso foi também a forma como o Porto practicamente se despediu do título a tantas jornadas do fim. Não estou habituado a isto, essa é que é essa.

Para além de tudo que o Porto fez de mal, há que enaltecer também o trabalho do Sporting. O Sporting fez realmente um grande jogo, conseguindo fazer do Porto uma equipa de meio da tabela. Até o Grimi jogou bem. Chiça...

Bom, posto isto, vou ver o campeonato Espanhol e experimentar a sensação de outros em anos passados! :)

4 comentários:

  1. Eu imagino-te a ver o jogo. Aquele sofá é que devia ter padecido :)

    Palavras muito duras...

    ResponderEliminar
  2. Caro Vitor Peliteiro,

    Foi, de facto, mau demais.

    Digo-lhe porém e sinceramente, que ao contrário do que diz ser a sua surpresa, nada daquilo me surpreendeu.

    Esta equipa vem-nos habituando a contínuas séries de 8 ou 80, com infeliz prevalência - a meu ver - para o 8.
    Quer se queira, quer se não queira, a planificação e gestão desta época (provavelmente não só esta) tem sido um tremendo erro de 'casting', a começar (lá volto eu à minha velha e eterna 'fixação') pela manutenção do Sr. Professor à frente dos destinos da equipa, passando ainda e também por uma política de contratações/dispensas/empréstimos (e aí, honestamente, ele não será o principal culpado) no mínimo discutível.

    Vai sendo já tempo de todos os portistas acordarem para uma mesma e única realidade: este modelo não estando esgotado, vai carecendo de uma nova roupagem e, já agora, de um novo elenco.

    Aos que assim não pensarem, nada mais resta do que permanecer à espera que o 'Sr. João Ferreira' (e seus amigos) cometam um ou outro erro de palmatória, que escude a falta de vergonha que algumas caras, derrotas e outros resultados negativos encerram.

    Não é essa a história em que me revejo e que reivindico, como estou certo não será também a sua.

    E não sou menos portista que os demais, por assim pensar. Talvez e só diferente.

    Nota final: ainda assim, uma honrosa menção ao 'Falcão'. É jogador... à Porto!

    ResponderEliminar
  3. JCR, não tenho essa visão tão negativa da performance do FCP.

    Repare que o FCP apenas tem menos 2 pontos que a época passada. Para uma equipa que perdeu Lisandro, Lucho e Cissoko, não me parece nada mal.

    O problema do FCP é que o Benfica tem mais 11 pontos que a época passada, para não falar na época extraordinária que o Braga está a fazer.

    Estes dois factores (Benfica, Braga), aliados à exigência intolerante dos portistas, consequência do vitorioso passado recente do clube, leva-me a considerar que os portistas estão muito mal habituados. Ou por outra, muito bem habituados :)

    Resumindo: acho que o FCP está a fazer um época normal. O ano passado com estes pontos estava à frente do campeonato.

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís Marques,

    compreendo o alcance das suas palavras, e o seu raciocínio que respeito, que não me demovem, todavia, do meu.
    Uma equipa (a minha, no caso), tem de valer por si, independentemente dos demais.
    O que concluo, e venho apurando não de agora, é que o FCP mais do que centrar-se em si mesmo, vem-se valendo das debilidades alheias, assim se subestimando.
    Se assim não fosse, o FCP teria hoje mais pontos que na época transacta, como então teria mais do que na anterior.
    É este o critério de superação que me imponho, e que penso também o meu clube deveria impor-se.
    E não é isso, sinceramente, que vejo.
    Estarei por certo 'muito bem habituado'. Mas esse é o preço de quem se quer grande tem de pagar sempre.
    De outro modo, não celebraremos as nossas vitórias, mas antes as derrotas dos outros como estando na sua origem.

    Dirá que padeço de 'exigência intolerante'; mas não é isso mesmo que se impõe ?

    Note que não almejo vencer sempre, mas tão somente vencer ou perder com a dignidade, rigor e empenho contínuos que se exigem.

    ResponderEliminar