quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Selecção Nacional

Começo com uma frase mais antiga do que a Sé de Braga: Normalmente, quem joga para empatar, perde!

O nosso treinador disse que a malta não sabe fazer contas, mas pelos vistos é ele que vai ter que pegar na calculadora, depois da derrota por 2-1 que acabou por ser lisonjeira, face às oportunidades de golo de uma e de outra equipa. Com esta derrota, Scolari bate mais um record para juntar ao seu famoso Curriculum, pois Portugal volta a perder ao fim de oito anos de jogos de apuramento para fases finais. Curiosamente este record foi quebrado por uma Polónia que tinha perdido com Portugal por 4-0 no fraquíssimo Mundial da Coreia/Japão.

Havia tanto para dizer sobre este jogo, mas já são quase horas de dormir e ainda tenho que trabalhar um pouco. Por isso, vou tentar ser o mais sucinto possível e identificar os pontos que me parecem mais relevantes.

Estes foram uns 90 minutos que, a meu ver, mostraram bem a falta de leitura de jogo do Scolari. Não percebo como é que depois de estar a perder por 2-0 desde os 18 minutos, o Nani só entra passados 50! Como diz a publicidade, expliquem-me como se fosse muito burro. Ainda relativamente a substituições, também não percebi as mudanças no meio campo. Isto é, Scolari queimou duas substituições no meio campo (saídas de Costinha e Petit), quando foram estas as suas opções iniciais. Eu pergunto o porquê de os ter escolhido para a equipa inicial. Fará lógica mudar os dois centro campistas no mesmo jogo?

Quanto a opções, julgo que Costinha não tem lugar nesta selecção. Eu pergunto, por exemplo, pelo Raul Meireles que sempre jogou nas selecções mais jovens e que de repente foi esquecido. Já não refiro o Moutinho porque concordo que tivesse jogado pela selecção sub-21 num jogo decisivo como foi o de Terça Feira. Mais, o Nuno Valente é actualmente um jogador que já não sobe no terreno e pior, é um jogador que é batido com alguma facilidade quando encontra pela frente um jogador rápido. Miguelito não será melhor opção? Quanto a centrais, aonde anda o Tonel que tem feito jogos muito bons pelo Sporting? Finalmente, os avançados. Sinceramente começo a acreditar que o defeito de falta de golos não terá sido do Pauleta e agora do Nuno Gomes. Acredito mais que o defeito é de quem monta a equipa. Nuno Gomes marcou 3 golos em 5 jogos. Quantas oportunidades teve? Se calhar não muitas mais do que 3. Estava a ouvir os comentadores da RTP a dizerem que Nuno Gomes estava a passar ao lado do jogo. Mas depois de pensar nesta frase ("avançado XPTO está a passar ao lado do jogo") eu pergunto: a equipa estava a alimentar o seu jogo? No passado, a equipa alimentava o jogo do Pauleta? A resposta é fácil: Com a excepção dos jogos contra as selecções de esquina, NÃO!

Deco hoje passou ao lado do jogo, mas mais uma vez penso que a culpa não é dele. É da pessoa que não o coloca no sítio certo.

Bom, não me alongo mais, mas termino com mais uma questão:

Quais seriam as reacções da comunicação social se em vez de um Brasileiro a ganhar 30 mil contos (ou mais, pois é tanto que já me perdi), estivesse um Português a dizer que queria empatar e depois nem isso?

Nota curiosa para o facto do Telejornal da RTP emitido logo após (ou se preferirem, "logo depois") ao jogo, não ter dado uma única palavra sobre a derrota de Portugal. Porque será?

5 comentários:

  1. eheheheheheheh

    es o maior,olha la nao te depessam como fazem com os jornalistas que dizem mal do scolari

    ResponderEliminar
  2. Demita-se sr.scolari,seria certamente uma grande alegria(pelo menos para mim).

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos. Nao tive possibilidade de ver o jogo, mas pergunto perder 2-1 com a Polonia (seleccao presente no ultimo mundial) na Polonia e assim tao escandaloso?

    Portugal tem de ser imbativel e jogar sempre bem!

    E engracado que no Mundial a partir do jogo com a Holanda estas vozes criticas de um momento para o outro deixaram de se ouvir.

    Eu pergunto porque sera?

    Nao tenham duvidas meus caros, com SCOLARi tenho a certeza que UMA VEZ MAIS o objectivo vai ser atingido. Depois de um 2 lugar no europeu e de um 4 lugar no Mundial, este foi o unico seleccionar que me conseguiu fazer sonhar.

    ResponderEliminar
  4. Meus amigos. Nao tive possibilidade de ver o jogo, mas pergunto perder 2-1 com a Polonia (seleccao presente no ultimo mundial) na Polonia e assim tao escandaloso?

    Portugal tem de ser imbativel e jogar sempre bem!

    E engracado que no Mundial a partir do jogo com a Holanda estas vozes criticas de um momento para o outro deixaram de se ouvir.

    Eu pergunto porque sera?

    Nao tenham duvidas meus caros, com SCOLARi tenho a certeza que UMA VEZ MAIS o objectivo vai ser atingido. Depois de um 2 lugar no europeu e de um 4 lugar no Mundial, este foi o unico seleccionar que me conseguiu fazer sonhar.

    ResponderEliminar
  5. Olha o gajo!! Oh Zé, eu diria que o mais escandaloso nem é a derrota mas sim a exibição, que foi paupérrima! E mesmo uma derrota contra uma equipa que perdeu em casa com a Finlândia (colosso Europeu) por 3-1, não é muito bom sinal.

    É verdade que depois da Holanda disse que a Selecção estava a jogar bem e que devíamos dar o mérito ao Scolari. O que acontece é que eu critico quando tenho que criticar e digo bem quando acho que o deva fazer. Até porque só os burros é que não mudam.

    Finalmente, para bem, para bem era o scolari não conseguir o apuramento. Tal como na qualificação para mundial, digo que não fazemos nenhuma vantagem com o apuramento. Simplesmente fazemos a obrigação!

    ResponderEliminar