quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O QUE FALTA?


Nada mais, nada menos do que 10 jogos para o final do campeonato. O Porto está numa situação complicada, mas se os jogadores não desistem, eu também não desistirei.

Quem terá o campeonato mais fácil até ao final? Não sei! Não sei, pois o futebol não é linear e um jogo que parece fácil, é muitas das vezes difícil e o contrário também acontece. Por isso, espero que esta regra se aplique já na próxima jornada do Porto, pois o Porto tem um dos jogos mais difíceis até final do presente campeonato. Em caso de vitória, as minhas esperanças aumentam de uma forma exponencial. Isto porque, depois deste jogo, só a jornada 29 (penúltima) se afigura como muito difícil. A recepção ao Benfica poderá ser decisiva, caso não haja mais surpresas tipo Leixões. Assim sendo, e sabendo que ganhar 10 jogos consecutivos não é normal (muito menos no Porto deste ano), não será de todo impossível.

Quanto ao Benfica, terá dificuldades na 23ª jornada (Nacional fora e já com o Machadês recuperado…), na 24ª jornada (Braga em casa), na 26ª jornada (Sporting em casa) e finalmente na 29ª jornada, quando visitará o túnel Portista.

O Braga, passará as passas do Algarve nas 24ª, 25ª (meto esta no bolo, uma vez que se trata de um derby e os derbys são sempre imprevisíveis) e 30ª jornada. Ou seja, o Braga terá dificuldades na visita à luz, na recepção do Guimarães, pelos motivos já expostos e finalmente na visita à Madeira da última jornada.

Ora, caso esta minha teoria tenha alguma lógica, chega-se à conclusão que o Benfica terá a tarefa mais difícil dos três que neste momento lutam pelo título. Repito, o futebol não é linear, mas olhando para o calendário, direi que as minhas esperanças saíram reforçadas. Para além do calendário, lembro-me ainda da excelente análise que o Luis Marques fez ao campeonato do ano passado, sendo que o Porto teve uma ponta final de alto nível. Olhando para o crescendo exibicional do Porto, curiosamente depois da chegada do Rúben Micael, a repetição da ponta final do ano passado não está colocada de parte.

A ver vamos, esperando que as 10 jornadas que faltam primam pela verdade desportiva!

2 comentários:

  1. Atenção ao jogo do FCP e do SLB em Coimbra. Não será fácil.

    E atenção à saída do FCP a Vila do Conde. O Rio Ave em casa tem feito um campeonato muito bom.

    De qualquer forma reitero a minha análise: se o Benfica ganhar os 5 jogos que lhe restam em casa, pode empatar dois fora, ou até mesmo perder um deles.

    Isto se Braga e FCP não escorregarem, o que não sendo impossível, não se avizinhará nada fácil.

    Em resumo, não trocava a posição e respectivo calendário, nem com Braga, nem com FCP.

    Mas atenção, o Benfica este ano tem perdidos pontos em campos teoricamente inesperados (Setúbal, Olhão). Por isso ainda muita água correrá debaixo da ponte.

    Outro factor que pode beneficiar o Benfica, é a pressão de não poder errar que o FCP tem, que em alguns jogos que não estejam a sair bem pode ser um factor de inibição exibicional da própria equipa.

    Isto está giro.

    ResponderEliminar
  2. Muito giro.

    Já pensaram como seria mais engraçado ainda se o Sporting (ou alguém por ele) estivesse também na corrida?

    ResponderEliminar