domingo, 22 de outubro de 2006

Presidente do FCP auto inclui-se nos implicados do Apito Dourado

Tinha feito um compromisso comigo mesmo, de não trazer a este espaço, mais opiniões relativas a declarações estéreis e meramente pessoais de alguns dirigentes desportivos.

Mas confesso que é difícil. Quem pode ficar indiferente à deselegância (para não chamar má educação) do Sr. Presidente do FC Porto, e que em abono da verdade já não surpreende ninguém.

Instado a comentar as declarações de Luís Filipe Vieira, em que este reafirmava que o processo "Apito Dourado" tem de avançar (mas quem é que não concorda?), Pinto da Costa reagiu em Setúbal com duras críticas ao presidente do Benfica. "Ouça lá, ele vai falar de quê? Da equipa maravilha? Do Benfica europeu que vai ao Celtic e leva 3-0, que empata em Copenhaga, perde em casa e faz um ponto em três jogos?".

Obviamente o adepto comum do FC Porto rejubila com este tipo de ataque. A rivalidade entre clubes assim o obriga (basta vêr os comentários dos adeptos do FCP que se seguirão a este post). O Zé Povinho gosta disto. Mas deixando rivalidades à parte, e atentando única e exclusivamente nas declarações pergunto.

- LFV atacou o FCP/Sr. Presidente do FCP?
- Alguém não estará de acordo, que o processo apito dourado tem de avançar?
- O que tem o Sr. Presidente do FCP a vêr com o êxito/fracasso do Benfica na Europa? Será que o FCP está a ter um desempenho ora assim tão diferente?

Recordo que o FCP empatou com o campeão da Rússia em casa, perdeu com o Arsenal e ganhou ao penúltimo classificado alemão que ainda não conseguiu ganhar esta época.

O Presidente do FCP, "enfiou a carapuça" e sentiu-se implicado na exigência dos corruptos serem julgados. Se dúvidas houvessem, Pinto da Costa auto incluiu-se neste grupo.

Em semana de clássico Porto-Sporting, o Presidente do FC Porto aponta baterias ao..... Benfica. Será que está com a mira desalinhada, ou o Benfica mete-lhe assim tanto medo?

Já era tempo do FCP ter um presidente à altura da sua grandeza como clube.

Espero que a resposta de LFV, seja não responder.

15 comentários:

  1. Olá Luís!
    Hoje vou dar o meu "bitaite"!
    Concordo plenamente contigo. A postura do Presidente do FCP tem vindo a ser a mesma, esteja ou não enterrado até às orelhas no processo do Apito Dourado! Ele sabe disso... e todos os interessados também o sabem! No entanto, estas intervenções à Moda Jardim, tal como a deste Autor, têm alvos e objectivos bem definidos: Não é o LFV (nem o Benfica) mas sim os sócios (votantes) do FCP... ou não estaremos perto de eleições? Será que a Omnipresença e a indiscutibilidade da liderança do PC é hoje o que era antes? Será que ele se sente tão seguro hoje como antes? E se a época falhar (interna e externamente)? Penso que este é um tipo de mensagem bem definida, com alvos bem escolhidos desde que envolva o SLB, o SCP ou o governo... elementos preponderantes na afirmação regionalista que, convenhamos, impera nas bases deste (grande) clube. Acho mesmo que e grandeza do FCP sempre esteve na forma de ser diferente, com a força que isso transmite a quem defende a causa. Por isso já há algum tempo defendo que o FCP vai (se não está já) a perder força. Começa a ficar órfão de símbolos...! A única saída (e penso que já perceberam isso) é a formação, e jogadores jovens (portugueses) onde este espírito seja incutido. Para bem do nosso futebol espero que sim... para bem do meu SCP espero que não!
    Em relação à resposta do LFV... essa não vai faltar! O teu Presidente também está bem necessitado de uma boa polémica e de defesas intransigentes do SLB para passar por cima do estado do clube. Isto também lhe convém... Pergunto mesmo.. não será uma estratégia bem montada? Repara que dos 3 resultados possíveis no clássico, 2 podem ser bons (aliás, um muito bom e outro bom). Muito Bom: o empate. Bom: o SCP vence. Ambos lhe dão alma o põem "na mó" de cima. Até porque depois o SLB vai ao Dragão, podendo passar o FCP no campeonato... a cereja no topo do bolo.
    Por isso, ninguém está inocente e, apesar de não haver nomes envolvidos, também LFV sabe bem o que disse e porque o fez!

    Hoje que ganhe o meu Sporting!
    Um abraço a todos!

    Luís Carlos Santos (... não, não sou o Nani!)

    ResponderEliminar
  2. Há muito tempo que não falavas do teu presidente favorito! Já tinha saudades. Mas o LFV já respondeu e dirigiu-se ao teu presidente favorito como engenheiro chefe. Ah pois é, o respeitinho é bonito! :)

    Caro Luis Santos, a vossa esperança em ver o porto perder a força é antiga. Mas o que é certo que ela ainda não se verifica. Refere que pode estar já a perder a força. Não sei quais os seus critérios de avaliação, mas não são certamente os mesmos que os meus.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Caro Vitor.

    Em relação ao querer ver o Porto perder à força não é bem assim.... não me interprete mal, nada tenho contra o FCP... apenas goste que perca sempre que jogue contra o SCP. Acho que é lógico! E se perder outros jogos no campeonatto melhor ainda, tal como o SLB, Braga, Boavista.... os que forem preciso para o meu Sporting conseguir ganhar. Também acho que é um raciocício lógico. O Vitor não pensa igual? Não há qualquer sentido de perseguição nas palavras que escrevi!
    No entanto, continuo a achar que o desempenho do FCP nos últimos anos não tem sido tão convincente. Os meus critérios: Quando o Mourinho entrou para o FCP o PC estava a prazo... e não sou eu que o digo mas sim muitos outros especialistas (?) na matéria. Os anos dourados de Mourinho no FCP terminam e vem a época de 3 treinadores no mesmo ano (coisa pouco habitual por essas bandas). É um facto que chegaram ainda assim à frente do SCP mas tudo por diferenças pontualmuito pequena e em circunstâncias especiais. Depois vem o Adrianse que é campeão talvez no pior ano desportivo de Sporting e SLB dos últimos anos. As vitórios categóricas de antigamnete (do penta, hexa ou seja lá o que for) não se voltaram a repetir... e olhe que não foi pelo facto de os adversários terem melhorado no campeonato!
    Continuo a acreditar que será hoje, tal como o Vitor! Mas às 22h30 logo se saberá!

    Um abraço,

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  4. :)))

    Por acaso comecei a vêr as declarações do LFV a meio da reportagem que o Telejornal estava a passar.

    Quando ouvi falar em "Engº Chefe", pensei que LFV se estivesse a referir ao Engº Sócrates e a temática fosse o novo orçamento de Estado.

    :)))

    ResponderEliminar
  5. Como vês, o homem não se calou... porque não era suposto fazê-lo!
    O Derby da próxima semana já começou!
    Mas hoje não há um Sporting-Porto?! Onde estão as provocações e as tricas? Onde está a adrenalina entre os lideres da classificação? Mas que diabo...Isto é um desrespeito ao meu clube!! Um ultraje!!

    Esta malta sabe muito disto!!!
    Somos meros aprendizes de politica desportiva!
    Já agora... uma acha para a fogueira.... mas porque é que o LFV continua a pagar cotas no FCP e ajudar assim, com a sua parte, o orçamento dos rivais?
    Como será que os adeptos benfiquistas interpretam isto?
    É que segundo o PC está tudo em dia...!!

    ;-))

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  6. ehhehehhehe

    sao os maiores os dois,mas realmente nao entendo o porque se ainda ser socio,de estar envolvido nas transferencias de jogadores do benfica para o porto,de ser grande amigo do pc,como o veiga.dificil de entender,como nao tem nada que falar de bola,é isto


    vamos mas é la ver este joguinhos de hoje á noite

    abracos

    joao reis

    ResponderEliminar
  7. Se Pinto da Costa está ou não à altura da "grandeza" do FCP, é apenas da conta dos sócios.

    Se Pinto da Costa é ou não é culpado no Apito Dourado, devem ser os Tribunais a julgar.

    Simples.

    Tudo o resto são bitaites.

    ResponderEliminar
  8. Luis…
    Lembraste dos famosos cânticos do FCP???
    Lembraste quando te perguntei: “mas o Vítor tem mesmo aquela opinião ou ele está a querer criar alguma “vibração quente” no blog?”
    Tu disseste-me que não, que o Vítor era mesmo assim, que aquela era a opinião dele.
    Sabendo eu, o em conta que tens o Vítor… quero que me expliques o que são para ti os adeptos comuns do FCP…
    Isto (que fique bem ciente) não é nenhuma crítica ao Vítor…

    ResponderEliminar
  9. lembras-te :)

    ResponderEliminar
  10. Mas afinal que opinião, que já não me lembro. Ainda fui ao histórico ver o que tinha escrito. Será o post dos cânticos? Oh Zé, olha que se andas a difamar-me, levas com um pau de marmeleiro!! :))

    ResponderEliminar
  11. Epá também não me lembro tinhas assim uma opinião um bocadinho diferente da minha por isso é que a conversa surgiu… mas não ele não fala mal de ti.
    Quer dizer ele não fala mal de ninguém, o que até chateia um bocadinho.. ;)

    ResponderEliminar
  12. Terça-feira, Abril 25, 2006
    Cânticos


    Não queria dar grande importância à primeira página do jornal ABola, mas a azia apoderou-se de mim ao ver tamanho destaque a uma notícia sem jeito nenhum. Provavelmente não houve golos no treino do Benfica, provavelmente não há notícias de novas contratações para o clube encarnado ou provavelmente o Luis Filipe Vieira não inaugurou mais nenhuma casa do Benfica. Por falar em casas dos clubes, acho ainda mais engraçado o facto do senhor Veiga estar muito indignado com tais cânticos. É engraçado ver um ex-presidente de uma casa do Porto no Luxemburgo embarcar em tais críticas. Será que o senhor Veiga nunca cantou tal cântico? Será que o senhor Veiga nunca insultou os benfiquistas? Sinceramente não percebo como é que um Portista D'ouro consegue ter moral para abordar um tema destes. Mais estupefacto fico, quando os próprios benfiquistas dão credibilidade a um senhor que só anda por aqueles lados para se servir da instituição (como o LFV tanto gosta de chamar)??!!

    Acho normal os cânticos que se fizeram para o lado do Dragão. Não discuto se concordo ou não. Acho normal e pronto. Em todo lado e em todo o mundo se vê e ouve coisas piores. Não vou estar a dar exemplos, pois nunca mais de cá saía e depois não vejo o jogo da liga dos campeões. Vou apenas dar um, que tenho a certeza que muitos já não se recordam, pois não foi notícia de primeira página: O Petit, quando o benfica se sagrou campeão no bessa, ao entrar no autocarro falou no Pinto da Costa. E acreditem, não disse que ele era o maior.... Lembram-se? Provavelmente não.

    ResponderEliminar
  13. Se o Micolli devia ou não ser expulso no jogo de ontem competia à equipa de arbitragem... simples, não é?!
    Se as escutas telefónicas comprometem um arguido mas ele safa-se porque não foram efectuadas de forma legal... é igualmente simples, certo?!
    Se um ex-Secretário de Estado do Desporto tem responsabilidades no estado actual do futebol do nosso burgo mas depois chega a presidente da Liga criticando tudo e todos... também, é simples, aliás do mais rectilínio que existe!!
    Se o Paulo Assunção tem sido expulso ontem (tal como é unanimamente mencionado) também o FCP passaria a jogar com 10 em Alvalade e não jogaria no próximo Domingo, simples?!!
    E 2 e 2 quanto é? Também é simples: 4 para pagar e 22 para receber! É tudo tão simples!!

    Por isso, caríssimos, simples é tudo o que nos encaixa à primeira e nos parece favorável.

    Um abraço

    Luís Santos

    ResponderEliminar