“Já pedi a Deus, para que os que me acusaram, nunca mais tenham paz neste e no outro mundo”. Foi esta a reacção nervosa e ameaçadora de Pinto da Costa, depois de saber que tinha sido indiciado por corrupção activa.
Passou despercebido, talvez pela dezena e meia de pontos que o FCP leva de vantagem sobre a concorrência - como se isso servisse de justificação - mas o seu presidente foi indiciado por corrupção activa. Isso mesmo: corrupação activa.
Ou seja, segundo o Ministério Público, há fortes indicios que o Presidente do FCP, tenha corrumpido um árbitro, para que este favorecesse o FCP, com uma arbitragem “estranha”. O mesmo tipo de arbitragem, que acontedeu este fim-de-semana no Estádio da Luz.
Bom, quando há dez anos atrás, depois de muitas jornadas de "roubos de igreja", em conversas com o meu amigo Fama à segunda-feira, me lembro de colocar em causa a forma como algumas vitórias do FCP e algumas derrotas do SLB aconteciam, um dos seus argumentos era: “então provem!”. Depois de 10 anos de discussões, e vinte anos de corrupção, aí vem a resposta: está quase.
Infelizmente, duvido que se consiga provar que houve mesmo corrupção. É um crime muito dificil de ser provado, e a nossa justiça também não ajuda (vide casos Casa Pia, Felgueiras, Isaltino e demais). Mas mesmo sem prova, este indicio, é acima de tudo simbólico:
*Simbólico, porque me dá 20 anos de razão.
*Simbólico, porque ninguém duvida que esta é ponta do iceberg;
*Simbólico, porque podemos colocar em causa a partir de agora todas vitórias do FCP;
*Simbólico, porque envergonha qualquer adepto do FCP com honra, e sem clubite aguda;
*Simbólico, porque mesmo que a justiça não o prove, a justiça moral associará sempre e o nome de Pinto da Costa e do FCP à corrupção activa. E essa é a principal justiça que se se pode fazer. A Justiça do povo.
Mais uma prova de que o nosso País desportivo está inquinado por poderes ocultos, é o facto da Justiça deportiva olhar para tudo isto de braços cruzados. Em Itália, no espaço de um mês a Juventus foi jogar para a 2ª divisão, e o AC Milan ficou com menos 18 pontos e sem acesso à Liga dos Campeões. E para isso não foi necessário esperar pela justiça civil.
Até no socialmente evoluído Brasil, no espaço de um mês a justiça desportiva irradiou um árbitro, e obrigou a repetição de oito jogos do campeoanto Paulista, colocando em causa a revalidação do título por parte do São Paulo, depois de algumas escutas telefónicas terem provado que alguns resultados eram viciados. E para isso também não foi necessário esperar pela justiça civil.
Aliás, é paradoxal que para mandar o Gil Vicente para a segunda divisão, a FPF tenha ameaçado o clube de extinção por recorrer a tribuinais civis, e agora para actuar sobre Valentins, Pintos e afins, é necessário esperar pelos mesmos tribunais civis.
Sabem porquê? Porque a justiça desportiva é feita…pelos acusados. Quer vos custe, ou não, é feita por aqueles que dominaram e condicionaram o futebol português nos últimos 20 anos.
Mesmo sem prova, para mim e para todos os que gostam de futebol limpo, esta é já uma vitória de 20 anos. A outra….será quando Deus quiser.
Disse e digo: Provem!
ResponderEliminarFico muito, mas mesmo muito satisfeito que os tristes Benfiquistas fiquem todos contentes com esta vitória de 20 anos. Muito bom!!
Fico estupefacto por um caso ridiculo chegar a tribunal. Ridiculo porque estamos a falar num jogo contra o Beira-Mar, onde o Porto já era campeão, jogou com uma equipa de suplentes, empatou e mais importante, não houveram casos duvidosos, segundo os especialistas que foram depor a tribunal.
Não vou estar a dar exemplos de procedimentos menos claros que a malta do teu clubbe utiliza porque se não, nunca mais de cá saímos.
Termino apenas dizendo que acho absolutamente curioso o timming da coisa. A liga envia a nota de culpa precisamente na semana que o Porto se vai sagrar campeão.
Mas queres que te diga uma coisa?
Gostava que retirassem os 6 pontos ao Porto, porque dessa forma o Porto faria a festa não com o Estrela, mas sim com o grande Benfica! Era a loucura total!
Abraço e viva o Santo Benfica.
Este amigo só tem duas motivações:
ResponderEliminar1 - Pinto da Costa e tudo o que é anti-porto
2 - Árbitros (só quando prejudicam o slb).
chega-se a essa conclusão poruque o senhor andou n tempo para escrever (claro, o slb estava a perder) e só se lembrou que podia escrever num blog quando houve um erro de um árbitro contra o seu clube e quando sai para a praça publica uma noticia encomendada!
luis, deixe lá de parte esse lado raivoso que lhe vai na alma! divirta-se a comente o futebol (o lema do seu blog)!
«Um caso Ridículo»
ResponderEliminarO amante para o «corneado» que ameaça ir-lhe às trombas:
'Ridículo, não é caso para tanto, só meti a pontinha'.
Assim vai o mundo... Ou será que sou eu que estou a ver mal?
JMMA
Ridículo? Se para ti corrupação activa é rídiculo... então estamos conversados.
ResponderEliminarPenso não existirem dúvidas para ninguém, que este caso "rídiculo" é tão somente a ponta do iceberg. Sim, pq em 20 anos só agora é que se fizeram escutas, e nem sequer foram ao FCP, mas sim ao Gondomar. O FCP e o seu presidente é que apareceram lá no meio (que surpreendente).
E em jeito de esclarecimento, a tentativa de corrupção (crime de que é acusado Pinta da Costa) não tem de ter reflexos no resultado. Senão não era tentativa. Embora para mim corrupação tentada ou efectiva deveria ter a mesma pena, pq tem a mesma gravidade.
O timing que falas, esse sim é ridiculo. Obviamente que foi tudo concertado, para que os alegados 6 pontos sejam retirados esta época, quando o FCP tem 16 pontos. A Liga lava as mãos, e o prevaricador não é deportivamente afectado. Por outras palavras...fica tudo na mesma, como é apanágio do nosso país
Por isso ter referido, que este indício é apenas simbólico uma vez que a pena, e o timing são simplesmente ridiculos.
Compreendo o Vitor, qual defesa institiva sobre a linha de golo: «provem».
ResponderEliminarDe facto, também não acho que seja caso para «que os tristes Benfiquistas fiquem todos contentes com esta vitória de 20 anos».Infelizmente não.
Mas atenção: Não provar que existe é coisa diferente de provar que não existe.
Convém não confundir «a obra prima do mestre» com «a prima do mestre de obras»...
Infelizmente, repito, não vejo, não, onde esteja a suposta e propalada vitória da justiça desportiva.
Após quatro anos de processos e vinte de bagunça instituída, e até ao momento: condenações zero - provas zero.
Pior em quatro anos que a Carolina Michaëlis em quatro dias, a 'justiça desportiva' limitou-se agora a anunciar que vai chamar o menino do telemóvel ao conselho directivo.
Mais: que tudo ficará 'encerrado' até às férias. Não percebo como se pode encerrar aquilo que não se abriu.
Enfim, em Portugal há muito chico esperto que tem a mania que o povo é burro. E não é que lá se vão safando!
JMMA
Parece que há pelo menos uma chamada telefónica do sr. vieira a escolher um de vários árbitros. Do Pinto da Costa que se saiba não há nenhuma. E o Porto é que corrompe?
ResponderEliminarParece que o livro da "escritora" carolina é a maior base de sustentação da Morgado, porque os mesmos processo haviam sido já arquivados. Sendo assim, porque é que o Ministério Público considera o seu escrito (pelos vistos revisto e ampliado pela Leionor Pinhão, publicado com o dinheiro de vieira e undustriado por um agente a mando da mizé) para acusar Pinto da Costa e pelo contrário não considera imputável a grave afirmação da escritora que diz ter contratado energúmenos para desancar no Bexiga?
Parece que num local chamado Canal Caveira, segundo Santana Lopes, costumavam encontrar-se uns certos dirigentes lisboetas com árbitros. Isto o que é? E as "reuniões" de Veiga, do benfica, no sapo, em Penafiel. O que é isto?
Deixem-se de tretas: querem justiça? Então que seja igual para todos.
Muito bem triunfante!
ResponderEliminarabraço.